Browsing by Author "Albino, Carla Sofia Rocha"
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- Gestão da satisfação dos trabalhadores: a importância da cultura organizacionalPublication . Albino, Carla Sofia Rocha; Pescada, Susana; Vidal, João AlmeidaA relevância de uma investigação empírica no setor da saúde e em particular no contexto hospitalar surge do facto de estes serem contextos emergentes, tendo em conta o momento em que se implementam novos projetos e modelos de gestão no setor público de saúde voltados para o comportamento humano e social. O principal objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico da Cultura Organizacional de três serviços do Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana do Centro Hospitalar Universitário do Algarve da Unidade de Faro (CHUA -Faro), no sentido de compreender a importância da cultura organizacional na gestão da satisfação dos trabalhadores. O presente trabalho adotou como estratégia o estudo de caso único de natureza exploratória e descritiva, mobilizando, para o efeito, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), baseado no Modelo dos Valores Contrastantes (Cameron & Quinn, 2006), o qual foi aplicado a um total de 136 trabalhadores de diferentes categorias profissionais. Recorreu-se, igualmente, à entrevista semidiretiva, com a finalidade de extrair informações sobre o contexto real a partir das perceções de profissionais da área da gestão de recursos humanos do CHUA. Os resultados evidenciam congruências na perceção dos trabalhadores dos diferentes serviços do departamento hospitalar em relação à cultura organizacional. Ou seja, os trabalhadores reconhecem que nos serviços predominam características das culturas Clã e Hierárquica. No entanto, as discrepâncias entre a cultura atual (vigente) e a cultura futura preferida (ideal) indicam que os trabalhadores, apesar de desejarem manter essas culturas em determinadas dimensões, idealizam trabalhar num ambiente organizacional com características das quatro tipologias culturais. As conclusões apuradas indicam que determinadas características da cultura organizacional devem ser reajustadas, pelo que podem influenciar na gestão da satisfação dos trabalhadores, constituindo um fator crítico de sucesso dos três serviços de saúde públicos.