Browsing by Author "Rodrigues, Helder"
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- Contributo para o estudo do ornamento regência nos retábulos em PortugalPublication . Rodrigues, Helder; Lameira, FranciscoA presente tese de mestrado é dedicada ao tema da influên-cia da regência na talha retabular do barroco pleno. Relacionando dois domínios de investigação nucleares, o histórico-espacial e o artístico, os seus objetivos principais consistem na articulação das características socioeconómicas e culturais do reinado de D. João V, e no reconheci-mento dos ornamentos que fazem a distinção entre o barroco pleno e a regência. As influências artísticas, tanto internas como externas, merecem desta-que pelo papel determinante jogado na definição do ornamento regência no retábulo barroco pleno. Deste modo, tanto as artes suas congéneres como são a dos azulejos, dos embutidos marmóreos ou da pintura decorativa, como as das gravuras, dos desenhos e das estampas, con-tribuíram com as suas valências específicas para o desenvolvimento e disseminação desta conjuntura estilística da arte da talha deste período. Tratando-se de um contributo para um estudo mais aprofundado que esta conjuntura merece, selecionei apenas alguns retábulos de modo abranger a maior parte do território nacional sob a influência dos três grandes centros produtores e disseminadores de arte retabular.
- Igreja do antigo convento de Santa Teresa dos Carmelitas descalços de LuandaPublication . Rodrigues, HelderUm estudo sistemático da arquitectura das ordens religiosas nos países que incorporam o império português, nos séculos XV a XIX, que tenha em conta a história particular de cada um dos conventos e igrejas e que considere os edifícios por si, através do seu remanescente ou daquilo que a documentação sobre eles permite inferir, encontra-se ainda por fazer. Porquê, então, investir num estudo monográfico sobre a arquitectura do antigo convento de Luanda? A resposta encontra-se na valia que o templo em questão tem para a compreensão da expansão do barroco português no mundo. Dediquei o primeiro capítulo à breve história da ordem dos carmelitas descalços em Portugal, seu desenvolvimento e diáspora. O segundo capítulo foi dedicado à igreja do antigo convento de Santa Teresa de Luanda, objecto desta pequena monografia como receptáculo de um conjunto de géneros artísticos em desenvolvimento nos finais do século XVII, tornando-a num marco do barroco português em África. O acesso à documentação, além de escassa, nunca foi fácil de consultar, quero, no entanto, agradecer a Susana Pedroso que gentilmente se disponibilizou a fotografar a igreja.