Browsing by Author "Selau, Gabriela Passos"
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- Muralha de Faro: entre a história e a cidadePublication . Selau, Gabriela Passos; Bernardes, João PedroDe caráter multicultural a cidade de Faro foi constituída através do encontro de diferentes povos e culturas. Elevada em uma zona portuária a região abriga, desde a época Pré-Romana, uma riqueza de histórias e memórias. A Muralha de Faro é uma das estruturas mais antigas do local, sendo um dos principais patrimónios que ancoram e traduzem a história da cidade. O presente estudo visa contribuir para a construção de um olhar analítico e reflexivo para com a Muralha de Faro. Através da educação patrimonial, pretende-se destacar a importância da Muralha para a cidade, despertando sentimentos de pertença e responsabilidade da comunidade local para com esse bem cultural. Para tanto, propõe-se responder a seguinte problemática de pesquisa: Quais são as estratégias de educação patrimonial, desenvolvidas com os estudantes e a comunidade, referente as Muralhas de Faro e qual a importância destas para o reconhecimento de pertença dos moradores na cidade? A pesquisa desenvolve-se por meio de um estudo de caso que analisa a riqueza da Muralha de Faro para a identidade do local e as propostas de educação patrimonial desenvolvidas neste bem material. Compreendendo o património como uma ponte entre o presente e o passado, o objetivo geral deste estudo busca perceber como se pode valorizar a Muralha de Faro, tornando a sua importância reconhecida pelos habitantes da cidade. E os objetivos específicos visam analisar estratégias de alfabetização patrimonial e movimentos de sensibilização patrimonial para compreensão, por parte da comunidade, das relações da modernidade com o passado e dos processos de identificação e pertença. A metodologia de pesquisa desenvolve-se a partir de um levantamento de estudos sobre o que se conhece da Muralha, da apreensão, através de entrevistas (à profissionais da área patrimonial), bem como a análise dos anais de Faro, para compreender a percepção do valor do bem. Os principais autores que constituem o referencial teórico deste trabalho são: Catroga (2001), Bauman (2013), Hall (2019), Mendes (2012), Silva (2018), Pinto (2015), González-Monfort (2019) e Saballa (2007). Como resultados, constatou-se que o município de Faro promove atividades de educação patrimonial no contexto escolar, possibilitando a construção de conhecimentos relacionado ao património, à história e à cultura. Esse projeto desempenha um papel crucial na valorização e apropriação dos monumentos por parte dos estudantes. Por outro lado, as atividades patrimoniais que envolvem a comunidade são atualmente limitadas e beneficiam apenas um pequeno número de residentes locais. É essencial ampliar as atividades culturais nos patrimónios e prédios históricos, dando ênfase à participação da comunidade. Isso porque os sentimentos de identificação e pertencimento emergem quando os patrimônios são construídos a partir de memórias individuais, coletivas e históricas, criando um vínculo emocional com o local e permitindo uma compreensão mais profunda de sua relevância histórica, social e afetiva para a cidade.