Browsing by Author "Rodrigues, Miguel"
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- A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha PraiaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla R.; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaVencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
- A ciência-cidadã ao serviço da mudança: o exemplo do projeto A Minha PraiaPublication . Gouveia, Licínia; Lourenço, Carla; Afonso, João; Freitas, Ricardo; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Rodrigues, Luís; Mira, Sara; Ferreira, Hélder; Pinto, Andreia; Vaz, Paula; Drago, Teresa; Soares, Isabel; Ramos, AnaVencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo Portugal (2017), A Minha Praia é um projeto de monitorização ambiental que pretende sensibilizar para a conservação do meio marinho e estimular hábitos de consumo responsáveis, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
- Astronomia Experimental com público numerosoPublication . Dias, Filipe; Reis, Emanuel; Rodrigues, Miguel; Lourenço, SaraEste trabalho apresenta como enquadrámos, num contexto científico com ênfase na astronomia, uma visita de estudo de um grupo numeroso de alunos do Ensino Secundário ao Centro Ciência Viva do Algarve. A incerteza sobre as condições meteorológicas e restrições de tempo costumam tornar impraticável a realização de sessões de observação astronómica com grupos tão numerosos, em especial envolvendo medições experimentais feitas pelos participantes e subsequente análise de resultados. Abordámos este desafio agrupando os participantes em atividades sincronizadas de acordo com os objectivos da visita de estudo, tendo em conta os possíveis cenários meteorológicos, para que a mesma atividade de observação pudesse ser realizada na sua essência experimental. Este evento mostrou-nos um caminho possível a aprimorar em futuras visitas de estudo ao nosso Centro ou deslocações nossas a escolas, apropriando atividades a objetivos e recursos disponíveis.Este trabalho apresenta como enquadrámos, num contexto científico com ênfase na astronomia, uma visita de estudo de um grupo numeroso de alunos do Ensino Secundário ao Centro Ciência Viva do Algarve. A incerteza sobre as condições meteorológicas e restrições de tempo costumam tornar impraticável a realização de sessões de observação astronómica com grupos tão numerosos, em especial envolvendo medições experimentais feitas pelos participantes e subsequente análise de resultados. Abordámos este desafio agrupando os participantes em atividades sincronizadas de acordo com os objectivos da visita de estudo, tendo em conta os possíveis cenários meteorológicos, para que a mesma atividade de observação pudesse ser realizada na sua essência experimental. Este evento mostrou-nos um caminho possível a aprimorar em futuras visitas de estudo ao nosso Centro ou deslocações nossas a escolas, apropriando atividades a objetivos e recursos disponíveis.
- Best management practices for the transition to a water-sensitive city in the South of PortugalPublication . Rodrigues, Miguel; Antunes, CarlaThe uncertainty that arises from future environmental and climatic challenges requires new approaches towards urban water management in Mediterranean cities. In this work, an urban water cycle (UWC) strategy based on the best management practices (BMPs) of water-sensitive urban design (WSUD) is proposed for the transition of a coastal city in the south of Portugal into a water-sensitive city (WSC), in line with the Municipal Strategy for Climate Change Adaptation of Loulé (EMAAC of Loulé). The city’s watershed was identified using the ArcMap Hydrology toolset with geospatial data provided by Loulé’s Municipal Council Operational Unit for Adaptation to Climate Change and Circular Economy (UOACEC). A broad characterisation of the study area was conducted, identifying existing resources to further develop a SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats) analysis. The Hydrology toolset outputs, precipitation events records, and survey results were used to identify flood-prone areas. The opportunities and threats identified were further used to develop the transition strategy, which is focused on critical areas identified and supported by BMPs, including source control, attenuation, treatment and infiltration measures, permeable pavements, rainwater harvesting systems, and bioretention basins. The approach is designed to increase the city’s resilience to climate extremes, as well as community engagement towards UWC management.
- Desplastificar atividades e mentalidadesPublication . Rodrigues, Miguel; Ramos, Alexandra; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Vargues, Filipa; Dias, Filipe; Afonso, João; Oliveira, Jorge; Gouveia, Licinia; Gonçalves, Luis; Serrano, Luisa; Gomes, TiagoDesplastificar Atividades e Mentalidades A temática do plástico como “lixo”, especialmente em meio aquático, passou, recentemente, a estar em primeiro plano, tanto na comunicação social como nos meios educativos. É, sem qualquer dúvida, um sinal e um legado da nossa sociedade. Estamos dependentes deste material tanto como estamos dos combustíveis fósseis e quase tanto como estamos da eletricidade. Atualmente, com a aprovação da Diretiva Europeia, que visa reduzir drasticamente o plástico “de uso único” e que tem dois anos para ser transposta pelos Estados Membros, é provável que as pessoas se sintam inseguras quanto às alternativas, quer materiais quer comportamentais, que terão de adotar. Desde sempre na escola se trabalhou esta problemática e se fizeram atividades onde se produzem objetos, mais ou menos úteis ou artísticos, com materiais a que costumamos chamar “lixo”. No entanto, e apesar de manifesta boa vontade e intuito educativo, é frequente estas atividades abordarem o problema de forma muito superficial ou, por vezes, até errada. UUm Centro Ciência Viva tem, como principal vocação e objetivo, levar o conhecimento científico às comunidades e, de forma privilegiada, à comunidade escolar, seja aos alunos diretamente, seja aos professores. Desde há já alguns anos, o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem feito um esforço muito grande para reduzir ao máximo a utilização de plásticos descartáveis. Este esforço não se ficou pela adaptação das nossas atividades e substituição de materiais. Desde há quatro anos que foram reconvertidas atividades que, de alguma forma, abordavam esta problemática e que foram criadas outras, especificamente dedicadas à sensibilização ou a técnicas simplificadas de amostragem e análise dentro deste tema. Para além de uma oferta educativa onde estas atividades estão abrangidas, o CCVAlg esteve e está envolvido atualmente em vários projetos dedicados à questão do lixo marinho ou áreas relacionadas, ou em projetos onde optamos por usar esta temática como ponto central. Seja como dinamizador, recorrendo a um enorme leque de parceiros que vai desde escolas e municípios, a entidades estatais e universidades, passando por associações e empresas, seja como parceiro de outras entidades proponentes, esta é batalha que assumimos e em que temos como objetivo transmitir conhecimento e mudar atitudes e mais do que tudo, pelo exemplo dado. Esta apresentação dará conta da forma como estamos a fazer este esforço e de como nos estamos a adaptar a uma nova e incontornável realidade. O nosso objetivo ao partilhar este testemunho é, primeiro que tudo, fomentar o diálogo e a ação entre os professores e restante comunidade educativa. Para além disso, espera-se que esta comunicação possa sensibilizar para a real premência e gravidade do problema e servir de base a outras e inovadoras iniciativas por parte dos docentes e das escolas.
- Desplastificar atividades e mentalidadesPublication . Rodrigues, Miguel; Ramos, Alexandra; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Reis, Emanuel; Vargues, Filipa; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gouveia, Licinia; Gonçalves, Luis; Serrano, Luisa; Gomes, Tiago; Afonso, JoãoDesplastificar Atividades e Mentalidades A temática do plástico como “lixo”, especialmente em meio aquático, passou, recentemente, a estar em primeiro plano, tanto na comunicação social como nos meios educativos. É, sem qualquer dúvida, um sinal e um legado da nossa sociedade. Estamos dependentes deste material tanto como estamos dos combustíveis fósseis e quase tanto como estamos da eletricidade. Atualmente, com a aprovação da Diretiva Europeia, que visa reduzir drasticamente o plástico “de uso único” e que tem dois anos para ser transposta pelos Estados Membros, é provável que as pessoas se sintam inseguras quanto às alternativas, quer materiais quer comportamentais, que terão de adotar. Desde sempre na escola se trabalhou esta problemática e se fizeram atividades onde se produzem objetos, mais ou menos úteis ou artísticos, com materiais a que costumamos chamar “lixo”. No entanto, e apesar de manifesta boa vontade e intuito educativo, é frequente estas atividades abordarem o problema de forma muito superficial ou, por vezes, até errada. UUm Centro Ciência Viva tem, como principal vocação e objetivo, levar o conhecimento científico às comunidades e, de forma privilegiada, à comunidade escolar, seja aos alunos diretamente, seja aos professores. Desde há já alguns anos, o Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem feito um esforço muito grande para reduzir ao máximo a utilização de plásticos descartáveis. Este esforço não se ficou pela adaptação das nossas atividades e substituição de materiais. Desde há quatro anos que foram reconvertidas atividades que, de alguma forma, abordavam esta problemática e que foram criadas outras, especificamente dedicadas à sensibilização ou a técnicas simplificadas de amostragem e análise dentro deste tema. Para além de uma oferta educativa onde estas atividades estão abrangidas, o CCVAlg esteve e está envolvido atualmente em vários projetos dedicados à questão do lixo marinho ou áreas relacionadas, ou em projetos onde optamos por usar esta temática como ponto central. Seja como dinamizador, recorrendo a um enorme leque de parceiros que vai desde escolas e municípios, a entidades estatais e universidades, passando por associações e empresas, seja como parceiro de outras entidades proponentes, esta é batalha que assumimos e em que temos como objetivo transmitir conhecimento e mudar atitudes e mais do que tudo, pelo exemplo dado. Esta apresentação dará conta da forma como estamos a fazer este esforço e de como nos estamos a adaptar a uma nova e incontornável realidade. O nosso objetivo ao partilhar este testemunho é, primeiro que tudo, fomentar o diálogo e a ação entre os professores e restante comunidade educativa. Para além disso, espera-se que esta comunicação possa sensibilizar para a real premência e gravidade do problema e servir de base a outras e inovadoras iniciativas por parte dos docentes e das escolas.
- Do saber ao bem estar: uma nova bioexperiência RomanaPublication . Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Rodrigues, Miguel; Dias, Filipe; Santos, Ana; Silva, Ana; Francisco, Maria Luisa; Garcia, Cristina; Brigas, Amadeu; Azambuja, Sónia Talhé; Fernandes, Paulo; Silva, Ana Paula; Flores, Ruben; Tomás, André; Marcelo, Pedro; Tomás, André; Veiga-Pires, C.A iniciativa “Do saber ao bem estar: uma nova bio-experiência romana" é uma atividade desenvolvida no âmbito do programa DiVaM e enquadrada nas Jornadas Europeias do Património 2016 e dá continuidade à atividade já realizada no ano anterior, intitulada “Do saber ao sabor: uma bio-experiência romana.” A Villa de Milreu é um exemplo do modelo de ocupação romana da região da Iberia, centrada na exploração dos recursos agrícolas, marinhos e na produção de bens alimentares, que eram exportados por via marítima para os portos do Império. Com esta “nova bio-experiência” pretende-se proporcionar aos participantes a possibilidade de vivenciar a cultura e costumes do Algarve Romano à luz de um enquadramento científico, mas informal e lúdico, segundo uma abordagem alternativa à que foi explorada na edição do ano passado, focando este ano nas plantas.
- Do Saber ao Fazer: Bioexperiências Romanas no Labor e no ÓcioPublication . Reis, Emanuel; Veiga-Pires, C.; Colaço, Ana; Rodrigues, Miguel; Kisauskaré, Vaiva; Martins, Susana Calado; Santos, Marco António; Francisco, Maria Luisa; Garcia, Cristina; Brigas, Amadeu; Azambuja, Sónia Talhé; Fernandes, Paulo; Silva, Ana PaulaA Villa de Milreu é um exemplo do modelo de ocupação romana da região da Iberia, centrada na exploração dos recursos agrícolas, marinhos e na produção de bens alimentares, que eram exportados por via marítima para os portos do Império. É já o terceiro ano que o Centro Ciência Viva do Algarve traz “bioexperiências” às ruínas de Milreu, um conceito que pretende proporcionar aos participantes a possibilidade de vivenciar de forma prática a cultura e costumes do Algarve Romano à luz de um enquadramento científico, mas informal e lúdico. Dado o sucesso dos anos anteriores, recuperamos e reformulamos algumas das atividades já realizadas, mas segundo um novo enquadramento. Assim, após viajarmos “Do saber ao sabor” e “do saber ao bem estar” na era romana, o mote para este ano é “Do saber ao fazer”. Dado que “fazer” foi algo que claramente caracterizou a sociedade romana, sentimos a necessidade de abordar a temática ao longo de dois dias, explorando o “fazer” no âmbito do “labor” no primeiro dia (24 de setembro) e do “ócio” no segundo (1 de outubro). Ambos os eventos “Do saber ao fazer”: bioexperiências romanas" são realizados no âmbito do programa DiVaM 2017 e das Jornadas Europeias do Património 2017. Esperamos que passe bons momentos connosco em Milreu!
- Infusão tecnológica na oferta educativa do Centro Ciência Viva do AlgarvePublication . Reis, Emanuel; Colaço, Ana; Miguel, Carlos; Veiga-Pires, C.; Ferreira, Clara; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Gonçalves, Luís; Rodrigues, Miguel; Romão, Mónica; Gomes, Tiago; kisarauské, VaivaEstatutariamente ”o Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) tem por objeto o exercício da divulgação científica e tecnológica mediante a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população e, em especial, junto da comunidade juvenil.” Numa sociedade (e ciência) cada vez mais digital, a utilização de ferramentas e canais tecnológicos para levar a cabo essa missão não pode ser desprezada, sob pena de dar uma visão amputada e obsoleta da realidade face às técnicas e metodologias a que comunidade científica do século XXI recorre. Fruto de uma parceria recentemente estabelecida com a empresa JP.Group, o Centro Ciência Viva do Algarve, tem vindo a incluir em diversas atividades que compõem a sua oferta educativa a utilização de 10 equipamentos portáteis do tipo tablet detachable que lhe foram oferecidos. Apenas quatro meses após o início da utilização destes equipamentos com público, cerca de quatro centenas de jovens já participaram em atividades lúdico cientificas dinamizadas pelos vários elementos da equipa e realizadas em contextos de ensino não formal e informal. A presente comunicação pretende dar a conhecer a metodologia desenhada para a integração dos equipamentos recebidos na oferta educativa do Centro, as atividades com o público já realizadas durante os primeiros 4 meses do projeto, os impactos já visíveis resultantes dessa introdução, bem como antecipar novas atividades e metodologias inovadoras de utilização dos equipamentos em Centros de Ciência cuja introdução está a ser preparada pela equipa do CCVAlg.
- Introducing portable digital devices into science museum outreach activities: how diverse can it be?Publication . Veiga-Pires, C.; Colaço, Ana; Gonçalves, Luis; Miguel, Carlos; Dias, Filipe; Oliveira, Jorge; Rodrigues, Miguel; Gomes, Tiago; Reis, EmanuelCentro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) is an Interactive Science Museum located in southern Portugal, which mission is to promote scientific and technological culture among the population and especially the youth community. Besides the interactive modules in the permanent exhibition, we design and deploy a wide range of science activities inside and outside our facilities. However, as we are nowadays facing a society (and a science environment) more and more “digital”, the use of technological tools and channels to carry out this mission cannot be ignored, otherwise it will give a biased and obsolete view of today´s reality regarding the techniques and methodologies that the XXI century scientific community uses. On this basis, CCVAlg´s strategy for the last couple of years has been to try to overcome such technological gap introducing and developing new methodologies for our activities. Having this in mind, we approached a Portuguese hardware manufacturer and achieved to forge a partnership that granted 10 detachable tablets with several specific sensors and add-ons that allowed us to design new and innovative outreach activities. The integration of the received devices into the Center´s educational offer allowed us to diversify the pedagogical offer and to involve cerca 3300 participants in the new activities. This type of collaboration reinforces the fact that Science museums should play a key role as strategic partners in the implementation of Information and Communication Technologies (ITC) pilot projects.