Browsing by Issue Date, starting with "2006"
Now showing 1 - 10 of 436
Results Per Page
Sort Options
- As práticas multiculturais na educação pré-escolar: um estudo de casoPublication . Franco, Maria da Glória Capela Tomás Cebola de Almeida; Silva, Maria do Carmo Pereira de Campos Vieira daEsta dissertação teve como objectivo saber se existem, ou não, práticas multiculturais, nos jardins de infância da rede pública de um concelho do distrito de Évora. Está organizada em três partes: a primeira corresponde à fundamentação teórica, a segunda ao estudo empírico e a terceira às conclusões e recomendações. Na primeira parte, fizemos a revisão da literatura mais relevante sobre este tema, recorrendo a diferentes autores, ressaltando a importância das práticas multiculturais na educação pré-escolar, a importância dos currículos e a urgência da sua flexibilização e da gestão, considerando, sempre, a existência de um cada vez maior número de crianças étnica e culturalmente diferentes, a frequentarem os jardins de infância. Relacionámos, ainda, o paradigma da Escola Cultural com estas práticas e com a articulação ao meio rural. No estudo empírico realizámos vinte e duas entrevistas; dez a educadoras de infância, cinco a famílias étnica e culturalmente diferentes e sete a auxiliares de acção educativa. Todas elas foram objecto de análise de conteúdo e, discutidos os resultados obtidos. Do Estudo efectuado parece-nos podermos concluir que as práticas multiculturais não fazem parte das práticas pedagógicas das educadoras entrevistadas. As práticas assimilacionistas e as integracionistas parecem-nos ser, ainda, as mais frequentes. No que respeita às recomendações questionámo-nos sobre a formação dos docentes, pelo que achamos importante que, cadeiras sobre multiculturalidade, existam ao nível da formação inicial e da formação contínua dos educadores / professores para que estes possam responder ao aumento do número de crianças, étnica e culturalmente diferentes, neste nível de ensino. Esta dissertação teve como objectivo saber se existem, ou não, práticas multiculturais, nos jardins de infância da rede pública de um concelho do distrito de Évora. Está organizada em três partes: a primeira corresponde à fundamentação teórica, a segunda ao estudo empírico e a terceira às conclusões e recomendações. Na primeira parte, fizemos a revisão da literatura mais relevante sobre este tema, recorrendo a diferentes autores, ressaltando a importância das práticas multiculturais na educação pré-escolar, a importância dos currículos e a urgência da sua flexibilização e da gestão, considerando, sempre, a existência de um cada vez maior número de crianças étnica e culturalmente diferentes, a frequentarem os jardins de infância. Relacionámos, ainda, o paradigma da Escola Cultural com estas práticas e com a articulação ao meio rural. No estudo empírico realizámos vinte e duas entrevistas; dez a educadoras de infância, cinco a famílias étnica e culturalmente diferentes e sete a auxiliares de acção educativa. Todas elas foram objecto de análise de conteúdo e, discutidos os resultados obtidos. Do Estudo efectuado parece-nos podermos concluir que as práticas multiculturais não fazem parte das práticas pedagógicas das educadoras entrevistadas. As práticas assimilacionistas e as integracionistas parecem-nos ser, ainda, as mais frequentes. No que respeita às recomendações questionámo-nos sobre a formação dos docentes, pelo que achamos importante que, cadeiras sobre multiculturalidade, existam ao nível da formação inicial e da formação contínua dos educadores / professores para que estes possam responder ao aumento do número de crianças, étnica e culturalmente diferentes, neste nível de ensino. Esta dissertação teve como objectivo saber se existem, ou não, práticas multiculturais, nos jardins de infância da rede pública de um concelho do distrito de Évora. Está organizada em três partes: a primeira corresponde à fundamentação teórica, a segunda ao estudo empírico e a terceira às conclusões e recomendações. Na primeira parte, fizemos a revisão da literatura mais relevante sobre este tema, recorrendo a diferentes autores, ressaltando a importância das práticas multiculturais na educação pré-escolar, a importância dos currículos e a urgência da sua flexibilização e da gestão, considerando, sempre, a existência de um cada vez maior número de crianças étnica e culturalmente diferentes, a frequentarem os jardins de infância. Relacionámos, ainda, o paradigma da Escola Cultural com estas práticas e com a articulação ao meio rural. No estudo empírico realizámos vinte e duas entrevistas; dez a educadoras de infância, cinco a famílias étnica e culturalmente diferentes e sete a auxiliares de acção educativa. Todas elas foram objecto de análise de conteúdo e, discutidos os resultados obtidos. Do Estudo efectuado parece-nos podermos concluir que as práticas multiculturais não fazem parte das práticas pedagógicas das educadoras entrevistadas. As práticas assimilacionistas e as integracionistas parecem-nos ser, ainda, as mais frequentes. No que respeita às recomendações questionámo-nos sobre a formação dos docentes, pelo que achamos importante que, cadeiras sobre multiculturalidade, existam ao nível da formação inicial e da formação contínua dos educadores / professores para que estes possam responder ao aumento do número de crianças, étnica e culturalmente diferentes, neste nível de ensino.
- Necessidades educativas especiais, cooperação entre docentes e inclusão escolarPublication . Doudinho, Ana Maria Galamba; Carreira, Teresa Pires
- Formação em contexto da enunciação à implementação efectiva: estudo do caso de uma escola do Distrito de BejaPublication . Almeida, Florinda da Glória Azevedo Fialho; Carioca, Vito José de Jesus
- Estudo dos factores de motivação para o rendimento escolar em matemáticaPublication . Eduardo, Anabela Abelha; Veiga, Feliciano
- A criança como actor social: um estudo de casoPublication . Agostinho, Lília Maria Pires Viegas; Cruz, Maria Isabel SantanaCom o presente trabalho pretendemos compreender, no contexto de numa sala de Jardim de Infância, como é que a criança participa de forma activa, enquanto interveniente no processo educativo, mais concretamente, no que concerne à planificação e operacionalização do currículo. Recolheram-se as suas próprias opiniões, foram ouvidos os pais e a Educadora de Infância. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados contidos nas respectivas entrevistas e criada uma grelha de categorização, tendo por base os elementos recolhidos junto de cada grupo de entrevistados, com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e, seguidamente, se proceder à triangulação dos mesmos. Os nossos resultados apontam para a presença de um contexto educativo onde as crianças são respeitadas como pessoas, detentoras de saberes e potencialidades. As crianças são cidadãs, capazes de se organizarem numa cultura própria, sustentada nas vivências e nas interacções que estabelecem, com os seus pares, com os adultos e com a comunidade. Verifica-se que os Direitos de Protecção lhes são assegurados, sem interferência nos Direitos de Participação. A oportunidade da criança desempenhar um papel activo traduz-se na possibilidade de optar, tomar decisões, partilhar saberes e interferir na vida daqueles que a rodeiam. O Trabalho que se desenvolve neste Jardim de Infância tem, ainda, subjacente à sua prática educativa, uma Educadora mediadora do currículo, e as famílias enquanto intervenientes efectivas do mesmo.
- Os mega-eventos na formação da imagem de um destino: o caso dos meios de comunicação social presentes no UEFA EURO 2004 TM em PortugalPublication . Custódio, Maria João Ferreira; Silva, João Albino
- Parceria família-creche: contributo para a "afinação" das relações família-crechePublication . Fontes, Maria Paula de Carvalho Araújo; Pinheiro, Augusto Luís de Brito HenriquesThe object of this study is to contribute to the comprehension of the relationship between the families/nursery, based on the interpretation of diverse points of view merged in the unique experience of taking care of and educating a child. Our intention may be enunciated through the following generic question: how do the families and teachers face and experience/live with this partnership? The methodology used lead us to the comprehension and interpretation of the strategies and the behaviour of those involved, based on their descriptions, interpretations and elaborated significance of the experienced/lived situations. We paid special attention to the concepts and ways in which the families and teachers faced the period of separation/adaptation of the child to the nursery. The interviews provided a large amount of information that was submitted to an analysis of phenomenographical inspiration and an interpretation of hermeneutic character. The result of our reflection which emerges from the confrontation of the collected empirical information with the content of the polemics studied by several authors, lead us to the elaboration of the following global considerations: the relation between the families/nursery (of the studied nursery) is characterized by a significant flexibility and by a noticeable open-mindedness that became evident in the analysis of the content of the participant’s statements. The analysis of the content leads us to consider that there are favourable conditions for the development of new lines of thought, of new values and new ways of conceiving reality and also of new practices paying special attention to the diverse types of relationships with different families in order to “improve” the existing relationships.
- A inspecção e a educação pré-escolar: representações de educadores de infânciaPublication . Lucas, Clara de Fátima Moreira; Gonçalves, José Alberto Mendonça
- O ensino da Astrofísica no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Berta Catarina Gomes da Costa; Sá, PauloEste trabalho, realizado no âmbito do mestrado em Física para o Ensino, da Universidade do Algarve, tem como tema Os Eclipses, conteúdo programático previsto para o 7º ano do ensino básico, que integra a área temática Terra no Espaço. A opção pelo tratamento deste tema deveu-se à necessidade de responder às exigências acrescidas dos novos textos programáticos e às indicações das competências específicas do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB), que enfatiza a componente prática. A primeira parte do trabalho, dirige-se aos professores da disciplina de ciências físico-químicas do 7º ano do ensino básico e pretende proporcionar-lhes uma visão global e fundamentada do tema Os Eclipses, de forma a tornar-se uma mais valia para o seu trabalho. Aborda diacronicamente o conhecimento sobre os eclipses, desde a sua explicação mítica até à explicação científica actual, na perspectiva da compreensão do fenómeno. É-lhes oferecido um conjunto de informações sistematizadas que lhes permitirá, com economia de meios e de tempo, aceder a conteúdos essenciais sobre a matéria a leccionar. A segunda parte integra um conjunto de actividades dirigidas a alunos do 7º ano do ensino básico, visando o desenvolvimento de competências e conhecimentos relativos ao tema. As várias actividades propostas têm como finalidade estimular a curiosidade e facilitar a consolidação das matérias. Pretende-se também que estas actividades promovam o gosto pela aprendizagem, privilegiando o sentido lúdico sem, no entanto, descurar o rigor.
- Contributos para o desenvolvimento de competências relacionais dos enfermeiro(a)s / comportamenteo assertivoPublication . Janeiro, Vitalina São Facundo Inácio; Faria, Maria Cristina Campos de SousaNas últimas décadas assistiu-se a uma evolução significativa no exercício de enfermagem. Houve necessidade de nos adaptarmos a novas exigências organizacionais, a novas aplicações técnicas e novas previsões das nossas regras profissionais. No entanto, a competência técnica do enfermeiro em determinadas situações não contribuiu, quer para o bem-estar do doente quer para o bem-estar do próprio enfermeiro. O ideal seria que, os enfermeiros para além, das competências técnicas adquirissem e desenvolvessem competências relacionais para se comportarem de forma assertiva tanto com os doentes como com familiares e outros profissionais. (Riley:2000). Com este estudo, pretendemos conhecer para compreender com maior profundidade, as percepções sobre os cuidados de enfermagem na dimensão relacional das pessoas envolvidas tanto os doentes como os enfermeiros da prática. Neste sentido procedeu-se á seguinte questão: Como melhorar os cuidados de saúde prestados pelos profissionais de enfermagem ao nível das suas competências relacionais aos doentes? O estudo foi dirigido ás equipas de enfermagem dos serviços de cirurgia dos hospitais de Beja, Évora e Faro, num total de 96 inquiridos e aos doentes desses mesmos serviços no total de 91, tendo como objectivos: 1) Identificar as necessidades relacionais dos doentes; 2) Conhecer a percepção dos enfermeiros sobre as suas competências relacionais nos cuidados prestados; 3) Elaborar um plano de formação de enfermeiros em função das necessidades sentidas por estes profissionais e pelas necessidades manifestadas pelos doentes. O estudo permitiu-nos concluir que, a maioria dos doentes pensam que a prestação dos enfermeiros, poderia melhorar, na área relacional, pois a sua prestação é tida como boa na satisfação das suas necessidades básicas e ajuda nas suas limitações. No que respeita aos enfermeiros, estes referem que no seu desempenho fazem acompanhar as competências relacionais, e que estas são uma componente fundamental na prestação de cuidados, envolvendo principalmente respeito, comunicação, relações inter – pessoais, empatia, inter – ajuda. Pretendemos confrontar a equipa de enfermagem para a necessidade de se atender ás necessidades sentidas pelos doentes face à prestação dos cuidados de enfermagem na área relacional, sugerindo um projecto de melhoria da prestação de cuidados nesta área.