UAlg-Teses
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UAlg-Teses by Author "Abenta, Cátia Alexandra Silvério"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estimular a imaginação e a criatividade recorrendo à literatura para a infânciaPublication . Abenta, Cátia Alexandra Silvério; Fonseca, Olga Maria Costa daA educação pré-escolar, sendo a primeira etapa da educação básica, é decisiva para a formação pessoal e social da criança, enquanto indivíduo criativo, crítico e cooperativo. Cabe, assim, às instituições, proporcionarem momentos diversificados que enriqueçam e aumentem as possibilidades de a criança adquirir estas e muitas outras competências e saberes que a acompanharão ao longo de toda a vida. É ainda responsabilidade da instituição, particularmente dos educadores de infância, proporcionar um contacto direto com livros de qualidade. Possibilitar o contacto com a literatura para a infância é crucial nesta etapa educativa, pois, recorrendo a um instrumento lúdico e apelativo, podemos estimular o gosto pela leitura, a criatividade, a imaginação, a sensibilidade estética, o espírito crítico, entre muitas outras competências igualmente importantes. O presente estudo, realizado ao longo de toda a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Jardim de Infância de S. Brás de Alportel, procura investigar se a literatura para a infância estimula a imaginação e a criatividade da criança. Trata-se de uma investigação de cariz qualitativo, na qual definimos um conjunto de objetivos e questões de pesquisa que considerámos pertinentes para o desenvolvimento do presente estudo. Sempre tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças, respeitando--as, organizámos três sequências didáticas, baseadas em obras literárias distintas, que nos ajudaram a perceber se a literatura para a infância influenciava a imaginação e a criatividade da criança. Recorrendo a instrumentos como a observação participante, os registos do diário de campo, as vídeo-gravações e as fotografias, construímos tabelas de recolha e de tratamento de dados que nos ajudaram a organizar todos os resultados obtidos. Este é um tema ainda muito pouco estudado mas de grande interesse para qualquer educador de infância.