Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-29"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Cinema ao Vivo: Compor narrativas lineares através das interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performersPublication . Perfeito, A.; Silva, Bruno Mendes daNo presente artigo discute-se o conceito de “cinema ao vivo”, — um subgénero da média-arte digital — através das ideias e das perspectivas de autores teóricos, desde a era do cinema mudo até à era da média-arte digital. Reflecte-se sobre questões relativas às narrativas e à interatividade, analisando quatro obras de cinema ao vivo: Super Everything, Massive Attack vs Adam Curtis, Moda Vestra e Safara — Sonho Lúcido 2020. Como forma de comparação, abordam-se as mesmas questões em três projetos artísticos de outros subgéneros da média-arte digital: Cadavre Exequis (filme interativo), Stephen Kloss (performance audiovisual), Hantrakul & Kaczmarek (música electrónica). A autora propõe desenvolver uma base teórica de referência, para compor narrativas lineares em espetáculos de cinema ao vivo, através de interfaces intocáveis e dos movimentos corporais dos performers. O presente estudo apresenta os resultados intermédios de uma tese de doutoramento, com uma metodologia de investigação baseada em prática artística.
- A inteligência emocional em alunos do 1.º ciclo com necessidades educativas específicas: um contributo para a aprendizagem positivaPublication . Soares, Goreti Maria Mateus Domingos Conde; Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroO presente estudo teve como motivação contribuir para a análise e compreensão científica da importância da Inteligência Emocional em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico com Necessidades Educativas Específicas (NEE), numa perspetiva de aprendizagem positiva dinâmica. A amostra contemplou os nove alunos, com idades entre os sete e os dez anos, a usufruir de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, nomeadamente de Medidas Seletivas, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, a frequentar um Agrupamento de Escolas do concelho de Faro. A relevância científica da investigação justifica-se pela iliteracia emocional verificada no atual contexto escolar, ao nível do autoconhecimento e do seu impacto nas diversas dimensões da vida humana. Urge, portanto, alargar este conhecimento, no âmbito educacional, de forma a capacitar os profissionais para a compreensão de situações críticas e para a promoção de estratégias pedagógicas, comportamentos e atitudes inclusivas - articuladas com outros intervenientes nos processos educativos e favoráveis ao sucesso escolar de todos os alunos, respeitando as suas especificidades e necessidades. A investigação incidiu no método qualitativo, descritivo e exploratório, tendo por base diversas técnicas de recolha de dados, privilegiando o recurso a entrevistas semiestruturadas e a uma dinâmica lúdica, ambas registadas em suporte áudio e aplicadas presencialmente aos nove alunos que compunham a amostra, notas de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental. Através deste método científico, procurou-se avaliar se os alunos com NEE reconhecem, nomeiam e identificam emoções, indagar se demonstram algum tipo de autorregulação emocional e sensibilizar para a necessidade da Literacia Emocional, valorizando a perceção das próprias crianças neste processo, que se pretende promocional de uma aprendizagem positiva. Os resultados levam a inferir que as crianças reconhecem, nomeiam e identificam emoções, referem situações de autorregulação, assim como associam as emoções à sua predisposição para aprenderem
- Ensino da música no 2º Ciclo do Ensino Básico: as práticas dos professores de educação musical e os novos referenciais curricularesPublication . Alves, Pedro Gil Lopes; Quintas, HelenaO presente trabalho procura analisar e compreender as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical do Ensino Básico, bem como os desafios que enfrentam em contexto escolar. Inserida no grupo disciplinar da Educação Artística, a Educação Musical faz parte do currículo nacional do Ensino Básico há mais de 40 anos, continuando a ser uma área disciplinar de difícil conceptualização por parte de professores e legisladores. Com a mais recente reforma curricular iniciada em 2018, que constitui uma profunda mudança estrutural em todo o Ensino Básico, torna-se premente observar como estão os professores a desenvolver as suas práticas segundo as novas orientações curriculares. A informação de que dispomos sobre as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical é escassa, sendo esta, também, uma das principais razões da pertinência deste estudo. Neste sentido, do ponto de vista teórico, foram abordados conceitos base que sustentam a problemática das práticas pedagógicas na música. Analisou-se o conceito de currículo e a sua evolução teórica durante o séc. XX, abordando algumas perspetivas filosóficas da Educação Musical, bem como a sua conceptualização e a evolução desta área disciplinar no Sistema Educativo português. Assim, fez-se referência aos autores mais relevantes da pedagogia da Música e às suas propostas, finalizando a fundamentação teórica com a abordagem aos documentos curriculares oficiais, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma qualitativo, pelo que na recolha de dados recorremos a entrevistas semiestruturadas a 10 professores participantes no estudo. Os resultados mostram que há um certo desconhecimento dos documentos curriculares oficiais, em parte devido a falhas de gestão e organização escolar, mas, em termos gerais, as práticas dos professores estão alinhadas com os objetivos da disciplina, refletindo os domínios interdependentes: audição, interpretação e criação/composição, com forte relação com as Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil do Aluno. Salienta-se, ainda, o facto de todos os professores terem mencionado dificuldades relacionadas com falta de materiais musicais ou tecnológicos, que influenciam negativamente as práticas letivas na disciplina de Educação Musical.
- Os contributos do Ioga para a qualidade da vida das pessoas idosasPublication . Shiliaeva, Elena; Braz, Nídia; Pinto, EzequielINTRODUÇÃO: É necessário aprofundar os conhecimentos na área de Gerontologia Social sobre viver mais e desenvolver as soluções para que o idoso permaneça o maior tempo possível com a melhor qualidade de vida possível. OBJETIVO: Verificar os contributos da prática de Ioga na Qualidade de Vida dos idosos; AMOSTRA: Para o efeito a amostra final foi composta por 40 idosos de ambos os sexos, com idades entre os 55 e os 80 anos, não institucionalizados, residentes em diferentes municípios do distrito de Faro, dividida por 2 grupos: praticantes de Ioga e não praticantes (grupo controlo). MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e correlacional; recorreu-se a um Questionário sociodemográfico, Questionário de qualidade de vida (WHOQOL-BREF), Questionário Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, Questionário internacional de atividade física (versão curta). Todos os instrumentos foram validados para a língua portuguesa. O tratamento estatístico dos dados foi levado a cabo através do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28. RESULTADOS: Os resultados do presente trabalho não permitem encontrar diferença significativa entre praticantes de ioga e não praticantes, mas independentemente de experiência prévia na prática do Ioga, para os participantes do presente estudo, viver com Qualidade de Vida satisfatória significa estar saudável, fisicamente ativo, ser autónomo, mas ter um bom suporte social, ter oportunidade para participar ativamente na vida social e manter o bem-estar psicológico. CONCLUSÃO: Todos os participantes do presente estudo reconhecem que o Ioga pode ajudar durante o processo de envelhecimento, no entanto, para se conseguir avaliar a evolução das mudanças adquiridas através da prática do Ioga, será necessário realizar o estudo de maior dimensão, com metodologia diferente e amostra maior, mais uniforme e com participantes com idade mais avançada.
- Exploring the potential of using Marine-Derived Ingredients: From the extraction to Cutting-Edge CosmeticsPublication . Costa, João Pedro; L, Custódio; Reis, Catarina PintoThe growing understanding and knowledge of the potential of marine species, as well as the application of “blue biotechnology” have been motivating new innovative solutions in cosmetics. It is widely noted that that marine species are important sources of compounds with several biological activities that are yet to be discovered. This review explores various biological properties of marine-derived molecules and briefly outlines the main extraction methods. Alongside these, it is well known the legislative and normative framework of cosmetics is increasingly being developed. In this research segment, there is a growing concern with sustainability. In this sense, “blue biotechnology”, together with the use of invasive species or marine waste products to obtain new active ingredients, haven been emerging as innovative and sustainable solutions for the future’s cosmetics industry. This review also examines the regulatory framework and focus on the recent advancements in “blue biotechnology” and its relevance to the sustainable development of innovative cosmetics.
- Lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho: outro lado do setor da restauração, hotelaria e turismo no AlgarvePublication . Jesus, Cláudia Margarida da Conceição de; Cavaco, Adriana; Fontes, Ana PaulaO Algarve é uma zona turística por excelência, que tem apresentado grande expansão nos últimos anos. Este facto tem levado ao desenvolvimento do setor da restauração e consequente aumento da empregabilidade na área. Os trabalhadores de restaurantes estão sujeitos a diversos riscos, nomeadamente os que originam as Lesões Músculo-esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), que são um problema com especial relevância a nível mundial. Desta forma, este estudo teve como objetivo conhecer a prevalência das LMERT nos trabalhadores do setor da restauração, mais especificamente a exercer funções na Cozinha/Copa e na Sala, tendo em consideração variáveis sociodemográficas, de saúde e de desempenho ao nível dos Membros Inferiores (MIs). Metodologicamente desenhou-se um estudo observacional, do tipo analítico, transversal e correlacional. Os dados recolhidos foram inseridos no programa estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 29.0, tendo sido posteriormente efetuada análise descritiva e inferencial, para dar resposta aos objetivos do estudo. A amostra foi constituída por 50 trabalhadores, cuja média de idade foi de 30,4±11,1 anos e dos quais 24 (48%) eram do género feminino. Os resultados evidenciaram que a intensidade da dor na coluna lombar, nos joelhos e tornozelos/pés foi superior nos trabalhadores da Cozinha/Copa, contudo estes apresentaram valores mais favoráveis no equilíbrio estático. A força muscular dos MIs e a análise estática e dinâmica da marcha mostraram-se mais favoráveis para os participantes a exercer funções na Sala. Foi possível concluir que a presença de LMERT nos trabalhadores da restauração apresenta maior prevalência a nível da coluna cervical e lombar e nos joelhos e pés, no que se refere aos MIs. Concluiu-se ainda, que esta sintomatologia varia considerando os dois postos de trabalho em análise e que estes podem justificar algumas das diferenças observadas no desempenho motor do MIs.
- Associação entre o infiltrado linfoide e expressão de KI-67 com diversos fatores clínico-patológicos em cancro da mama luminalPublication . Almeida, Érica Filipa Pinto de; Borralho, Paula; Tavares, ÁlvaroAtualmente o cancro da mama continua a ter uma grande importância a nível mundial, particularmente no que respeita à sua incidência e mortalidade. Neste contexto, o diagnóstico correto e precoce apresentam um valor imensurável, contribuindo assim para a cura deste tumor. Muitos são os estudos realizados que procuram encontrar fatores preditivos e de prognóstico, de modo a auxiliar a tarefa árdua de diagnosticar, orientar a terapêutica e avaliar o prognóstico do cancro da mama. No entanto, atualmente este tema ainda carece de respostas para muitas questões. Com o intuito de encontrar algumas respostas, no presente estudo foram analisadas correlações entre várias variáveis clínicas, histológicas e biológicas, a fim de validar determinados biomarcadores, como fatores preditivos e de prognóstico. Neste projeto, foi nosso objetivo comparar duas coortes de carcinoma da mama de tipos histológicos diferentes (carcinoma lobular invasivo e carcinoma sem tipo especial), mas com grau de diferenciação e estádios clínicos e patológicos sobreponíveis. Foram selecionados 60 casos de carcinoma da mama, dos quais 30 carcinomas lobulares e 30 carcinomas de tipo NST e foram recolhidas as características específicas de cada tipo de tumor, bem como os dados clínicos relevantes. Foram comparadas variáveis clínicas (idade, a presença ou ausência de metástases, recidiva e por fim, seguimento) e variáveis histológicas e biológicas (expressão de recetores hormonais, amplificação de HER2, expressão de Ki-67 e densidade da infiltração linfocitária) entre as duas coortes e correlacionadas estas variáveis entre si e com os dados de seguimento. Um total de 8 correlações foram identificadas, em ambos os carcinomas, entre os vários parâmetros de interesse. Evidencia-se a correlação da expressão de Ki-67 com a infiltração linfocitária peritumoral e intratumoral, que revelaram relações ligeiramente superiores às restantes correlações efetuadas.
- Perfecionismo e procrastinação no contexto universitário: o que pode a autocompaixão fazer por mim e por nós?Publication . Vaz, Maria Beatriz; Carmo, CláudiaA saúde mental dos estudantes universitários tem despoletado um interesse crescente no campo da Psicologia. O ambiente académico, caracterizado por uma vontade em alcançar o sucesso, suscita nos estudantes, uma necessidade em corresponder às expectativas, próprias ou de outrem, de forma perfeita. Na sua componente desadaptativa, o perfecionismo associa-se fortemente à doença mental, sendo responsável pela etiologia, desenvolvimento e manutenção de uma vasto conjunto de sintomas e quadros clínicos. No contexto académico, associado ao perfecionismo surge tendencialmente a procrastinação. Designada como uma tendência em adiar tarefas, a procrastinação assume-se como potencialmente disfuncional quando o adiar da tarefa produz consequências negativas. Apesar de se tratar de um construto relativamente recente no domínio da psicologia contemporânea, a autocompaixão parece ser um recurso psicológico saliente como mediador entre os traços perfecionistas e os comportamentos procrastinadores no contexto académico. Os estudos que integram a autocompaixão na relação entre o perfecionismo e o procrastinação, no contexto universitário português são inexistentes. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel da autocompaixão na relação entre as diferentes dimensões do perfecionismo e a procrastinação. A amostra foi composta por 60 estudantes universitários (78.3% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (M = 23.15, DP = 4.34). Os participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, à Escala Multidimensional de Perfecionismo, à Escala Quase Perfeita Versão reduzida, à Escala de Procrastinação (PASS) e à Escala de Autocompaixão. Os resultados demonstram que o perfecionismo surge associado significativamente à procrastinação. Verificou-se que a autocompaixão desempenha um papel mediador parcial na relação entre o perfecionismo e a procrastinação. Globalmente, os resultados sublinham a tendência dos estudantes universitários perfecionistas em procrastinar, na ausência de uma atitude compassiva face ao self.
- O juiz dos órfãos e a casa medieval de Loulé (séculos XV e XVI)Publication . Esteves, Pedro Miguel Freitas; Oliveira, Luís Filipe Simões Dias deO Fundo dos Órfãos de Loulé integra um conjunto de dez documentos datados entre 1408 e 1535, atualmente conservados no Arquivo Municipal de Loulé. São uma fonte de enorme relevância, particularmente no estudo da orfandade medieval portuguesa. Este fundo apresenta um número elevado de aspetos, relativamente à legislação, quer acerca dos juízes dos órfãos e as suas competências, quer sobre o modo de funcionamento do juizado a nível local. Para além disso, caraterizam os dados relativos aos bens herdados pelos órfãos e a forma como eram administrados e geridos os seus bens, tendo em conta a salvaguarda do seu património. Nesta dissertação são analisados ao pormenor os bens comuns da casa medieval, procurando a partir deles caraterizar a casa medieval louletana do século XV e XVI. São um testemunho dos modos de vida, evidenciando os gostos e os hábitos do quotidiano e expondo a pobreza de uns e os luxos de outros no recheio das habitações.
- Potential immunological biomarkers for gilthead seabream (Sparus aurata) welfare when exposed to an acute infection of amyloodinium ocellatumPublication . Ribeiro, Gonçalo Lopes Leal; Martins, Rute Sofia Tavares; Marques, Cátia Andreia LourençoO Amyloodinium. ocellatum é um ectoparasita obrigatório dinoflagelado que afeta muitas produções de aquacultura no sul da Europa. É uma preocupação central em aquacultura devido à sua capacidade para causar mortalidade súbita nos peixes, especialmente em produções semi-intensivas. A dourada (Sparus aurata) é uma das espécies em produção mais afetadas, e apesar de a sintomatologia e causas de mortalidade estarem bem descritas e documentadas, a reação fisiológica e imunológica do hospedeiro ao parasita ainda são pouco conhecidas. Além disso, os tratamentos existentes são pouco eficazes contra todos os estadios de vida do parasita, podem provocar stress no hospedeiro, e impossibilitar a venda e consumo destes animais. Neste estudo o objetivo foi clarificar os mecanismos moleculares da resposta fisiológica da dourada a infecções de A. ocellatum. De modo a identificar e selecionar candidatos a biomarcadores que possam ser usados para monitorizar o bem-estar e saúde dos peixes em aquacultura. De modo a alcançar este objetivo, foi desenhado um ensaio de infeção. Três tanques controlo e três tanques de infeção foram montados em sistema fechado com apenas arejamento. Estes tanques foram colocados numa sala termicamente isolada a 23ºC durante todo o ensaio. Quarenta e duas douradas juvenis foram divididas pelos 6 tanques (7 em cada). Água com uma concentração de 78x103/ml de A. ocellatum foi adicionada aos tanques de infeção. De modo a avaliar o progresso da infeção e o estado dos peixes, foram feitas 3 amostragens em três pontos temporais: 24h, 48h e 72h. Nestas, o primeiro e segundo arcos branquiais dos indivíduos foram removidos e observados ao microscópio numa amplitude de 40x. Três locais da branquia foram aleatoriamente escolhidos e o número de A. ocellatum foi contado. Em cada uma destas amostragens foi removido 1 peixe de cada tanque.. Na amostragem final todos os peixes n=30 foram sacrificados ebranquias, fígados, baços, e intestinos foram recolhidos e colocados a -80ºC, até serem processados. As branquias e baços de 6 indivíduos, 3 controlo e 3 infetados, foram sujeitas a uma análise via RT-qPCR. Seis genes candidatos a biomarcadores foram escolhidos (TNF- α, IL-1β, HIF1-α, Cox-2, PPAR-α, e IgM) e a sua expressão foi analisada. Nas branquias apenas o IgM e o HIF1-α foramsobre expressos, sendo a diferença estatisticamente significativa apenas para o IgM. IgM é uma imunoglobulina que é expressa em diversos tecidos e é essencial para proteção contra diferentes agentes patogénicos. HIF1-α é um biomarcador habitualmente utilizado em peixes para avaliar hipoxia aguda e crónica e em ambas estas condições se têm demonstrado haver uma sobreexpressão. Algumas da possíveis razões para uma falta de significância estatística podem ser o facto de ter sido analisado uma quantidade de amostras insuficiente, ou uma análise feita numa janela temporal incorreta, já que outros estudos feitos com este gene admitem que uma exposição prolongada a condições de hipoxia causa a sobreexpressão deste marcador. As duas citoquinas pro-inflamatórias estudadas estavam sub-expressas nos peixes infetados, apesar de não ter sido observada significância estatística. Este resultado não era esperado, mas a maior parte dos estudos com citoquinas parecem estar ligados a exposições crónicas e correlacionados com os danos observados nos tecidos. Assim, é possível que a exposição feita neste estudo não tenha sido suficientemente longa para provocar danos significativos e uma sobre expressão destes genes. A expressão do Cox-2 não foisignificativamente alterada, apesar de os peixes infetados parecerem ter níveis de expressão menores que peixes controlo. A expectativa inicial seria que houvesse um aumento dos níveis de mRNA de Cox-2 em indivíduos infetados. No entanto, estudos feitos com este gene apontam para resultados contraditórios que podem estar relacionados com uma aparente interligação entre os genes Cox-2, IL-1β e TNF-α. Finalmente, o PPAR-α apresentou-se tal como IL-1β, TNF-α e Cox-2, ligeiramente sub-expresso, no entato sem significância estatística. Neste caso, os resultados não são surpreendentes visto que este gene é predominantemente expresso no fígado e não nas branquias. Aliás em dourada o PPAR-γ aparenta ser mais expresso do que o PPAR-α, sugerindo a utilização do primeiro ofereça em estudos futuros para avaliar o potencial deste gene como biomarcador para o catabolismo de lípidos em resposta a uma infecção. A importância do baço durante infeções parasítárias tem sido descrita em muitos estudos como uma resposta sistémica a infeções secundarias e participação no processo de regeneração de feridas. Neste estudo não foram detetadas nenhumas diferenças significativas em nenhum dos genes analisados no baço de peixes infetados quando comparado com o controlo. No entanto, todos os genes (excepto Cox-2) aparentam estar ligeiramente sobre-expressos. Apesar disto, devido a grande variabilidade nos valores de expressão dos indivíduos infetados, nenhum apresentou diferenças estatísticas. No entanto, a aparente sobre-expressão dos genes analisados neste estudo estão de acordo com as nossas expectativas e com a literatura. Para oHIF1-α, por exemplo, já foi reportada uma ligeira sobre-expressã após 12 e 24h, e ainda uma sobre-expressão significativa aquando de uma exposição a longo prazo. Assim, tal como nas branquias, a janela temporal de exposição ao parasita parece ser um fator chave para detetar respostas imunitárias no hospedeiro. Isto pode explicar o porque de não ter disso detetada nenhuma resposta na expressão deste gene no baço. Contrariamente ao observado nas braquias, a sobre-expressão de IgM não foi estatísticamente. Isto pode dever-se ao facto de ter sido detetada uma grande variabilidade nos níveis de expressão genética entre os indivíduos infetados. Todavia, esta pequena sobre-expressão está de acordo com as expectativas, já que alguns estudos feitos com circunstâncias similares apontam para uma resposta imunológica sistémica mais tardia. Assim é possível hipotetizar que em 72h A. ocellatum ativa uma resposta imunológica relativamente forte no local de infeção, mas não uma resposta sistémica completa. Como dito anteriormente a expressão das citoquinas pro-inflamatórias no baço não foi estatisticamente significativa. Apesar disso notou-se uma ligeira sobre-expressão. A resposta destas citoquinas a infecções está bem descrita em peixes, e o tempo ao qual essa é activada pode variar de acordo com o estímulo e espécie estudada. Por isso a falta de significância revelada neste estudo pode indicar que se tivéssemos analisado as amostras noutra escala temporal poderíamos ter encontrado resultados similares as expectáveis. Tal como nas branquias Cox-2 não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre infectados e controlo. Isto pode ser explicado pela mesma razão que nas branquias. Por fim, a expressão de PPAR-α também se demonstrou estatisticamente insignificante, mesmo que tenha sido o gene com maior resposta. De qualquer forma, devido a alta variância nos níveis de expressão entre indivíduos do grupo de infectados estes resultados não podem ser conclusivos. Em conclusão este estudo focou-se nas respostas iniciais (72h) das branquias e baços de dourada a uma exposição aguda de A. ocellatum. Este apenas demonstrou uma resposta forte de IgM no local de infecção (branquias), e nenhuma resposta significante foi detectada nos baços. No entanto, devido ao facto de só termos analisado um n=3 dos grupos infectados e de controlo, é possível que alguns dos genes estejam de facto a responder ao parasita, mas a falta de amostras individuais não providencie poder estatístico suficiente para o detectar. Para estudos futuros um aumento do tamanho da amostra, pontos de amostragem antes e depois das 72h, analise de mais tecidos tais como fígado, intestino e sopra-renal, alteração da carga de parasitas, desenhar a experiência para uma exposição crónica em vez de aguda, e estudar novos genes candidatos; podem ser formas de obter mais e melhores resultados.