Browsing by Author "Souza, Rodrigo Figueiredo de"
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- Estudo numérico da influência de jatos confluentes verticais no conforto térmico e qualidade do arPublication . Souza, Rodrigo Figueiredo de; Conceição, Eusébio Z. E.O presente trabalho apresenta um estudo numérico e experimental relativamente à influência de jatos confluentes verticais no conforto e qualidade do ar para habitáculos de veículos direcionados ao transporte de passageiros, onde sua geometria pode ser utilizada em vagão de comboio, aeronaves ou autocarros. O habitáculo em estudo foi desenvolvido tendo em consideração dezesseis passageiros, sendo organizados em dois grupos iguais dando espaço a um corredor ao centro do habitáculo. O ambiente é composto por um banco para cada passageiro e duas mesas posicionadas ao centro do habitáculo. O sistema de ventilação do habitáculo possui oito conjuntos de jatos de insuflação (Jatos Confluentes Verticais), sendo posicionados quatro deles rente a parede esquerda e os outros quatro rente a parede direita, cada jato localizado a frente dos ocupantes, próximo a zona de respiração. Neste trabalho é avaliado a eficiência dos jatos no nível de conforto, nomeadamente a qualidade do ar e níveis de resfriamento local devido a velocidade do ar. Neste estudo foram utilizados métodos numéricos para determinar o comportamento do ar no interior das condutas e modelo numérico CFD para avaliar o escoamento de ar em todo o habitáculo. Houve a realização de ensaios experimentais no intuito de validação do moledo CFD, sendo desenvolvido a geometria da malha CFD em escala real de forma similar em uma câmara climática para que seja analisado comparativamente resultados obtidos numericamente e experimentalmente. Foi concluído que os modelos numéricos apresentam uma previsão do comportamento do fluido similar ao comportamento real, tanto para escoamento do ar, como para taxa de renovações do ar. Também foi concluído que o sistema de ventilação por jatos confluentes verticais proporciona uma distribuição do ar de maneira uniforme e uma renovação do ar ambiente de maneira ascendente, mas que o sistema de ventilação é insuficiente para o número de ocupantes, com um caudal volúmico de ar suficiente apenas para três pessoas.
