Browsing by Author "Soares, António Carlos Pacheco"
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- A competência educativa do professor: concepções de professores com funções inspectivasPublication . Soares, António Carlos Pacheco; Fernandes, Margarida RamiresDefíne-se como objectivo do presente estudo conhecer as concepções de um grupo de professores do Io Ciclo do Ensino Básico com funções inspectivas, acerca da competência educativa dos professores daquele grau de ensino. Para tal, foram entrevistados todos os Inspectores do Io Ciclo de uma das Delegações Regionais da Inspecção-Geral da Educação. A entrevista realizada individualmente aos sete Sujeitos que constituem a amostra, foi uma entrevista semi-estruturada. Os dados recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo e evidenciam que, para este grupo de inspectores, é competente do ponto de vista profissional o professor que se revele detentor de uma competência de carácter global, que inclui várias dimensões: 1) a dimensão técnica de actuação que determina o professor como alguém capaz de prever e preparar, adequadamente, a sua intervenção educativa, nomeadamente, ao nível da planificação das actividades, definição de estratégias de aprendizagem e construção/selecção dos materiais de suporte a utilizar na execução do acto educativo. 2) a dimensão clínica que lhe permite resolver, mediante processos reflexivos, questões de imprevisibilidade de que se reveste o seu trabalho de educadores, conduzindo-os ao desenvolvimento da capacidade de aprender com os erros que comete; 3) a dimensão pessoal que abrange as relações pessoais e interpessoais que o docente mantém com os diferentes actores do acto educativo e que possibilita que o professor se conheça a si e aos outros, e estabeleça relações interpessoais positivas que facilitam o seu desenvolvimento e dos outros com quem interage ao nível do contexto educativo; 4) a dimensão crítica que situa o professor como um problematizador de si próprio e do contexto ecológico em que actua, entendendo-se que o professor deve ser possuidor de uma consciência crítica que lhe permita ir além do racionalismo técnico e conhecer as realidades sociais e culturais do ambiente em que se move, intervindo como um agente de mudança ao nível das várias dimensões do sistema educativo.Percepciona-se, assim, que para este grupo de Inspectores se toma competente do ponto de vista profissional, o professor que não se assume como detentor de cada uma das competências isoladamente, mas sim de uma competência global, entendida sob as várias dimensões mencionadas, conceito que se articula com o modelo teórico de Zimpher e Howey (1987), que suportou a análise dos dados da presente investigação, confirmando-se o poder explicativo deste modelo. Por último, saliente-se que as concepções destes Inspectores entrevistados, acerca das funções que desempenham, sublinham a importância do desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e o seu papel como apoio desse desenvolvimento.