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- Lumarcont - contabilidade e fiscalidade - da teoria à prática, uma análise fiscal rumo à melhoria da qualidadePublication . Faísca, Mónica de Brito Dias; Marques, Fernando Manuel Correia; Nunes, Carlos Manuel PêraO relatório de estágio de mestrado diz respeito à formação prática em contexto de trabalho efetuada na empresa Lumarcont - Luísa Martins Contabilidade Unipessoal, Lda., para conclusão de Mestrado em Fiscalidade. A realização do estágio de mestrado no departamento de contabilidade da entidade patronal visa uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. O período de estágio de mestrado decorreu entre 1 de outubro de 2021 a 22 de dezembro de 2021 e de 3 de janeiro 2022 a 31 de março de 2022, num total de 805 horas. A metodologia inerente à realização do estágio de mestrado iniciou-se, por uma análise dos procedimentos internos existentes, seguindo para uma aplicação prática dos mesmos. A realização de um esboço do manual de procedimentos foi a fase seguinte, terminando com uma proposta de continuação e aplicação do manual iniciado. No presente relatório de estágio, enumero as tarefas realizadas durante o período de estágio de mestrado, identifico e analiso os processos detalhadamente, incluindo as operações internas para mitigar os desvios de execução das atividades essenciais e garantir a qualidade fiscal dos serviços prestados.
- Participation in music festivals: publics and contextsPublication . Portugal, João Pedro Valente da Silva Africano; Correia, AntóniaEsta investigação insere-se na área de lazer e eventos, com um especial enfoque no comportamento do consumidor em Festivais de Música. Portugal é um dos países do mundo com maior tradição em Festivais de Música, uma tradição que se acentuou com os festivais de verão, suporte de uma atividade económica que se desenvolve ao longo de todo o ano. A relevância económica e social dos festivais e a pouca investigação em torno deste fenómeno justifica a pertinência desta tese, que analisa o comportamento dos festivaleiros e dos que por várias razões, nunca participaram e não têm intenções de vir a participar. Esta investigação adota um paradigma positivista, com uma metodologia mista. Elucida motivações, explora inibidores e facilitadores da decisão de forma a identificar intenções comportamentais. Distingue públicos (turistas e residentes) e reconhece diferentes contextos (antes e durante a pandemia COVID-19) bem como organizações alternativas (festivais tradicionais e festivais digitais). Com esta tese pretende-se analisar o processo de decisão turística de diferentes segmentos e em diferentes contextos. Numa primeira fase, estuda-se segundo a teoria ecológica dos sistemas dos facilitadores e inibidores da decisão de participação ou não participação, distinguindo residentes e turistas. Numa segunda fase desenvolve-se um modelo conceptual para analisar a decisão de participação em festivais, mais uma vez destacando as diferenças comportamentais entre turistas e residentes. Numa terceira fase, analisa-se a decisão de participação ou não participação em festivais realizados em formatos alternativos ao presencial, face à situação pandémica, com o objetivo de identificar caminhos alternativos para os festivais de música. Os resultados sugerem que existem diferenças na relação entre motivações, intenções comportamentais e perceções, quando os contextos e os públicos se alteram, sendo a segurança dos participantes um fator importante a ter em conta em contextos como uma pandemia mundial.
- A importância do SEO para as organizações: proposta de um manual de apoioPublication . Rebelo, Diogo Miguel Rei; Machado, Carla; Machado, ManuelaEste projeto aborda o problema do uso do Search Engine Optimization (SEO) nas organizações. Muitas organizações usam o SEO incorretamente e outras querem fazer uso do SEO e não sabem como o abordar, como tal este projeto tem como principal objetivo a ajudar e explicar o que é o SEO e no que consiste a qualquer organização que esteja a sentir dificuldades com a implementação do mesmo. Nesse sentido foi elaborado um manual de apoio sobre esta área que é tão relevante no marketing digital. O projeto inicia-se com a revisão de literatura em que são definidos os conceitos base mais importantes para o manual de apoio: marketing (Gary Brunswick; AMA), inbound e outbound marketing (AMA; Opreana & Vinerean) e o SEO (Paiva; Yalçin & Kose). De seguida, segue-se o manual de apoio, onde é abordada a importância do SEO, as boas e as más práticas os seus elementos mais relevantes, as estratégias atualmente existentes e as ferramentas que os motores de pesquisa disponibilizam para facilitar a implementação do SEO nas organizações. As conclusões apuradas mostram a facilidade de implementação, a eficácia e o sucesso do SEO em empresas que decidiram implementar uma estratégia deste tipo, consequentemente mostrando também a importância crescente desta técnica para os bons resultados de qualquer organização. Por último é apresentado um glossário para esclarecer definições de termos pertinentes na área do SEO.
- Iliteracia fiscal: falha sistémica ou culpa individual?Publication . Reis, Lúcia Catarina Rosa do Nascimento; Marques, Fernando Manuel Correia; Martins, Ana Isabel RitaOs impostos são uma componente importante da sociedade, dado que estão presentes no quotidiano de todos os cidadãos e representam os recursos que o Estado obtém de modo a fornecer serviços públicos, como a educação, a segurança e a saúde. Contudo, estes são vistos, maioritariamente, como uma obrigação sem qualquer benefício a longo prazo. Por este motivo, torna-se essencial que os contribuintes possuam literacia fiscal, ou seja, conhecimento da informação fiscal e compreensão dos seus direitos e deveres. Surge assim a educação fiscal que pretende ajudar na tarefa de instrução e capacitação dos cidadãos em termos fiscais. Com esta perceção surge a presente dissertação, que inicia com uma revisão de literatura sobre os impostos e a relação do contribuinte com a Autoridade Tributária e Aduaneira assim como a clarificação de conceitos essenciais, tais como cidadania, literacia e educação fiscal. Posteriormente são abordados os principais métodos educacionais existentes em Portugal e uma breve comparação com outros países. Após a revisão de literatura é apresentado um estudo empírico acerca do nível de literacia fiscal dos alunos de licenciatura dos cursos de Gestão, Gestão de Empresas e Economia da Universidade do Algarve. As conclusões apresentadas são bastantes interessantes, mostrando que a iliteracia fiscal está relacionada não só com o conhecimento fiscal que os contribuintes possuem mas também com fatores sociais, culturais, religiosos.