Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Liderança educada: do banal ao sagrado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Liderança_Educada.docx.pdf574.88 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Escola e trabalho são aqui percecionados como operando em torno do mesmo paradigma de moral social que atribui admiração e respeito ao sucesso competitivo, dando lugar a uma ética elitista agressiva – elitocracia – causando desordem e dano ao bem-estar de todos, que as mais banais teorias de liderança falham em denunciar e frequentemente acolhem, porque não identificam corretamente a essência da liderança que transcende tal parte competitiva da natureza humana, aproximando-nos da parte mais fundamental, a amorosa, e situando-nos mais no domínio do sagrado. O que se argumenta aqui é que os conceitos de educação e de pessoa educada são a fundamentação e a essência da liderança correta, mais amorosa, porque mais humana e para o bem-estar, a liderança educada. Após se exporem os fundamentos da educação e da pessoa educada, a pessoa capaz da liderança educada, aponta-se a falha das correntes teorias de liderança face a um elitismo-agressivo, porque disruptivo da verdadeira comunicação humana. Depois de se expor este elitismo-agressivo, aqui designado por elitocracia, complementa-se a caracterização da liderança educada, focando as suas virtudes para melhor iluminar a comunicação, a motivação, a avaliação e a recompensa, mais corretas, quer na escola quer noutras organizações

Description

Keywords

Educação Liderança Elitocracia Desordem Bem-estar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

2º Congresso Internacional: Direitos Humanos e Escola Inclusiva – Construindo Boas Práticas

Collections

CC License