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Research Project

MOTIVAÇÃO PARA CRIAR E EMPREENDER EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E DAS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS

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Criatividade e empreendedorismo em estudantes: influência da motivação e das práticas docentes
Publication . Imaginário, Susana Sofia Estevam; Jesus, Saul; Morais, Maria de Fátima
Numa época marcada pelo aumento da desmotivação escolar, do insucesso académico e do desemprego assume-se que a criatividade e o empreendedorismo podem ajudar a desenvolver socioeconomicamente um país. A presente investigação tem como objetivo principal analisar a influência que a motivação e as práticas docentes exercem no desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo dos jovens recorrendo a populações distintas. Numa primeira fase realizou-se um estudo que visava avaliar de que forma a criatividade e o empreendedorismo são influenciados pela motivação e pelas práticas docentes, recorrendo a uma amostra de alunos do ensino secundário e superior. Posteriormente procurou-se analisar o impacto de um programa de educação para o empreendedorismo implementado em escolas do território português, utilizando uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, distribuídos por grupo de intervenção e grupo de controlo, assim como identificar questões chave para o desenvolvimento e implementação de projetos de educação para o empreendedorismo, recorrendo à opinião de alunos e professores participantes. Os resultados obtidos demonstram que os alunos do ensino secundário e superior apresentam diferentes modelos explicativos das competências empreendedoras e da personalidade criativa. No primeiro caso que a motivação para a aprendizagem escolar e a personalidade criativa desempenham um papel moderador entre as práticas docentes e as competências empreendedoras, enquanto no segundo existe uma influência direta das práticas docentes, da motivação e da personalidade criativa nas competências empreendedoras. Por outro lado, observou-se que a participação no Programa Empreender na Escola potenciou o desenvolvimento das competências criativas e empreendedoras dos alunos participantes, processo favorecido pelas práticas docentes, o que nos leva a assumir que a participação neste projeto levou os professores a adotar uma metodologia de ensino mais ativa e dinâmica. Na análise das opiniões dos alunos e professores participantes verificou-se que o programa apresentava um bom enquadramento à realidade escolar e empresarial, sendo de sublinhar a importância dada às relações interpessoais estabelecidas, aspeto que deve ser mantido e fomentado em programas deste género.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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Funding Award Number

SFRH/BD/76044/2011

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