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- Aprender com a vida: o caso dos idosos dos polos de educação ao longo da vida do concelho de SilvesPublication . Coelho, Catarina Vieira Cabrita; Martins, João EduardoEste relatório de estágio é resultante da minha participação num projeto de ação/intervenção social na Câmara Municipal de Silves designado “Polos de Educação ao Longo da Vida”. Este projeto tem como intuito combater o isolamento dos idosos e contribuir para o seu envelhecimento ativo. Este relatório tem como objetivos a descrição das atividades realizadas durante o estágio, a compreensão das principais funções realizadas pelos Polos e a compreensão das trajetórias de vida dos idosos que os frequentam. A metodologia utilizada neste relatório foi qualitativa e os dados foram recolhidos através de entrevistas biográficas aos idosos que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida. Procurou-se perceber quais os seus percursos de vida e compreender como a sua vida foi criadora de aprendizagens e competências. Os principais resultados obtidos com este relatório de estágio demonstram que os Polos de Educação ao Longo da Vida são provedores de aprendizagens para as pessoas que os frequentam e funcionam como local de convívio. Pode dizer-se que os Polos cumprem a sua finalidade de integração social dos idosos que habitam no concelho de Silves, assim como a sua função de promoção da educação ao longo da vida.
- Voluntariado universitário - estudo de caso sobre o Grupo UAlg V+Publication . Cavalcanti, Klycia Mafra; Martins, CátiaO voluntariado tem vindo a desempenhar um importante papel na coesão social e económica, enquanto gerador de capital social e promotor de uma solidariedade e cidadania ativa. Afirma-se, em última análise, como uma expressão cultural na qual se colocam os indivíduos em primeiro lugar, razão pela qual tem sido destacado por organizações supranacionais, da União Europeia à ONU, que defendem e promovem esta prática social. Em Portugal, a importância e o reconhecimento do voluntariado tem vindo a crescer, registando-se, atualmente, um número bastante expressivo de instituições que têm apostado na qualificação e valorização dos voluntários. Uma etapa da vida na qual o voluntariado pode desempenhar especial importância, é no início da fase adulta, aquando da aquisição de formação académica ao nível do ensino superior. Pois, a promoção de atividades de voluntariado para estudantes universitários pode marcar a diferença no presente, mas potencialmente no futuro. E, pela importância que esta atividade pode assumir, esta investigação empírica estuda pela primeira vez o caso dos voluntários universitários que integram o Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve , o UAlg V+, criado em 2015 para fomentar e o otimizar as atividades de voluntariados em várias áreas dentro e fora dos muros da universidade, e com parcerias com outras instituições. Será sobre esse grupo que este trabalho se debruçará, procurando entender, por um lado, como funciona este serviço da UAlg V+ (e.g., composição, inscrição, acompanhamento, inserção em atividades de voluntariado, avaliação, evolução), por outro lado como os voluntários da UAlg V+ desenvolvem a sua atividade voluntária, importando para este quadro analítico o conceito de modelo da “Identidade do Papel Voluntário” (e.g., Callero, Howard, & Piliavin, 1987; Grube & Piliavin, 1996; Piliavin & Callero, 1991) e a análise das funções motivacionais atendidas pelo envolvimento em voluntariado (e.g., Clary & Snyner, 1991; Omoto & Snyder, 2000). Assim, recorreu-se a múltiplos instrumentos de recolha de dados, desde a entrevista ao questionário, passando pela análise documental que, depois de reunidos, foram submetidos a uma rigorosa análise seguindo as metodologias próprias da análise estatística (descritiva e inferencial) e de conteúdo. Da análise realizada concluiu-se que é possível aplicar o modelo da teoria da identidade do papel voluntário a um grupo de voluntariado em contexto académico, com as devidas adaptações às suas características particulares, bem como a adequação da aplicação desse modelo para a voluntários de uma instituição de ensino superior. O contributo mais importante deste estudo é constituir o primeiro realizado em voluntários portugueses, à data, onde se propôs e investigou o modelo da teoria do papel voluntário (Callero et al, 1987). Porém, face a uma amostra pouco representativa apresenta limitações (contudo, indicou ser possível aplicabilidade do modelo) e carece de estudos futuros com uma amostra significativa.