Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprender com e sobre as formigas no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratórioPublication . Mendonça, Catarina Sofia Viegas; Rocha, Rute Cristina Correia daO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa escola do concelho de Loulé, em dois anos letivos, 2023/2024 e 2024/2025. A presente investigação pretende que as crianças de uma turma do 3.º ano do 1.ºCEB aprendam sobre as formigas, nomeadamente a sua anatomia, o modus vivendi, alimentação, reprodução e a importância destes seres vivos para o ambiente. Por conseguinte, emergiu o seguinte problema de investigação, enunciado com 3 questões: 1. Quais são as perceções iniciais dos alunos do 3.º ano sobre as formigas?; 2. Como as atividades propostas poderão facilitar a aprendizagem dos alunos?; e, 3. Como progridem as aprendizagens dos alunos acerca das formigas, durante a intervenção educativa? Para dar resposta ao problema de investigação, definiram-se os seguintes objetivos: 1. Analisar as conceções prévias dos discentes a respeito das formigas, particularmente a sua anatomia, alimentação, reprodução, comportamento, tempo de vida e organização social; 2. Compreender se as atividades propostas promovem o processo de ensino aprendizagem dos alunos, com o intuito de tornar-se numa aprendizagem significativa para os mesmos; e, 3. Investigar e compreender se houve progressão das conceções dos alunos relativamente às formigas, após a intervenção educativa. Tendo em conta o problema de investigação que norteou o estudo exploratório do presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada, posso concluir que a intervenção educativa realizada na turma do 3.º ano do 1.º CEB, permitiu que os alunos progredissem nas suas aprendizagens sobre e com as formigas. Relativamente ao “saber sobre”, observou-se um aumento considerável no número de alunos que representaram as formigas com seis patas e com olhos no seu desenho final, comparativamente ao desenho inicial. Destaca-se ainda a representação das mandíbulas nos desenho finais, algo que não foi previsto pela investigadora, mas que surgiu como resultado da intervenção educativa, o que reforça o caráter significativo dessa aprendizagem. Quanto ao “aprender com” as formigas, derivado do contacto direto com estes insetos, os alunos desenvolveram atitudes de respeito e proteção. Como medida para proteger as formigas, os alunos referiram tanto em produções orais como escritas, que não se deve pisar nem destruir os formigueiros, o que evidencia uma consciencialização ecológica resultante da intervenção educativa.
- Comprehensive characterization of the Algarve octopus, octopus vulgaris: nutritional aspects and quality indexes of lipidsPublication . Cabado, Ana G.; Costas, Celina; Sousa, David Baptista de; Pontes, João; Rangel, MafaldaThe common octopus (Octopus vulgaris) supports one of the most valuable small-scale fisheries in Portugal, particularly in the Algarve region, with substantial socioeconomic implications. This species holds significant potential for human consumption due to its low lipid content, favorable fatty acid profile, high-quality protein, and essential microelements. This study aimed to provide a comprehensive characterization of octopus specimens landed in two key Algarve fishing areas-Barlavento/Windward (Alvor Harbour) and Sotavento/Leeward (Fuzeta Harbour). We assessed their nutritional value, focusing on protein quality, lipid indexes, trace minerals, and essential vitamins, as well as overall safety and quality. All regulated contaminants and additional potential risks were also evaluated, yielding fully satisfactory safety results. The research was conducted within the framework of the European Sea2See project, which aims to enhance consumer trust and acceptance of sustainably harvested or farmed seafood in Europe. Our findings demonstrate that Algarve octopus is a nutritionally rich seafood product, promoting cardiovascular health and general well-being.
- Application of indoor greenhouses in the production of thermal energy in circular buildingsPublication . Conceição, Eusébio; Gomes, João; Conceição, Maria Inês; Conceição, Margarida; Lúcio, Maria Manuela Jacinto do Rosário; Awbi, HazimThe production of thermal energy in buildings using internal greenhouses makes it possible to obtain substantial gains in energy consumption and, at the same time, contribute to improving occupants' thermal comfort (TC) levels. This article proposes a study on the producing and transporting of renewable thermal energy in a circular auditorium equipped with an enveloping semi-circular greenhouse. The numerical study is based on software that simulates the building geometry and the building thermal response (BTR) numerical model and assesses the TC level and indoor air quality (IAQ) provided to occupants in spaces ventilated by the proposed system. The building considered in this study is a circular auditorium constructed from three semi-circular auditoriums supplied with internal semi-circular greenhouses. Each of the semi-circular auditoriums faces south, northeast, and northwest, respectively. The semi-circular auditoriums are occupied by 80 people each: the one facing south throughout the day, while the one facing northeast is only occupied in the morning, and the one facing northwest is only occupied in the afternoon. The south-facing semi-circular greenhouse is used by itself to heat all three semi-circular auditoriums. The other two semi-circular greenhouses are only used to heat the interior space of the greenhouse. It was considered that the building is located in a Mediterranean-type climate and subject to the typical characteristics of clear winter days. The results allow us to verify that the proposed heating system, in which the heat provided to the occupied spaces is generated only in the semi-circular greenhouse facing south, can guarantee acceptable TC conditions for the occupants throughout the occupancy cycle.
