Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-26"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Manual acolhimento e integração dos colaboradores do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.EPublication . Fernandes, Mafalda da Costa; Gonçalves, GabrielaO presente projeto tem como tema a Socialização Organizacional, o Acolhimento e a Integração dentro de uma instituição, em particular o Manual de Acolhimento Numa organização o Manual de Acolhimento é uma ferramenta indispensável para a Gestão dos Recursos Humanos, como tal deve estar bem construído para promover uma boa adaptação dos novos colaboradores. Desde a união das três Unidades Hospitalares do Algarve era necessário um novo Manual de Acolhimento. Assim sendo este projeto tem como principal objetivo a criação do mesmo e uma adaptação para os novos profissionais. As melhorias das condições do trabalhador, um facilitador de integração e socialização bem como uma boa adaptação no processo de acolhimento face a uma nova instituição são dos principais objetivos do Manual.
- Projeto de realojamento e integração social da comunidade cigana da OradaPublication . Gonçalves, Rita Isabel Candeias; Marques, João FilipeDiversos estudos têm vindo a apontar que os ciganos não apenas são dos grupos mais vulneráveis à pobreza e exclusão social na sociedade portuguesa como são vítimas de várias formas de discriminação, nomeadamente na educação, na obtenção de emprego e na habitação (Marques, 2013; Mendes, 2012). O trabalho que aqui se apresenta para obtenção do grau de Mestre em Educação Social, - intitulado Projeto de realojamento e integração social da comunidade cigana da Orada – procura precisamente contribuir para combater esse “fatalismo” e constitui um primeiro resultado de um projeto que ainda se encontra a ser implementado pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Os destinatários deste projeto de Educação Social foram as famílias ciganas que viviam em habitações abarracadas sem condições habitacionais e de salubridade no sítio da Orada, em Albufeira. Uma vez que se concluiu que esta comunidade não poderia continuar por mais tempo a viver naquelas condições, foi delineado um projeto de realojamento provisório em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira. Mas pretendeu-se também que este projeto promovesse a mudança social através do envolvimento da comunidade, da sua sensibilização, responsabilização e preparação para uma nova realidade. Como estratégia, foi promovido o alojamento provisório dos agregados familiares de forma a permitir que estes pudessem adquirir competências pessoais, sociais, escolares e profissionais que contribuam para a sustentabilidade familiar e facilitem o processo de integração social. O projeto contou com quatro etapas principais: a primeira consistiu no diagnóstico da comunidade e na aproximação dos técnicos à comunidade; a segunda, na capacitação das famílias para a aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais; a terceira, no realojamento provisório; a quarta e última etapa, consistirá na inserção daquelas famílias em habitações definitivas. Uma vez que o projeto ainda está em desenvolvimento, este trabalho apresenta os passos dados e as reflexões efetuadas até à fase do realojamento provisório A metodologia utilizada foi a da investigação-ação, pois pretendeu-se, não apenas conhecer, mas fundamentalmente melhorar a qualidade de vida das pessoas desta comunidade bem como facilitar o processo de integração social.
- Ilustração no fantásticoPublication . Soares, Cátia Filipe Fernandes; Santos, António Pedro Cabral dosO presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada em torno da Ilustração, categoria artística que tem desempenhado ao longo dos tempos uma aventura exemplar a todos os níveis. Desde seu legado inicial, assente a partir da produção de uma imagem que era utilizada para completar um texto, uma história, nomeadamente com o intuito de a tornar mais acessível e desse modo capaz de integrar públicos alfabetizados e não alfabetizados, mas rapidamente se estendeu muito para além desse objetivo. Autonomizou-se progressivamente, designadamente passando a ser protagonista e responsável direta por direito próprio, no que se refere ao particular acompanhamento das histórias, pela disseminação do teor informativo e mesmo pelo desenlace das mesmas. Este trabalho foca-se, em particular, na utilização da Ilustração no mundo do Fantástico, contemplando livros e novelas gráficas, filmes e videojogos, incluindo uma imensidão de diferentes formas em que ela também é aplicada. Finalmente, a parte prática do projeto evoca o trabalho de Antoine de Saint-Exupéry em O Principezinho, onde as suas ilustrações, a par do brilhante texto, são estudadas de modo a serem recriadas visualmente.
- A experiência profissional do atelier GreenFlux e contributos para a adoção de práticas sustentáveis de projetoPublication . Barbosa, Neuza Nascimento; Silva, Paula Gomes da; Canas, Ricardo Jorge QuintoO presente relatório tem como principal objetivo descrever a experiência e o trabalho desenvolvido no atelier de arquitetura paisagista Greenflux em Vilamoura e apresentar os resultados da investigação aplicada sobre o estudo da flora e vegetação natural das freguesias onde se localizam os projetos realizados no decorrer do estágio, Quarteira e de Almancil. A elaboração da tese guiou-se por objetivos relacionados com a experiência da prática quotidiana num atelier e com a oportunidade de contribuir para a valorização do trabalho da empresa. Neste âmbito identificou-se como tema de interesse “as escolhas e os usos do material vegetal por parte do arquiteto paisagista e do cliente”. Os projetos desenvolvidos pela empresa são maioritariamente jardins residenciais localizados em empreendimentos turísticos localizados na zona litoral-centro algarvia. Nos projetos destes jardins percebeu-se que o elenco de vegetação usada é frequentemente reduzido e composto maioritariamente por espécies não autóctones. Cumulativamente, a extensa área que o conjunto destes jardins representam tem um impacte significativo na fragmentação da paisagem, devido à descontinuidade que estabelecem relativamente à vegetação natural, ainda presente nos espaços não edificados da área em estudo. De modo a colmatar esta lacuna procedeu-se ao desenvolvimento de uma proposta de elenco de espécies autóctones do local, com interesse para uso em jardins privados. Esta proposta baseou-se na análise dos aspetos biofísicos determinantes na disposição dos elementos florísticos e da vegetação na área estudada (ocupação humana, bioclimatologia, biogeografia, pedologia e fitossociologia) e na identificação da série de vegetação correspondente, bem como das respetivas associações. Foi ainda realizada uma análise da disponibilidade das espécies identificadas em três viveiros de referência. Toda a análise e investigação realizada tem o intuito de proporcionar uma metodologia fundamental para orientar a identificação das espécies autóctones das freguesias de Quarteira e de Almancil, bem como, para o incentivo de uma mudança no uso de plantas exóticas em jardins residenciais nesta região, promovendo a valorização e proteção dos valores naturais existentes neste território.