Browsing by Author "Sanches, Eva da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância de medir as métricas na gestão de redes sociaisPublication . Sanches, Eva da Silva; Ramos, CéliaEsta dissertação investiga a influência das métricas de redes sociais no crescimento da faturação da KOR Creatives, com foco exclusivo no Instagram, a plataforma mais amplamente utilizada pelas empresas para envolver os consumidores e promover produtos e serviços. O estudo analisa um conjunto de métricas-chave como alcance, impressões, taxa de interação e taxa de viralidade, essenciais para medir o nível de envolvimento dos utilizadores com o conteúdo da marca. Além disso, propõe-se uma nova métrica denominada Taxa de Fidelidade, que combina a taxa de interação e a taxa de viralidade, com o objetivo de quantificar a lealdade dos seguidores, ou seja, aqueles que não só interagem com o conteúdo, mas também o partilham, ampliando o seu alcance orgânico. A metodologia baseia-se em análises estatísticas rigorosas, incluindo estatísticas descritivas, correlações de Pearson e modelos de regressão, que permitiram explorar a relação entre as várias métricas de redes sociais e a faturação mensal da empresa. Os resultados obtidos indicam que a Taxa de Fidelidade tem uma correlação positiva moderada com a faturação, embora os níveis de significância estatística não tenham sido suficientes para comprovar uma relação direta e robusta. No entanto, outras métricas, como o número de seguidores, demonstraram um impacto mais pronunciado no desempenho financeiro, sugerindo que o crescimento da base de seguidores pode ser um fator mais determinante na receita mensal. Este estudo conclui que, embora o envolvimento e a lealdade dos seguidores sejam importantes, a sua influência na faturação faz parte de uma estratégia digital mais ampla, que envolve múltiplos fatores além das interações diretas. São sugeridas recomendações práticas para a melhoria da métrica da Taxa de Fidelidade e para a ampliação do estudo em futuras investigações, nomeadamente com a inclusão de outras plataformas sociais, como Facebook ou LinkedIn, e uma análise ao longo de períodos temporais mais extensos. Isto permitirá uma compreensão mais completa e detalhada da relação entre a atividade nas redes sociais e o desempenho financeiro, maximizando, assim, o retorno sobre o investimento em marketing digital.