Publication
Simão Rodrigues em Roma. A influência do oratorio del crocifisso na pintura maneirista Portuguesa
dc.contributor.author | Serrão, Vitor | |
dc.date.accessioned | 2015-11-20T14:34:48Z | |
dc.date.available | 2015-11-20T14:34:48Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description.abstract | O Oratorio da Confraternità del Crocifisso constitui um dos mais significativos empreendimentos da arte romana do tempo de Gregorio XIII Boncompagni (1572-1585), um dos primeiros papas da Contra-Reforma. Originado pela devoção suscitada por uma miraculosa imagem de Cristo Crucificado conservada na próxima igreja de San Marcello al Corso, a cuja intervenção se atribuía a salvação da cidade durante o último surto pestífero que assolara Roma, o templete desde cedo se constituíu como sede de concorridas procissões e palco de uma seleccionada actividade musical, que explica o refinado gosto áulico com que foi decorado. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-8052 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7088 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Algarve, FCHS | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Simão Rodrigues em Roma. A influência do oratorio del crocifisso na pintura maneirista Portuguesa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 89 | pt_PT |
oaire.citation.title | Promontoria, Revista do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve | pt_PT |
oaire.citation.volume | Ano 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |