Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da técnica da tecelagem na inclusão de pessoas com NEE no meio profissional na região do AlgarvePublication . Conceição, Ana Isabel Rodrigues da; Guerreiro, Maria Caeiro MartinsA atividade artesanal tecelagem está a desaparecer de forma rápida na região do Algarve, contudo, atualmente ainda é utilizada por alguns artesãos e pessoas com deficiência. Residindo nós, numa sociedade que tende a investir num futuro cada vez mais globalizado, por que não, no âmbito da inovação, apostar-se no desenvolvimento do artesanato, na revitalização desta cultura e nos indivíduos com deficiência. O presente trabalho de investigação tem como objetivo reconhecer a importância da atividade artesanal tecelagem, efetuada por pessoas com deficiência, no desenvolvimento da região e, identificar em que medida esta técnica pode contribuir para a inclusão destes indivíduos no meio profissional, na zona do Algarve. Este estudo assume a forma de uma pesquisa de natureza qualitativa, com um conhecimento mais aprofundado do objeto de estudo, na medida em que a recolha dos dados, predominantemente descritivos, é feita mediante o contacto direto com os sujeitos no seu contexto natural. A partir desta recolha, junto de vários participantes, especialistas de áreas diferentes embora complementares ao estudo, conseguimos perceber melhor, que o trabalho elaborado por estas pessoas pode proporcionar o desenvolvimento da nossa região. Sabendo que o grau de empregabilidade nestes casos é menor, aferimos com este estudo que a tecelagem, como processo produtivo, impulsiona a inclusão na sociedade, no mercado de trabalho e promove uma fonte de rendimento.
- A dimensão sensorial das experiências: uma abordagem qualitativa em contextos patrimoniaisPublication . Bender, Ana Carolina; Guerreiro, Manuela; Mendes, JúlioA experiência turística é uma combinação complexa de fatores da qual resulta a formação de uma perceção holística e pessoal. A literatura descreve a experiência em sítios patrimoniais como um processo influenciado pela ação de elementos de natureza cognitiva e emocional do qual resulta a interação entre o indivíduo e o lugar visitado. O significado da visita a um monumento ou sítio histórico é, pois, eminentemente pessoal e está diretamente ligado às suas perceções e motivações enquanto indivíduo, assim como às suas expectativas quanto à experiência que será proporcionada. Além disso, quando um indivíduo explora um lugar, ele o faz através dos sentidos, continuamente influenciados pelo pensamento, pelo ambiente circundante, por experiências anteriores e pela presença de outros indivíduos. É através dos sentidos que os indivíduos assimilam a realidade. Este processo afeta a memória e intenções relativas a comportamentos futuros. A compreensão destes mecanismos é, pois, essencial à oferta de experiências turísticas significativas. Esta pesquisa tem como objetivo explorar a dimensão sensorial da experiência de visita a sítios de património na perspetiva do visitante. O estudo empírico foi realizado no Castelo de Silves, a segunda atração turística mais visitada do Algarve, Portugal. Foi adotada uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo sido utilizados dois métodos de recolha de informações junto dos visitantes no monumento: entrevistas semiestruturadas e focus groups. Os dados foram compilados e analisados através da análise categorial e com recurso do software QSR NVivo 12. A análise dos dados permitiu evidenciar os estímulos visuais projetados pelas características físicas próprias do Castelo de Silves dado que revelaram ter um forte impacto na experiência de visita ao monumento. Além disso, esta visita estimula o exercício do imaginário, a construção de imagens multissensoriais, fantasias e respostas afetivas relacionadas ao passado do local. Os resultados obtidos permitem identificar aspetos relevantes à oferta de condições para que os visitantes usufruam de experiências de visita memoráveis, não apenas no caso concreto do Castelo de Silves, mas também com potencial de poderem vir a ser considerados na gestão de outros sítios patrimoniais abertos ao público. Este trabalho vem ainda contribuir para esclarecer o papel da valorização da dimensão sensorial da experiência de visita a sítios patrimoniais e apresenta sugestões relevantes para a gestão do palco onde decorre a experiência turística. Além disso, dada a escassez de trabalhos especialmente dedicados ao estudo e compreensão da experiência turística em sítios de património, este estudo apresenta contributos ao explorar o papel da dimensão sensorial na construção da experiência de visita a um monumento que se afirma como uma das principais atrações histórico-patrimoniais numa região turística vocacionada para o segmento Sol e Mar.
- Language policies and internationalization of higher educationPublication . Conceição, Manuel CélioIn the context of education for the global world, internationalization is a strategy and a goal of higher education (HE). In many cases, the conditions for carrying out internationalization are neglected in detriment of its economic and financial impact. The definition of appropriate language policies and their relation to the organization and functioning of institutions at all levels (teaching, research, transfer, governance, etc.) are constitutive aspects of internationalization. This definition considers the need to promote mobility and inclusion of different actors in HE and the need for competitive affirmation at local, national and international levels. Not only the conception of language policies must be clear, but the concept of language must be revisited within its relation to acquisition, construction and dissemination of knowledge in an ecological perspective of multilingual practices in HE, emphasizing that there is no science without languages and without linguistic diversity. In a contextually anchored complexity management framework, the relationship between language policies (or lack thereof) and pedagogical and methodological innovations is referred. This text emphasizes that language policies are essential in internationalization of HE. To achieve this purpose, a new concept of language and an integrated approach of language and knowledge/science are needed.
- Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo no jardim de infânciaPublication . Angélico, Cátia Sofia Milharó; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Borges, Maria LeonorO autismo é uma perturbação que condiciona o desenvolvimento da criança, colocando algumas limitações à sua educação e integração social e sobre o qual ainda se mantêm grandes dúvidas e divergências no campo científico (Veloso, 2014). Este estudo apresenta como objetivo conhecer e identificar as estratégias desenvolvidas com uma criança com perturbação do espetro de autismo (PEA) no jardim de infância verificando se a mesma é incluída. Para a elaboração da problemática, foi realizado um enquadramento teórico-conceptual relativamente à educação pré-escolar, educação especial e à perturbação do espetro do autismo. Para dar resposta ao objetivo do estudo desenvolveu-se trabalho de investigação de caráter qualitativo, na forma de estudo de caso (uma criança), com recurso à análise documental, a entrevistas e a observações. Os principais resultados demonstram que a criança é incluída no jardim de infância, através de estratégias inclusivas realizadas em sala em que há a entreajuda e cooperação entre todos os sujeitos do estudo, fornecendo à criança todas as ferramentas que esta necessita para se desenvolver e crescer de forma segura, incluída e saudável.
- Avaliação probabilística da perigosidade de tsunami ao longo da costa do Brasil a partir de fontes tectónicas do Atlântico NortePublication . Corrêa, Daniela Leite; Luis, Joaquim; Omira, RachidAs ondas de tsunami são pouco frequentes, mas têm um alto impacto para as sociedades costeiras. Tsunamis são conjuntos de ondas produzidas por um deslocamento abrupto de uma grande quantidade de água. Os processos geradores são geralmente processos, tais como terramotos, erupções vulcânica ou deslizamentos de terra. O Brasil tem 7500 km de longa costa atlântica que está exposta à ameaça de tsunami de fontes tectónicas ativas localizadas dentro de várias zonas sísmicas. O perigo colocado pelo tsunami ao largo da costa do Brasil não é conhecido, portanto, uma avaliação abrangente dos riscos do tsunami através de uma metodologia probabilística é de grande importância para entender melhor se algum impacto é possível na costa brasileira e também para mitigar estes possíveis impactos de eventos futuros. O presente trabalho é o primeiro estudo probabilístico do tsunami de origem tectónica ao largo da costa do Brasil. As áreas de origem sismogénica do Atlântico Norte capazes de gerar tsunami que impactam a costa do Brasil são: a Margem Sudoeste Ibérica (SWIM) e as Caraíbas (CA). A metodologia probabilística da avaliação de perigosidade de tsunami (PTHA) é executada para combinar probabilidades de fontes sísmicas, modelação numérica de tsunami e estrutura estatística. Desenvolvemos mapas PTHA ao longo de toda a costa do Brasil. Estes produtos de perigo expressam a probabilidade de exceder os níveis específicos de intensidade do tsunami (por exemplo, altura de onda) num determinado período de tempo (tempo de exposição) em determinados locais (locais de destino). Os nossos resultados mostram que a probabilidade de uma altura máxima de onda superior a 0,25 m ao largo da costa do Brasil é de até 60% para tempos de exposição de 100 anos e 100% para tempos de exposição de 500 anos e 1000 anos. Estas probabilidades tornam-se para os mesmos tempos de exposição de 100 anos, 500 anos e 1000 anos, 15%, 50%, 50%, respectivamente, quando se considera o limiar de 0,5 m. Logo, os resultados provam que a probabilidade de uma onda de tsunami chegar à costa do Brasil aumenta à medida que o tempo de exposição da costa do Brasil aumenta e diminui à medida que a amplitude da onda aumenta no litoral. Contudo, as amplitudes das ondas de tsunami na costa brasileira não seriam capazes de causar perda de vidas ou danos económicos no país e isto deve-se ao facto de a direção do plano de falha das Caraíbas estar direcionada para o Hemisfério Norte e da perda de energia da onda no Oceano Atlântico devido à topografia de fundo oceânico em tsunamis oriundos da região do SWIM.