Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-18"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Estudo comparativo entre jovens-adultos com e sem história de tentativas de suicídioPublication . Cortesão, Mariana Filipa Inácio; Brás, MartaNos jovens, o suicídio continua a ser um problema de saúde pública preocupante. A vulnerabilidade para a ideação suicida inclui a ausência de suporte social e a presença de fatores psicológicos de risco para a ideação suicida, segundo os modelos teóricos. Além disso, a história de tentativas de suicídio parece aumentar o risco de suicídio. O presente estudo teve como principal objetivo comparar os fatores de risco e de proteção em jovens com e sem história de tentativas de suicídio. A amostra total foi constituída por 44 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos (M=20,8; DP= 3,3). Esta amostra foi dividida em dois grupos: Grupo com história de tentativas de suicídio (n=22) e Grupo Normativo (n=22). Em ambas as amostras avaliou-se a sintomatologia depressiva, ansiedade e stresse, satisfação com o suporte social, história de adversidade na infância e a ideação suicida. Os resultados mostraram que o grupo com história de tentativas de suicídio, vivenciou mais acontecimentos adversos na infância e apresentou valores mais elevados de ansiedade, depressão e stresse em comparação ao grupo normativo. Os resultados também mostraram uma menor satisfação com o suporte social nos jovens adultos com história de tentativas de suicídio. Concluiu-se assim que a ideação suicida, o stresse, a ansiedade e a depressão e os acontecimentos adversos na infância se constituem como fatores de risco para o comportamento suicidário. Ao nível dos fatores protetores, concluiu-se que a satisfação com o suporte social tem influência no comportamento suicidário. Realça-se, assim, a importância de integrar estes fatores em programas de prevenção e intervenção face ao suicídio para uma melhor eficácia.
- Risco psicossocial e fatores de resiliência em adolescentes sob tutela do sistema socioeducativo do Distrito Federal (Brasil)Publication . Homem, Danielle Pereira Pinto; Lemos, IdaNo Brasil, o internamento socioeducativo de adolescentes é uma medida excecional (Brasil, 1990). Contudo, segundo dados do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, em 30/03/2020, 1832 adolescentes estavam vinculados a medidas socioeducativas em Meio Aberto, 110 à medida de Semiliberdade e 749 à medida de Internamento. O conhecimento científico específico sustenta que é desejável que essas medidas sejam aplicadas considerando a estreita relação existente entre o desenvolvimento do adolescente e seus sistemas de apoio socioemocional (fatores protetores e promotores da resiliência). O presente estudo analisou fatores de risco psicossocial, indicadores de psicopatologia e recursos de resiliência em 58 adolescentes brasileiros em situação de internamento provisório. Foram aplicados três instrumentos: Questionário de caracterização de risco psicossocial, Inventário de Sintomas Psicopatológicos e o California Healthy Kids Resilience Assessment Module. Os resultados demonstraram que os adolescentes da amostra apresentaram Índice de Sintomas Positivos acima do normativo (ISP = 1.85), remetendo para um estado de sofrimento psicológico. Entretanto, não houve diferenças significativas no valor do Índice Geral de Sintomas dos grupos internado e não internado (U = 226.500; p > .05). Ainda, foi evidenciado que quanto maior foi a perceção de resiliência, menor foi o índice de sintoma psicopatológico. Também ficou demonstrado que a presença de fatores de risco colaborou para o comportamento transgressor nestes adolescentes e que os recursos de resiliência tenderam a influenciar em 50% a sensação de bem-estar neles. Concluiu-se que a prevenção da infracionalidade implica obrigatoriamente a intervenção psicossocial nos contextos de risco social e o desenvolvimento de programas que tenham como finalidade fortalecer as competências emocionais e cognitivas dos adolescentes. Por fim, sinalizamos que é indispensável que o Brasil promova uma mudança socioestrutural, em que a sociedade assuma, de facto, a proteção das crianças e dos adolescentes, respeitando a sua condição de pessoa em desenvolvimento.
- Management accounting practices in hotels in NigeriaPublication . Ibrahim, Adeyemo Taiwo; Faria, Ana RitaThis study investigates the state of management accounting (MA) in hotels in Nigeria. It analyses the level of adoption and benefits derived from a broad set of traditional and contemporary MA techniques and seeks to ascertain their relevance to the decision making process. The use of the Uniform System of Account for the Lodging Industry (USALI), is also investigated. Finally, the study tries to find if there are any significant differences between MA techniques adopters and non-adopters. This study is motivated by a lack of research on MA in hotels located in Nigeria. Data was collected through a questionnaire comprising mainly closed-ended questions. The findings of the study reveal that USALI adoption rate is quite satisfactory and that the decision to adopt the USALI was made mainly by the financial executive/controller. The main reason reported by non-adopters for rejecting the USALI is the satisfaction with the current accounting system. Traditional MA techniques, such as budgeting for controlling cost, budgeting for coordinating activities of the various parts of the organization and product profitability analysis, were found to be more widely adopted than recently developed MA tools. The results also indicate that the use of MA techniques at hotels is positively associated with hotel size, intensity of competition and cost structure. This study contributes significantly to the literature on the usage of MA techniques by filling a gap in the literature. It also provides invaluable insights on the usage of these tools, which might benefit hotel management, researchers, and others.
- O perfil do visitante da cidade de Loulé: estágio na Câmara Municipal de Loulé - divisão de economia local, comércio e turismoPublication . Gonçalves, Marina Revez; Santos, Margarida C.; Lúcio, MaríliaNo presente relatório são descritas as atividades desenvolvidas durante o estágio na Câmara Municipal de Loulé, na Divisão de Economia Local, Comércio e Turismo, que decorreu entre setembro de 2019 e maio de 2020. Os objetivos do estágio foram aplicar os conhecimentos obtidos no primeiro ano do mestrado na realidade, aumentar aptidões de conhecimento científico na área do turismo e desenvolver conteúdos de comunicação para o projeto Loulé Criativo. A entidade propôs a concretização de um estudo, cujo objetivo principal foi aferir o perfil do visitante da cidade de Loulé. Os objetivos específicos do estudo pretenderam determinar os fatores importantes na decisão de visitar Loulé e aferir a satisfação com a visita. Foram também objetivos secundários do estudo traçar os gastos efetuados e conhecer as atividades realizadas no decorrer da visita. Para a realização do estudo, a metodologia utilizada foi a aplicação de um inquérito por questionário, entre 13 de junho e 1 de agosto de 2020. Os resultados permitiram concluir que a amostra é, maioritariamente, do género feminino, com formação ao nível superior. O principal motivo de visita ao Algarve é o sol e praia. A maioria dos inquiridos ficaram alojados no concelho de Loulé. A principal fonte de informação, sobre a cidade, foi através de familiares e amigos. Os fatores que motivaram a visita a Loulé foram a simpatia da população, a gastronomia típica e variada, a segurança da cidade, a existência de um comércio local característico, os preços acessíveis, a autenticidade e a paisagem cultural bem preservada. Os inquiridos efetuaram gastos na restauração, no comércio local, no artesanato e no Mercado Municipal. Os visitantes recomendam a visita aos seus parceiros e pretendem regressar à cidade
- A comunicação intra e inter-departamental: o caso de Jupiter Algarve HotelPublication . Alves, Rafael Alexandre Ferreira; Martins, Paula; Serra, Manuel; Ramos, CarlaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Turismo, especialidade em Gestão Operacional pela Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo. Tem como objetivo a descrição de todo o processo de estágio, que decorreu de 10 de dezembro de 2018 a 31 de maio de 2019, nos departamentos de reservas, receção, F&B e hou-sekeeping unidade hoteleira Jupiter Algarve Hotel. Sendo o grupo Jupiter uma cadeia que está em ascensão, apresenta atualmente quatro unidades hoteleiras, Jupiter Algarve Hotel, Jupiter Marina Hotel, Jupiter Lisboa Hotel, nome-ado para o prémio publituris portugal travel awards 2019 e sua mais recente unidade, Jupiter Albufeira Hotel. Através do estágio no grupo supramencionado, foi possível estudar a interligação entre a comunicação intra e interdepartamental, e a sua gestão operacional. Na revisão de literatura no âmbito da comunicação intra e interdepartamental hoteleiro, serão apresentados três casos comunicacionais, que conduziram a obstáculos na tomada de de-cisão entre departamentos. Com a aprendizagem obtida no estágio curricular no Jupiter Algarve Hotel, foi possível identificar, desenvolver e apresentar recomendações para muitos dos desafios/divergências que um colaborador no setor hoteleiro se depara no seu dia-a-dia. Transversalmente, o presente estágio permitiu adquirir experiência operacional no âm-bito dos vários departamentos de uma unidade hoteleira, bem como uma aprendizagem e com-preensão das barreiras à comunicação interdepartamental, tendo-se criado neste contexto, um fluxograma de comunicação entre departamentos que identifica as principais barreiras à comu-nicação e apresenta propostas para a sua melhoria. No caso concreto do Hotel Jupiter destacam-se as seguintes barreiras, a sinergia entre departamentos e o manuseio do sistema informático, às quais se propõe uma melhoria na formação operacional e no processo de comunicação entre departamentos.
- Modelação de um sistema de carregamento inteligente de veículos elétricos para transportes turísticos urbanosPublication . Francisco, André Mendes Botelho; Monteiro, J. M.; Cabrita, Cristiano LourençoA busca pelo aumento da eficiência energética e o aumento significativo de carros elétricos e híbridos no mercado, faz com que se procurem novas soluções para as estações de carga. A integração de energias renováveis com vista ao autoconsumo torna-se assim na solução para o aumento da eficiência energética e financeira. O Algarve, devido à localização e horas de sol médias diárias, faz com que a integração de energia fotovoltaica possa ser proveitosa em inúmeros âmbitos, contudo, a energia solar é um recurso intermitente, que varia em função de fatores como a nebulosidade, a estação, hora, etc. Essa variabilidade pode ser compensada pela utilização de baterias e a imposição de medidas de demand response, que minimizem os custos de operação e os tempos de amortização em equipamentos, respeitando as restrições técnicas e dos utilizadores, formando o carregamento inteligente. O presente trabalho constitui a modelação de um sistema de carregamento de VE que integre energia de geração solar. Para tal, foi tido em consideração um cenário de autoconsumo e de armazenamento de energia de geração, recorrendo a um banco de baterias de iões de Lítio, assim como a ligação à rede de distribuição, onde o posto de carregamento pode comprar ou vender energia. O modelo desenvolvido permite fazer simulações em diversos cenários que considerem: diferentes tipos de tarifários; variável números de VE, cada um com a respetiva potências de carga; tempos variáveis de entrada e saídas de VE gerados aleatoriamente ou deterministicamente; diferentes potências de pico do sistema solar fotovoltaico; diferentes capacidades de armazenamento do banco de baterias local; ligação (ou não) à rede elétrica de distribuição. O modelo permite a avaliação de cada cenário utilizando parâmetros típicos de sistemas renováveis, como as taxas de autossuficiência e de autoconsumo, ou o período de payback. Este trabalho encontra-se inserido no projeto TTUES.
- Studying the role of hypoxia in GlioblastomaPublication . Arroja, Raquel Esteves; Madureira, Patrícia; Ferreira, BibianaGlioblastoma (GBM), a grade IV astrocytoma, is the most common type of brain tumour. It is considered one of the most lethal of all cancers and the deadliest among primary brain tumours. It is highly aggressive and invasive, and usually diagnosed among the elderly. GBM is characterised by the presence of hypoxic regions (low oxygen levels with around 1-3% O2 depending on the tissue, pO2 < 10 mmHg) and by the existence of a necrotic foci with pseudopalisades and microvascular hyperplasia in its surroundings. As the tumour grows its centre has less access to oxygen and nutrients provenient from the vasculature surrounding the outer layer. To address their needs, cancer cells activate several mechanisms in order to survive. Hypoxia is known to regulate several genes that are associated with angiogenesis, invasion, metabolic changes, and tumour progression. Previous results from our laboratory identified two proteins, ADM and TFRC, that are over- and under-expressed, respectively, in hypoxic GBM cells. To better understand their role in hypoxic GBM, this study consisted in performing the knockout of ADM and TFRC in GBM biopsy-derived cell lines – UP-029 and SEBTA-023. The knockout was performed using the CRISPR-Cas9 system and the cells were analysed under normoxic and hypoxic (1% O2) conditions. Due to the global COVID-19 pandemic, the research facilities were closed, and the experiments could not be concluded. Thus, the role of ADM and TFRC in hypoxic GBM could not be understood. It is necessary in the future, to continue this study in order to have a better insight of their function in GBM progression. The discovery of new molecular markers and therapeutic targets is crucial in order to fight this deadly type of tumour.
- Doença de Parkinson: genética e farmacogenómicaPublication . Damásio, Mafalda Pereira Caboz; Ribeiro, VeraA Doença de Parkinson (DP) é uma doença crónica e neurodegenerativa. Nos dias de hoje as doenças neurológicas são a primeira causa de incapacidade a nível mundial e o seu estudo é de extrema importância pois a prevalência destas condições continua a aumentar. A etiologia da DP encontra-se em grande parte por desvendar mas existem atualmente algumas teorias em relação à perda neuronal observada. Essas teorias envolvem inflamação, stress oxidativo, disfunção mitocondrial e processamento anormal de proteínas. Foi demostrado que fatores ambientais, comportamentais e genéticos podem encontrar-se relacionados com o aparecimento e desenvolvimento desta condição neurodegenerativa. A idade avançada e o sexo masculino são os maiores fatores de risco de DP. A genética é um fator de risco substancial para o desenvolvimento de DP. A investigação da contribuição genética da patogénese de DP foi impulsionada pela identificação de mutações no gene codificante da α-sinucleína (SNCA) responsáveis pelo aparecimento da doença. Após essa descoberta surgiram outras investigações que identificaram vários genes adicionais, também eles implicados no aparecimento de DP. Foram também identificadas várias formas monogénicas da doença e numerosos fatores de risco genéticos. Mutações altamente penetrantes que resultam em formas monogénicas raras da doença são conhecidas em genes como SNCA, Parkina, DJ-1, PINK1, LRRK2 e VPS35. Verificou-se também que mutações de penetrância incompleta nos genes LRRK2 e GBA são fortes fatores de risco para a DP Em termos da farmacogenómica de DP a informação disponível ainda é escassa, por isso, não permitindo, ainda, prever a variabilidade inter-individual da eficácia e toxicidade dos fármacos. No entanto, bastantes esforços estão a ser feitos para que num futuro próximo se consiga aplicar o conceito de terapêutica individualizada baseada na genética de cada individuo. Genes que codificam enzimas envolvidas no metabolismo da dopamina como o DRD2, COMT e DAT são alguns exemplos de genes que se encontram sob o olhar atento dos cientistas.
- Investigating the antitumoral activity and mechanism of action of a xanthone derivativePublication . Silva, Fábio França Vieira e; Tavares, Álvaro; Bousbaa, Hassan; Silva, Patrícia Manuela Areias daChapter I refers to the introduction, and has the role of providing an initial overview of the issues addressed directly or indirectly in the rest of the study. Initially, an overview of the cell cycle, its regulation and control is given. In the sequence, a greater emphasis is given to mitosis, which is described in detail from its cascade of events to the molecular machinery of the mitotic spindle. Still at this stage, the dynamics that occur between kinetochore-microtubules, correlated errors and their due corrections are described. Next, we provide an overview of the Spindle Assembly Checkpoint (SAC), dissecting the functions triggered by this mechanism, as well as the proteins involved in this important cellular control mechanism. Following, an introduction was given about drugs that use the targeting of mitosis for cancer therapy, namely through microtubules, providing an overview of current approaches, their limitations and future directions. Finally, a correlation was made between xanthones and cancer, demonstrating how this class of compounds (as well as their derivatives) is already used as a starting point in the development of new anticancer drugs. Chapter II concerns what motivated the project, as well as its specific objectives. Chapter III refers to the materials and methods used throughout the study, so that it was possible to dissect the mechanism of action of the compound. Chapter IV will demonstrate the results about the compound's mechanism of action, through: in vitro characterization of the compound's antimitotic activity, identification of the underlying mechanism of action and evaluation of the combined treatment of PX2 with paclitaxel in promoting cell death of tumoral cells. Chapter V provides a discussion, correlating previous studies and the present study. Chapter VI provides general conclusions about the mechanism of action of PX2 and the prospects for future research. Chapter VII contains a list of all references cited in the course of the thesis.
- Impact of urban wastewater discharges in the water quality of Ria Formosa: a case study of Faro-Olhão urban wastewater treatment plantPublication . Xufre, Gustavo Bernardo; Cravo, AlexandraA Ria Formosa é uma lagoa costeira situada na costa sul de Portugal com elevada importância social e económica para a região que representa o maior produtor nacional de amêijoa Ruditapes decussatus (ca. 90%). Este sistema está sob diversas pressões antrópicas, incluindo descargas de águas residuais urbanas que comprometem a qualidade da água. Este estudo, estando integrado no projeto CONPRAR, visa avaliar o impacto da recente ETAR Faro-Olhão (antiga Faro Nascente) na qualidade da água, especialmente na proximidade de viveiros de bivalves, utilizando uma abordagem química e bacteriológica. As ETAR Faro Nascente e de Olhão foram desativadas em outubro e foi implementada no mesmo local de Faro Nascente a nova ETAR de Faro-Olhão que trata os afluentes das duas ETAR então desativadas e parte de S. Brás de Alportel aumentando o efluente diário da ETAR (~ 14 000 m3 /dia). Esta usa um novo tratamento terciário (NEREDA). A amostragem de água foi realizada mensalmente ao longo do gradiente espacial da ETAR (2000 m) para duas secções da área de estudo no canal de descarga da ETAR (Esteiro da Garganta). Os dados obtidos mostram uma melhoria da qualidade da água ao longo do gradiente de dispersão do efluente para as variáveis químicas e bacteriológicas. Foram avaliados três períodos, setembro-outubro 2018, antes da desativação das duas ETAR de Faro Nascente e Olhão Poente, novembro de 2018 - abril de 2019, 6 meses após a implementação da nova ETAR Faro-Olhão e maio de 2019. Observou-se que o período novembro de 2018 - abril de 2019, foi quando se registou o maior impacto da nova ETAR e quando ocorreu a maior variabilidade associada à não estabilização do tratamento da mesma, a qual foi atingida em maio de 2019. Espacialmente, pelo índice trófico TRIX a maior influência da descarga foi identificada até 750 m para ambas as seções da área de estudo, zona onde não ocorre cultivo de bivalves. A maré desempenhou um papel importante na melhoria da qualidade da água, por promover uma elevada renovação da água, particularmente em preia mar de maré viva. A situação de maré morta e em baixa-mar revelou-se a pior a nível de qualidade de água, devido ao maior tempo de residência e menor renovação de água. Conclui-se assim que face à elevada taxa de troca com o oceano adjacente o impacto da ETAR é diminuído quando comparado com outros sistemas onde o renovação e circulação são mais restritas.