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- A arbitragem no turismo e a sua influência no desempenho da empresa turísticaPublication . Vidal, João; Silva, João Albino; Castela, GuilhermeEste estudo pretende abordar as questões do turismo a partir da perspetiva do litígio. O turismo internacional determina que, em caso de disputa, dois ou mais ordenamentos jurídicos sejam chamados a resolver um determinado problema, o que introduz uma enorme complexidade no sistema. Para eliminar ou diminuir este efeito, as organizações têm sido incentivadas a utilizar meios alternativos de resolução de litígios, como a arbitragem. É, pois, importante tentar perceber se as mudanças no turismo podem levar a novos e maiores litígios, que exigem mais eficazes formas de resolução. Para esse fim, é necessário medir o efeito nas organizações do uso da arbitragem. Os alvos desta medição são os operadores turísticos, agências de viagem e hotéis que operam no Algarve, bem como os turistas, para cruzar e validar os dados recolhidos. Este trabalho pretende ainda demonstrar a adequação dos métodos Biplot, em particular, o HJ-Biplot, para o tratamento de dados decorrentes da sensibilidade dos hotéis, operadores turísticos, agências de viagem e turistas aos mecanismos de arbitragem.