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- O uso da gamificação em contexto de sala de aula, como fator motivador para aprendizagem de inglês, língua estrangeira, no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Calvinho, Marta Agostinho; Orega, Maria Isabel MendonçaO presente estudo incide na utilização da gamificação em sala de aula como uma estratégia motivadora na aprendizagem de Inglês, no 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é mostrar que ao utilizar uma aula mais prática e dinâmica, como o uso da gamificação, é um fator motivador que ajuda o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pretendemos mostrar que este tipo de aula promove a motivação para a aprendizagem da língua e é, também, uma estratégia para fugir ao tipo de aula tradicional a que os alunos estão habituados e que já não os motiva. Então, é necessário criar estratégias que continuem a suscitar interesse e entusiasmo por aprender. Neste estudo foram recolhidos dados através de registo de observações por parte da docente e por aplicação de questionários a uma turma de 5.º ano do 2.º Ciclo durante a Prática de Ensino Supervisionada. Com a aplicação destes questionários conseguimos perceber que a utilização do jogo em sala de aula é, efetivamente, motivadora e faz despertar efeitos positivos no interesse, autonomia e desenvolvimento dos alunos a longo prazo. A gamificação pode constituir um recurso impulsionador da motivação dos alunos e que está de acordo com as suas necessidades.