Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um xarope de alfarroba e utilização deste numa bebida solúvelPublication . Vieira, Diogo da Conceição; Vieira, M. M. C.Este trabalho foi elaborado com o objetivo de produzir um xarope de alfarroba para uma posterior utilização no desenvolvimento e otimização de um pó solúvel à base de alfarroba. Primeiramente foi desenvolvido um xarope de alfarroba, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica sobre todos os processos já existentes de produção de xarope, levando à realização de diversas receitas até se chegar à receita com um resultado desejável. Esta consistiu na imersão do granulado de vagem de alfarroba durante um certo período para extração do açúcar. com posterior separação do granulado e filtração seguida de concentração da solução obtida. Durante o desenvolvimento deste processo, foi testada a influência do grau de maturação da vagem de alfarroba, os diferentes tempos e temperaturas de imersão das alfarrobas em água e o processo de torra das alfarrobas antes da imersão, de modo a minimizar o sabor adstringente do xarope. Foram também testados diferentes processos de concentração dos açúcares. Após a obtenção do xarope com a qualidade desejada, foi realizada a sua caracterização físico-química, nutricional e feito um estudo da validade. Após a obtenção do xarope foi desenvolvida uma bebida com leite, contendo farinha de alfarroba e xarope de alfarroba de modo a servir de base à solução para posterior desidratação. A bebida preparada foi avaliada por um painel sensorial com o objetivo de determinar a preferência dos provadores. A partir das respostas dos provadores foi criada uma receita base e iniciado o estudo do processo de tratamento das matérias-primas, de mistura das mesmas e de desidratação desta mistura por pulverização. Com o objetivo de diminuir o sabor a farinha, causador da sensação áspera na boca da bebida de alfarroba obtida a partir da reidratação do pó solúvel, foi realizado um estudo que envolveu um pré-tratamento enzimático com vários tipos de enzimas à farinha de alfarroba. Posteriormente, foi feita a otimização da receita do pó solúvel, utilizando a metodologia de superfície de resposta e um design de mistura com 2 componentes, x1 (farinha de alfarroba) e x2 (xarope de alfarroba). A receita ótima obtida continha x de xarope de alfarroba, y de farinha de alfarroba, 20% de maltodextrina e 40% de água. Por fim, foi realizada a caracterização físico-química e nutricional do produto final.
- Gestão da satisfação dos trabalhadores: a importância da cultura organizacionalPublication . Albino, Carla Sofia Rocha; Pescada, Susana; Vidal, João AlmeidaA relevância de uma investigação empírica no setor da saúde e em particular no contexto hospitalar surge do facto de estes serem contextos emergentes, tendo em conta o momento em que se implementam novos projetos e modelos de gestão no setor público de saúde voltados para o comportamento humano e social. O principal objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico da Cultura Organizacional de três serviços do Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana do Centro Hospitalar Universitário do Algarve da Unidade de Faro (CHUA -Faro), no sentido de compreender a importância da cultura organizacional na gestão da satisfação dos trabalhadores. O presente trabalho adotou como estratégia o estudo de caso único de natureza exploratória e descritiva, mobilizando, para o efeito, o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), baseado no Modelo dos Valores Contrastantes (Cameron & Quinn, 2006), o qual foi aplicado a um total de 136 trabalhadores de diferentes categorias profissionais. Recorreu-se, igualmente, à entrevista semidiretiva, com a finalidade de extrair informações sobre o contexto real a partir das perceções de profissionais da área da gestão de recursos humanos do CHUA. Os resultados evidenciam congruências na perceção dos trabalhadores dos diferentes serviços do departamento hospitalar em relação à cultura organizacional. Ou seja, os trabalhadores reconhecem que nos serviços predominam características das culturas Clã e Hierárquica. No entanto, as discrepâncias entre a cultura atual (vigente) e a cultura futura preferida (ideal) indicam que os trabalhadores, apesar de desejarem manter essas culturas em determinadas dimensões, idealizam trabalhar num ambiente organizacional com características das quatro tipologias culturais. As conclusões apuradas indicam que determinadas características da cultura organizacional devem ser reajustadas, pelo que podem influenciar na gestão da satisfação dos trabalhadores, constituindo um fator crítico de sucesso dos três serviços de saúde públicos.