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- Cinema, propaganda e poder: o Cine Jornal Brasileiro na era VargasPublication . Americano, Álvaro Eduardo Trigueiro; Silva, Bruno; Leal, Paulo Roberto FigueiraOs primeiros 40 anos do século XX foram marcados como um tempo de intensa ebulição política, social e econômica. No espaço de pouco mais de quatro décadas o mundo assistiu, como em um filme de suspense, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, em especial o cinema, os horrores provocados por duas Grandes Guerras Mundiais, o Crash da Bolsa de Nova Iorque e a Grande Depressão, que afetaram a maioria dos países. Foi a época da entrada em cena de novas ideologias e doutrinas – à esquerda e à direita –, a tomada do poder por movimentos autoritários e/ou totalitários, que provocaram a queda de democracias parlamentares, com a eclosão em grande escala dos sentimentos nacionalistas, antiliberais, anticomunistas e, muitas vezes xenófobos. Principalmente após o uso da propaganda durante da Iª Grande Guerra, suas técnicas e estratégias passaram a ser incorporadas de forma definitiva para conquista e legitimação da ideologia dos grupos que alcançavam o poder. Nossa tese trata desse momento histórico, especialmente no Brasil, que assistiu e foi influenciado pelos acontecimentos mundiais. O país foi abalado no início dos anos 1930 por uma revolução que decretou o fim do poder das oligarquias que dominavam a política brasileira desde o século XIX. Alçado à condição de líder revolucionário, o então presidente do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, assumiu o governo interino do país. Revoltas e tentativas de golpe marcaram seu período no poder e ajudaram a desembocar na decretação do “Estado Novo”. O regime, que durou de 1937 a 1945, se caracterizou como uma ditadura, com plenos poderes do Presidente da República, fechamento do Congresso Nacional, censura aos meios de comunicação e uma intensa propaganda ideológica, espelhado nos projetos dos regimes totalitários da Europa, em especial Itália e Alemanha, países com os quais apresentou proximidade ideológica. A partir do Cine Jornal Brasileiro (CJB), com a mobilização de técnicas e instrumentos da Análise de Conteúdo, apontamos alguns dos componentes ideológicos que nortearam o projeto estadonovista, com destaque para a busca pela modernização, via industrialização do país, a negação dos conflitos entre trabalhadores e proprietários dos meios de produção, a busca da unidade nacional orientada pelo Estado forte e centralizado, a construção e exaltação da personagem do líder/pai, desempenhada por Getúlio Vargas e o estabelecimento do diálogo do regime e a sociedade, que produziu e sustentou o poder exercido pelo “Estado Novo”.
- A utilização das artes plásticas no processo ensino/aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Neves, Ana Isabel dos Santos; Guerreiro, Maria Caeiro MartinsCom a presente dissertação1 pretendemos conhecer melhor a utilização que as Artes Plásticas (AP) têm no processo ensino/aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). É notório que os alunos no 2.º ciclo do Ensino Básico, com NEE mais propriamente com Currículo Específico Individual (CEI), frequentam sempre as áreas das expressões, em particular a disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), em conjunto com a sua turma. Na presente disciplina, são envolvidos recursos humanos (professores e auxiliares de ação educativa) e materiais pedagógicos diversos inerentes ao desenvolvimento das tarefas que lhes são propostas. Assim sendo, com o presente estudo pretendemos averiguar junto de professores e alunos, o contributo que as AP podem ter sobre o processo ensino/aprendizagem de alunos com NEE com CEI. O mesmo pretende dar voz não só aos professores, mas também a alunos com NEE. Dado à natureza do objeto de estudo, seguimos uma metodologia qualitativa, com um caráter descritivo e uma observação naturalista. Para a obtenção de dados recorremos ao inquérito por questionário, à observação e documentação. Na análise da informação, elegemos a análise documental e de conteúdo. Com base no estudo, apontamos que as AP são um forte aliado na prática letiva diária de professores e alunos, na medida em que constantemente recorrem à referida área, como forma de motivação, introdução de novos conteúdos, durante a realização das atividades letivas e consolidação das mesmas e, proporcionam o desenvolvimento de outros tipos de competências, tais como as sociais. A importância da utilização das AP, na prática letiva dos docentes nas várias disciplinas que eles frequentam, proporciona assim uma melhor assimilação das matérias por parte dos alunos com NEE com CEI.