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- Modificação das propriedades hidráulicas dos solos da Serra algarvia devido aos incêndios florestaisPublication . Lança, Rui; Rocheta, Vera Lúcia da Silva; Martins, Fernando; Fernandez, Helena; Da Silva, Elisa Maria De Jesus; Pedras, Celestina M. G.Os incêndios florestais produzem um solo extremamente seco coberto por cinza, resultante da combustão do coberto vegetal, que quando exposto a precipitações intensas pode dar origem a inundações extremas. As inundações após incêndio poderão estar relacionadas com a diminuição da capacidade de infiltração do solo, efeito resultante da colmatação e preenchimento por compostos voláteis dos poros e depósito da camada de cinza na superfície. Para caracterizar a condutividade hidráulica, ks, e a sorvidade, S, foram realizados ensaios laboratoriais com um infiltrómetro de duplo anel em amostras de solo não perturbadas. Para o efeito foram recolhidas 4 amostras não perturbadas de solo característico da serra algarvia, com as dimensões 50x50x25 cm. Sobre 3 amostras, foram colocadas diferentes quantidades de material combustível, conduzindo a diferentes quantidades de cinza. Posteriormente, foram realizados ensaios com um infiltrómetro de duplo anel na amostra de referência não ardida e nas 3 amostras afetadas pelo incêndio simulado em laboratório. Os resultados mostram diferentes valores de ks, S e consequentemente diferentes valores da capacidade de infiltração do solo.
- Impacto da carga combustível nas propriedades hidráulicas de um solo pós-incêndio em condições laboratoriaisPublication . Soraia, Almeida; Martins, Fernando; Fernandez, Helena; Pedras, Celestina M. G.; Lança, RuiO objetivo deste trabalho foi estudar o impacto da carga de combustível nas propriedades hidrológicas de um solo franco arenoso, queimado em condições de laboratório. Para tal, foram recolhidas e transportadas para laboratório, amostras de solo não perturbado, onde foram queimadas depois de aplicar diferentes cargas de material combustível (agulhas de pinheiro). A taxa de infiltração e a sorvidade do solo diminuem fortemente com o aumento da carga de combustível.