Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O rizoma: Conceito, definições e aplicações como metodologia de análise em Comunicação e CulturaPublication . Cunha, João Paulo C. R.Este artigo tem como objetivo explicitar o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari. A partir da obra Mil platôs (1995), abordamos o conceito mencionado, suas propriedades e princípios. Para tanto, destacamos primeiramente a importância da elaboração de conceitos na filosofia, conforme esses autores, e em seguida, discutimos o conceito de rizoma e os seus desdobramentos. Termo extraído da botânica, o rizoma é um tipo de raiz sem um caule central, que se espalha e se ramifica, podendo gerar segmentos equivalentes, igualmente capazes de se conectarem a qualquer outro. Transposto para o contexto dos media contemporâneos, e dada a sua natureza múltipla e acêntrica, capaz de conectar as mais diversas esferas, como tecnologia, cultura e sociedade, este conceito pode ser aplicado como metodologia para análise de diversos processos e produtos culturais e comunicacionais, os quais apresentamos como exemplo: os mapas das mediações de Jesús Martín-Barbero, abordados por Lopes (2018); o rizoma como estratégia de leitura hipertextual, segundo Santis (2020); e o rizoma como metodologia de mapeamento mediático e social de acontecimentos, de acordo com Frigo (2019). O rizoma se revela particularmente importante na contemporaneidade digital por descrever conceitualmente formas de leitura não lineares, tradicionais de meios hipertextuais como a world wide web, assim como se mostra relevante para as pesquisas no campo da comunicação e cultura por apontar caminhos múltiplos para a produção de significados, em especial na complexidade das sociedades e dos media digitais atuais.
- Impactos da qualidade percebida por estudantes de cursos de formação profissional sobre a satisfação, motivação e comprometimentoPublication . Silva, Rejane Santana da; Vieira, Luís SérgioA presente dissertação teve como objetivo averiguar os impactos da qualidade percebida por estudantes de cursos de formação profissional nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração em relação às suas experiências com as escolas sobre a sua satisfação, motivação e comprometimento. Mais especificamente este estudo visou: a) identificar as dimensões de qualidade percebida por estudantes de cursos profissionalizantes nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração em relação às suas experiências com as escolas; b) investigar os impactos da qualidade percebida por estudantes sobre a satisfação deles com as escolas; c) verificar os impactos da satisfação dos estudantes com as escolas sobre o seu comprometimento com elas; d) examinar os impactos da satisfação dos estudantes sobre as estratégias de autorregulação da motivação para a aprendizagem (EAMA); e) averiguar os impactos da qualidade percebida pelos estudantes sobre as suas expectativas de autoeficácia em relação aos seus estudos; f) investigar os efeitos das expetativas de autoeficácia dos estudantes sobre as EAMA e; g) apurar os efeitos da EAMA sobre o comprometimento dos estudantes com as escolas. Para tanto, realizou-se um survey, com corte transversal único com 454 estudantes de cursos profissionalizantes nas áreas de turismo, hospitalidade e restauração de 12 escolas de hotelaria e turismo da rede do Turismo de Portugal, IP. O modelo hipotético foi sustentado pela Teoria da Autodeterminação. Tal modelo foi testado por meio de Modelagem de Equações Estruturais, utilizando o software Advanced Analysis of Composites (ADANCO 2.3). Foram identificadas 16 dimensões de qualidade percebida pelos estudantes acerca de suas experiências com as escolas. Tais dimensões impactaram diretamente e positivamente a satisfação e as expetativas de autoeficácia dos estudantes. A satisfação influenciou positivamente as EAMA e o comprometimento dos estudantes com as escolas. As expetativas de autoeficácia dos estudantes impactaram positivamente as EAMA. Finalmente, as EAMA afetaram positivamente o comprometimento dos estudantes com as escolas.
- A Internalização do estigma do peso numa população adolescente: o papel da fusão cognitiva e da clareza do selfPublication . Figueiras, Helena Maria Mateus Custódio; Giger, Jean ChristopheO estigma associado ao peso provoca nos indivíduos respostas de stress e sofrimento psicológico. As consequências são ainda mais graves quando experienciado durante a infância ou adolescência pelo que é crucial desenvolver recursos internos, protetores face a pressões sociais e familiares relacionadas com a imagem corporal. Este estudo pretende investigar se a clareza do self (ter um sentido claro e coerente da sua própria identidade pessoal) é preditor da internalização do estigma associado ao peso e dos problemas gerais de saúde mental, e se o estigma associado ao peso e a fusão com o peso são mediadores da relação entre a clareza do self e os problemas gerais de saúde mental. Estudantes do ensino secundário (N = 421) responderam a medidas de autorrelato destes constructos. O modelo de mediação utilizado revelou algumas descobertas chave: a clareza do self e a fusão cognitiva com o peso são preditores diretos de problemas de saúde mental; o estigma e a fusão cognitiva medeiam a relação entre a clareza do self e os problemas de saúde mental. Estes resultados sugerem que uma baixa clareza do self pode contribuir para problemas de saúde mental porque aumenta a vulnerabilidade dos jovens à interiorização do estigma do peso e à fusão cognitiva.
- Impacto do serviço de teleassistência domiciliária do município de Faro na qualidade de vida das pessoas mais velhasPublication . Vieira, Gabriela Margarida Cortês; São José, JoséNo âmbito do Mestrado em Sociologia, a presente dissertação consiste no trabalho final para a obtenção do grau de mestre. Sendo que as tecnologias de apoio têm vindo a ser cada vez mais adotadas para permitir que os adultos mais velhos permaneçam e envelheçam nas suas comunidades/habitações, pelo máximo de tempo possível e em segurança, e existindo um interesse pessoal sobre a temática do envelhecimento, associado à qualidade de vida, o estudo levado a cabo teve como principal objetivo compreender as avaliações dos utilizadores (com 65 ou mais anos) sobre o serviço de teleassistência do município de Faro, bem como as perspetivas dos mesmos sobre o impacto do serviço na qualidade das suas vidas. Para a concretização dos objetivos do estudo, optou-se por uma Abordagem Qualitativa Genérica, que consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a 21 beneficiários do serviço em análise, residentes em Faro, com 65 ou mais anos, que correspondeu a uma amostra de 30,9% da população-alvo. Os resultados obtidos permitem discutir os potenciais benefícios dos serviços de teleassistência, assim como as suas limitações, que deverão ser tidos em consideração pelos decisores políticos e profissionais com intervenção no terreno, numa ótica de promoção da qualidade de vida dos seus utilizadores.