Browsing by Author "Ribeiro, Felipe de Oliveira"
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- Aplicação e desenvolvimento do "Pratic Violão" para aprendizagem da guitarra e desenvolvimento da coordenação motora finaPublication . Ribeiro, Felipe de Oliveira; Guerreiro, João QuintinoTem sido estudado que a música pode trazer ganhos ao indivíduo, corroborando a ideia de que ter vivência com o universo musical acarreta em benefícios como o desenvolvimento social, cognitivo, motor e psicológico. Esta investigação tem como objetivo a aprendizagem do instrumento, a potencializar as aptidões motoras através da prática da guitarra, utilizando o manual e desenvolvendo sua aplicação em crianças com paralisia cerebral. Os objetivos pretendidos neste trabalho extrapolam a aprendizagem tradicional do instrumento musical, visando trazer mais benefícios ao aluno em alguns aspectos que contemplam o indivíduo além da sala de aula. Pensando nisto, foi idealizado o “Pratic violão”, uma espécie de dispositivo adaptado que busca expandir a possibilidade de mais alunos terem acesso ao contacto e aprendizagem do instrumento. Nesta investigação foi feita uma abordagem inicial ao processo de ensino do “Pratic violão” de forma a observar a postura dos alunos, quais suas dificuldades ou facilidades ao tocar o instrumento, perceber o que seria útil para ajudar na aprendizagem da viola acústica. Buscar, de forma cada vez mais constante, a interação entre os indivíduos, de forma a melhorar suas relações, quebrar as barreiras de preconceitos e estimular a conscientização da sociedade de que todos somos capazes, ao nosso tempo e ao nosso jeito. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa, com uma avaliação baseada em anotações, durante as sessões de música com alunos que apresentam necessidades específicas, portadores de Paralisia Cerebral (PC), em uma instituição. Além do ensino do instrumento musical houve toda uma estimulação social. Participar do cotidiano destes alunos foi importante para entender suas motivações, personalidades e estabelecer um vínculo entre as partes. Proporcionar a estas pessoas autoconfiança, momentos de resiliência, empoderamento e autonomia de tocarem um instrumento, interagindo socialmente, a promover em seu cotidiano uma forma de serem capazes de superar suas batalhas interiores.
