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- Aplicação de modelo matemático em sistema de lamas ativadas na estação de tratamento de águas residuais de Albufeira PoentePublication . Barreto, Sara Margarida Soares Correia; Teixeira, Margarida Ribau; Martins, António Manuel PedroAs Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) são infraestruturas dotadas de um conjunto de operação unitárias, cujo principal objetivo é remover a carga contaminante presente na água residual. No tratamento de águas residuais domésticas são utilizados sistemas biológicos, sendo os de biomassa em suspensão, como os sistemas de lamas ativadas, os mais comuns. A modelação matemática é uma ferramenta poderosa, para descrever o comportamento de sistemas complexos, como são os sistemas de lamas ativadas. A sua utilização neste tipo de sistemas permite, por um lado, avaliar as condições de funcionamento da instalação, e, por outro, identificar pontos críticos que podem ser otimizadas e consequentemente refletir-se numa redução de custos, associados à exploração das estações de tratamento de águas residuais. A modelação matemática pode assim constituir uma ferramenta de apoio para a tomada de decisão pelas Entidades Gestoras. O objetivo do trabalho foi a aplicação de um modelo matemático, de modo a reproduzir o comportamento da ETAR de Albufeira Poente, com vista a otimizar as condições de funcionamento do arejamento na época baixa, (através da reconfiguração do reator biológico), tendo presente o compromisso da necessidade de garantir a qualidade do efluente tratado, de acordo com a licença de descarga da instalação. Os resultados da simulação mostram que o modelo aplicado à ETAR, descreve a produção de lamas e os parâmetros físico-químicos do efluente tratado, ao nível da CQO, SST e Fósforo. A modelação evidencia que a reconfiguração do reator biológico na zona aeróbia, (primeiro compartimento aeróbio, segundo compartimento anóxico e os dois últimos compartimentos aeróbios), durante a época baixa, permite manter a qualidade do efluente tratado, exigida pelo normativo de descarga e traduz-se numa poupança anual em 3.107€.
- Estimular a imaginação e a criatividade recorrendo à literatura para a infânciaPublication . Abenta, Cátia Alexandra Silvério; Fonseca, Olga Maria Costa daA educação pré-escolar, sendo a primeira etapa da educação básica, é decisiva para a formação pessoal e social da criança, enquanto indivíduo criativo, crítico e cooperativo. Cabe, assim, às instituições, proporcionarem momentos diversificados que enriqueçam e aumentem as possibilidades de a criança adquirir estas e muitas outras competências e saberes que a acompanharão ao longo de toda a vida. É ainda responsabilidade da instituição, particularmente dos educadores de infância, proporcionar um contacto direto com livros de qualidade. Possibilitar o contacto com a literatura para a infância é crucial nesta etapa educativa, pois, recorrendo a um instrumento lúdico e apelativo, podemos estimular o gosto pela leitura, a criatividade, a imaginação, a sensibilidade estética, o espírito crítico, entre muitas outras competências igualmente importantes. O presente estudo, realizado ao longo de toda a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Jardim de Infância de S. Brás de Alportel, procura investigar se a literatura para a infância estimula a imaginação e a criatividade da criança. Trata-se de uma investigação de cariz qualitativo, na qual definimos um conjunto de objetivos e questões de pesquisa que considerámos pertinentes para o desenvolvimento do presente estudo. Sempre tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças, respeitando--as, organizámos três sequências didáticas, baseadas em obras literárias distintas, que nos ajudaram a perceber se a literatura para a infância influenciava a imaginação e a criatividade da criança. Recorrendo a instrumentos como a observação participante, os registos do diário de campo, as vídeo-gravações e as fotografias, construímos tabelas de recolha e de tratamento de dados que nos ajudaram a organizar todos os resultados obtidos. Este é um tema ainda muito pouco estudado mas de grande interesse para qualquer educador de infância.
- O papel da mediação do conto no desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolarPublication . Rodrigues, Célia Cristina Cavaco da Palma; Fonseca, Olga Maria Costa daO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvida no Jardim de Infância de São Brás de Alportel – A Joaninha. Através do mesmo, procuramos evidenciar o papel da educadora, enquanto mediadora de contos, no desenvolvimento de princípios éticos em crianças de idade pré-escolar. De forma a conseguirmos dar resposta ao objetivo e às questões orientadoras que determinámos para o nosso estudo, baseámo-nos numa metodologia de investigação de natureza qualitativa. Recorremos para tal ao desenvolvimento de quatro atividades com o grupo de crianças protagonista do estudo, sendo a narrativa e a mediação do conto o suporte de tais atividades. Para recolha e confronto de dados, procedemos à aplicação de entrevistas individuais, às crianças, em cada atividade; à análise de desenhos realizados pelas crianças, sobre os contos trabalhados, em cada atividade; assim como à análise dos registos videogravados de tais atividades. Através do nosso estudo, verificámos que o conto é um bom veículo para o desenvolvimento de princípios éticos em idade pré-escolar e acentuamos a respetiva mediação como um trabalho fundamental a ser realizado pela educadora. Salientamos, ainda, o importante contributo da educadora no desenvolvimento moral e ético das suas crianças e o seu dever de estimular, nas mesmas, uma atitude crítica e reflexiva relativamente às questões morais com que se deparam, tanto nos contos como em âmbito social, para, assim, se tornarem seres capazes de corresponder às exigências da sociedade.