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  • Instrumentos de turismo sustentável - Práticas ambientais no setor hoteleiro do Algarve
    Publication . Arraes Viegas, Margarida
    O Turismo foi considerado, durante muito tempo, uma ac- tividade económica limpa e não poluente, a então designada “indústria sem chaminés”. No entanto, à medida que cresceram as preocupações ambientais e que se desenvolveu o conceito de sustentabilidade, foram-se evidenciando as consequên- cias ambientais negativas do desenvolvimento turístico. O sector hoteleiro, enquanto principal componente do produto turístico, interage directamente com o ambiente e da sua actividade decorrem impactos negativos relevantes pelo que, a partir dos anos noventa, o sector começa a adoptar várias iniciativas voluntárias no sentido de melhorar o seu com- portamento ambiental. De entre os instrumentos de turismo sustentável aplicados voluntariamente pelos hotéis, os mais comuns são os códigos de conduta, as boas práticas ambien- tais, as eco-etiquetas, os sistemas de gestão ambiental (SGAs) e os indicadores ambientais. Com este trabalho pretende- se analisar a experiência com as boas práticas ambientais nos hotéis do Algarve e assim avaliar da sua contribuição para o desenvolvimento turístico sustentável da região.
  • As estatísticas do turismo e a uniformização de conceitos
    Publication . Arraes Viegas, Margarida
    O Turismo é considerado como um dos setores de maior importância estratégica da atualidade, uma vez que se espera que a economia do séc. XXI assente nos chamados três Super Serviços: as Telecomunicações, as Tecnologias de Informação e as Viagens e Turismo. Os aspetos referidos apresentam por si só, uma dimensão da necessidade do conhecimento detalhado da estrutura do sector do turismo, bem como do acompanhamento da sua evolução. A informação estatística surge assim como um instrumento importante, quer na definição de medidas de política e avaliação do seu impacto, como igualmente na gestão corrente dos negócios de Estado e das empresas. Por outro lado, a existência de uma adequada informação estatística viabiliza a elaboração de diagnósticos sectoriais e sub-setoriais, além de facilitar a atividade dos agentes económicos e a própria transparência do mercado. Mas a informação estatística só é verdadeiramente útil se for comparável no tempo e no espaço, o que implica a adoção de definições e nomenclaturas comuns. Como nota Meis (1992), a indústria turística envolve conceitos que têm permanecido obscuros, o que tem dificultado o desenvolvimento de informação estatística fiável ou credível. Segundo Gee, Makens e Choy (1989), a investigação em turismo necessita de definições padronizadas para que se possam uniformizar parâmetros, pois sem essas definições não pode haver concordância no estudo do turismo como atividade económica e do seu impacto a nível local, nacional ou mundial: são necessários dados comparáveis, o que implica que sejam utilizados critérios idênticos na obtenção desses dados.