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  • A atenção face a estímulos emocionais na ansiedade social: um estudo com eye tracking
    Publication . Fernandes, Catarina Isabel Cova; Martins, Ana Teresa; Silva, Susana
    Alguns autores têm vindo a sugerir que sujeitos com ansiedade social (AS) apresentam um viés atencional para o processamento de informação ameaçadora conduzindo a interpretações inadequadas do contexto social. Porém, os modelos teóricos atuais explicativos deste viés não são convergentes porque os resultados dos estudos são pouco consensuais. Neste contexto, o objetivo do nosso estudo foi, num primeiro momento, avaliar a relação entre o percurso atencional face a estímulos emocionais e os sintomas de AS e, num segundo momento, perceber se a atenção face a estímulos emocionais era influenciada pelos traços de personalidade dos participantes com sintomas de AS. Para o efeito, foram avaliados 55 participantes da população geral (43 mulheres e 12 homens) com uma média de idade de 21.25 (±2.723) anos e uma média de escolaridade de 14.00 (±1.61) anos. Todos os sujeitos responderam a um instrumento de sintomatologia ansiosa social e a um instrumento de personalidade e psicopatologia (Inventário Clínico Multiaxial de Millon-III) sendo posteriormente distribuídos por dois grupos (AS vs. Controlo), de acordo com o nível clinico (alto e baixo) de ansiedade social. Todos os participantes responderam a uma tarefa visual onde eram expostos a estímulos faciais emocionais (alegria e raiva) e neutros. O registo da atenção foi obtido com recurso ao dispositivo de eye-tracking. Os principais resultados revelam que o grupo com AS apresenta uma maior dificuldade em retirar a atenção dos estímulos emocionais (positivos e negativos) comparativamente ao grupo controlo. Os resultados da segunda análise sugerem que sujeitos com AS com traços dependentes aparentam dificuldade em retirar a atenção de estímulos positivos. Em contrapartida, sujeitos com traços depressivos e fóbicos aparentam evitar os estímulos alegres. Os resultados são discutidos à luz da literatura atual acerca do estudo dos componentes atencionais nos sujeitos com AS.