Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estereótipos e igualdade de género em educação pré-escolarPublication . Viana, Filipa Alexandra Silva Rita; Borges, Maria LeonorO presente relatório de investigação intitulado Estereótipos e Igualdade de Género em Educação Pré-escolar, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, no ano letivo 2021/2022. O processo investigativo foi desenvolvido numa sala de Jardim de Infância de uma instituição pública, no distrito de Beja. A investigação, que decorreu numa sala com vinte e seis crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, pretendeu saber se existiam estereótipos nas crianças relativamente às questões de género e saber de que forma se poderia promover a igualdade de género no jardim de infância. Para atingir os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, descritivo e interpretativo, com recurso à observação participante, ao questionário, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Os resultados evidenciam que inicialmente as crianças demonstravam preconceitos relativamente a questões de género, nomeadamente, as cores eram associadas a um determinado género, tal como as brincadeiras. Após a intervenção educativa, delineada para trabalhar a temática com o grupo de crianças, identificaram-se várias alterações no comportamento e no diálogo das crianças quando abordado o tema do género. Estes resultados evidenciam que a intervenção educativa direcionada para a igualdade de género, promoveu alterações nas conceções das crianças, relevando a importância de trabalhar as questões de género na educação pré-escolar.
- Arqueologia da arquitetura e análise paramental: o caso do convento de Santo António, LouléPublication . Beirão, Paulo Roberto Lucas; Bernardes, João Pedro; Marado, CatarinaA presente dissertação pretende contribuir para o conhecimento e divulgação da Arqueologia da Arquitetura, por forma a tentar compreender a evolução arquitetónica das várias fases da vida de um edifício através do estudo das diversas etapas da sua evolução utilizando técnicas não intrusivas. O desenvolvimento deste trabalho adota um sistema de análise paramental que permite identificar e ordenar as diferentes fases da vida de um edifício através das unidades estratigráficas. O método de Harris será realizado com base em documentação histórica bem como com o levantamento arquitetónico. Este levantamento gráfico será realizado com equipamentos de topografia, fotogrametria e tecnologia LiDAR que permitem a representação tridimensional do objeto de estudo. Tomou-se como exemplo para este estudo o Convento de Santo António de Loulé, em que o claustro se encontra em estado de ruína.
- Tuberculose: a importância da investigação de novos fármacos no contexto do desenvolvimento de estirpes de Mtb resistentes aos fármacos disponíveisPublication . Buzan, Yaryna Sofiya; Cristiano, Maria Lurdes SantosA tuberculose (TB) é uma doença bacteriana causada por Mycobacterium tuberculosis (Mtb). Este agente infecioso é responsável por um grande número de infetados (1/3 da população mundial), podendo a infeção apresentar-se sob duas formas: ativa (sintomática) e latente (assintomática). O tratamento de TB resultante de infeção por estirpes de Mtb suscetíveis baseia-se na terapêutica de 1ª linha, que compreende a administração de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Para TB resultante de estirpes de Mtb infetante resistentes aos fármacos de 1ª linha recorre-se à terapêutica de 2ª linha. O tratamento atual da TB é eficaz, porém evidencia toxicidade e necessidade de tratamentos prolongados, o que prejudica a adesão à terapêutica. O panorama é agravado pelo surgimento de novas estirpes de Mtb resistentes aos fármacos tuberculostáticos em uso, constituindo a TB resistente um dos maiores problemas de saúde pública, principalmente em países menos desenvolvidos. É de primordial importância aprofundar o conhecimento relativamente aos mecanismos de ação, limitações e respetivos mecanismos de resistência dos fármacos em uso, bem como identificar novos alvos terapêuticos de Mtb, para desenvolver novos fármacos contra a TB que contornem os problemas existentes. A presente dissertação resume o estado da arte relativamente às estratégias atuais de tratamento da TB e aos avanços científicos no desenvolvimento de novos fármacos para combater esta doença. São abordadas as características da TB e o seu impacto global, as terapêuticas disponíveis e suas limitações, bem como as perspetivas futuras na descoberta de novos alvos terapêuticos e no desenvolvimento de novos fármacos. A autora deste trabalho focou particularmente o estudo dos mecanismos de ação e estudos de relação estrutura-atividade dos fármacos antituberculosos atuais, relacionando-os com estudos de “docking” e com os genes responsáveis pelas mutações que criam estirpes resistentes, bem como a pesquisa de moléculas de classes químicas promissoras que atuam em alvos terapêuticos diferentes.
- Canábis medicinal: a realidade em PortugalPublication . Cardeira, Carolina Centeno; Serralheiro, AnaCannabis sativa é uma das plantas mais antigas do mundo. Historicamente é considerada como a substância ilícita mais consumida. Porém, recentes evidências científicas de valor clínico conduziram à sua reclassificação, passando a constituir uma potencial alternativa terapêutica em numerosas situações patológicas. Como consequência, vários países legalizaram o uso da canábis para fins medicinais. Em 2018, Portugal aprovou a lei nº33/2018 que regula a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais. Atualmente estão disponíveis nas farmácias portuguesas dois produtos à base desta planta. O medicamento Sativex® com indicação terapêutica para o alívio da espasticidade na esclerose múltipla. E a flor seca da Tilray com indicação para o alívio sintomático de seis patologias listadas e aprovadas pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Apesar da alteração legislativa ainda se verificam muitos obstáculos ao acesso dos doentes a esta alternativa terapêutica. Entre eles, o reduzido número de produtos disponíveis, a falta de informação aos profissionais de saúde, a ausência de doses definidas cientificamente que torna a prescrição maioritariamente empírica, a inexperiência e medo por parte dos prescritores, o reduzido número de ensaios clínicos e consequente falta de dados científicos fiáveis e os preços incomportáveis pelos doentes. É certo que o tetrahidrocanabinol e o canabidiol exercem efeitos benéficos em diversas patologias. No entanto, existe ainda um longo percurso para desmitificar o tema, mas o seu contributo para a melhoria da qualidade de vida dos doentes justifica-o. Para isso é imperativo apostar na investigação e ensino, de forma a solidificar as evidências já obtidas. Assim, apesar de todos os entraves, a canábis medicinal constitui um futuro promissor, tanto no setor da saúde como no setor económico, em Portugal.
- Ultrasound-assisted extraction of Polyphenols from maritime pine residues with deep eutectic solventsPublication . Duarte, Hugo; Gomes, Valentim; Aliaño-González, María José; Faleiro, Maria Leonor; Romano, Anabela; Medronho, BrunoDeep eutectic solvents represent an important alternative in the field of green solvents due to their low volatility, non-toxicity, and low synthesis cost. In the present investigation, we propose the production of enriched polyphenolic extracts from maritime pine forest residues via an ultrasound-assisted approach. A Box–Behnken experimental design with a response surface methodology was used with six variables to be optimized: solid-to-solvent ratio, water percentage, temperature and time of extraction, amplitude, and catalyst concentration. The mixture of levulinic and formic acids achieved the highest extraction yield of polyphenols from pine needle and bark biomass. In addition, the solid-to-solvent ratio was found to be the only influential variable in the extraction (p-value: 0.0000). The optimal conditions were established as: 0.1 g of sample in 10 mL of LA:FA (70:30%, v/v) with 0% water and 0 M H2SO4 heated to 30 ◦C and extracted during 40 min with an ultrasound amplitude of 80% at 37 kHz. The bioactive properties of polyphenol-enriched extracts have been proven with significant antioxidant (45.90 ± 2.10 and 66.96 ± 2.75 mg Trolox equivalents/g dw) and antimicrobial activities. The possibility to recycle and reuse the solvent was also demonstrated; levulinic acid was successfully recovered from the extracts and reused in novel extractions on pine residues. This research shows an important alternative to obtaining polyphenolenriched extracts from forest residues that are commonly discarded without any clear application, thus opening an important window toward the valorization of such residues.