Browsing by Author "Silva, Mariana Nobre Da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atratividade de uma campanha de crowdfunding do ponto de vista do investidor: estudo da plataforma RaizePublication . Silva, Mariana Nobre Da; Matias, FernandaO crowdfunding é uma alternativa de financiamento que ganhou enfâse no início do século XXI. O crowdfunding de empréstimo surge como alternativa de acesso a financiamento por capital alheio, principalmente para pequenos empresários e novos empreendedores (Molick, 2013). Em paralelo, é uma alternativa de investimento, em que cada apoiante tem a expetativa de receber uma taxa de retorno sobre o capital investido. O objetivo deste estudo visa determinar os fatores que influenciam a atratividade de uma campanha de crowdfunding, do ponto de vista do investidor. Baseia-se em dados de uma amostra final composta por 885 campanhas de financiamento da plataforma Raize, do período compreendido entre 2014 e 2019. Neste estudo o montante médio por oferta representa a variável dependente. Como variáveis independentes considerou-se as seguintes: longevidade da empresa a financiar, localização geográfica da empresa a financiar, dimensão da empresa a financiar, prazo do empréstimo e taxa de juro do empréstimo. Os resultados obtidos evidenciam que as variáveis que afetam com significância o montante médio por oferta são a duração do empréstimo e a taxa de juro do empréstimo.
