Browsing by Author "Teixeira, Ana Sofia Lança"
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- Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolarPublication . Teixeira, Ana Sofia Lança; Guerreiro, António; Correia, Maria Raquel de Almeida GodinhoEste relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado de Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Este estudo de investigação emerge da interdisciplinaridade entre a matemática e a música, particularmente através da construção de padrões matemáticos repetitivos baseados em cores e sons, com crianças na educação pré-escolar. No enquadramento teórico é realçada a relevância destas áreas de conhecimento, no contexto da educação pré-escolar, bem como da sua inter-relação numa perspetiva de desenvolvimento global das crianças. O enquadramento metodológico deste estudo assenta numa investigação qualitativa, tendo por base questões de investigação direcionadas para o desempenho das crianças no contexto da interdisciplinaridade entre a matemática e a música. O estudo decorreu num jardim de infância com um grupo de vinte e cinco crianças dos quatro e cinco anos. Os dados foram recolhidos tendo por principal instrumento a observação direta das crianças, consubstanciada na gravação áudio e vídeo dos seus desempenhos, e a observação indireta através das suas produções matemáticas, concretamente visuais. No âmbito deste estudo, decorreu uma intervenção educativa sustentada na realização de quatro tarefas que conectam as duas áreas de conhecimento, concretamente as tarefas: da cor ao som, do som à cor, o jogo dos padrões e o meu padrão. Os resultados deste estudo apontam para uma crescente autonomia das crianças ao longo da realização das atividades referidas, nomeadamente no reconhecimento e construção de padrões repetitivos, tanto no âmbito da matemática, através da cor, como na música, através do som. As crianças foram capazes, individualmente e coletivamente, de construir padrões, reconhecer a sua regularidade e expressar o mesmo padrão por identificação do motivo baseado em cores ou símbolos e baseado na produção de sons decorrentes de ações com o seu próprio corpo. No âmbito deste estudo decorreu um significativo envolvimento das crianças e da comunidade escolar, particularmente na construção e apresentação coletiva do padrão de cada criança ao grupo, caracterizado por tradução do próprio nome em cores e sons.