Browsing by Author "Alves, Pedro Gil Lopes"
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- Ensino da música no 2º Ciclo do Ensino Básico: as práticas dos professores de educação musical e os novos referenciais curricularesPublication . Alves, Pedro Gil Lopes; Quintas, HelenaO presente trabalho procura analisar e compreender as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical do Ensino Básico, bem como os desafios que enfrentam em contexto escolar. Inserida no grupo disciplinar da Educação Artística, a Educação Musical faz parte do currículo nacional do Ensino Básico há mais de 40 anos, continuando a ser uma área disciplinar de difícil conceptualização por parte de professores e legisladores. Com a mais recente reforma curricular iniciada em 2018, que constitui uma profunda mudança estrutural em todo o Ensino Básico, torna-se premente observar como estão os professores a desenvolver as suas práticas segundo as novas orientações curriculares. A informação de que dispomos sobre as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical é escassa, sendo esta, também, uma das principais razões da pertinência deste estudo. Neste sentido, do ponto de vista teórico, foram abordados conceitos base que sustentam a problemática das práticas pedagógicas na música. Analisou-se o conceito de currículo e a sua evolução teórica durante o séc. XX, abordando algumas perspetivas filosóficas da Educação Musical, bem como a sua conceptualização e a evolução desta área disciplinar no Sistema Educativo português. Assim, fez-se referência aos autores mais relevantes da pedagogia da Música e às suas propostas, finalizando a fundamentação teórica com a abordagem aos documentos curriculares oficiais, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma qualitativo, pelo que na recolha de dados recorremos a entrevistas semiestruturadas a 10 professores participantes no estudo. Os resultados mostram que há um certo desconhecimento dos documentos curriculares oficiais, em parte devido a falhas de gestão e organização escolar, mas, em termos gerais, as práticas dos professores estão alinhadas com os objetivos da disciplina, refletindo os domínios interdependentes: audição, interpretação e criação/composição, com forte relação com as Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil do Aluno. Salienta-se, ainda, o facto de todos os professores terem mencionado dificuldades relacionadas com falta de materiais musicais ou tecnológicos, que influenciam negativamente as práticas letivas na disciplina de Educação Musical.