Browsing by Author "Azipagrah, Doreen"
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- An assessment of tourism customers’memorable experience in GhanaPublication . Azipagrah, Doreen; Mendes, JúlioVários estudos acadêmicos têm-se focalizado nas experiências memoráveis no sector do turismo. Ao longo dos últimos anos, termos tais como experiência do cliente, experiência memorável e experiência turística, têm sido o tema de discussão na literatura de turismo, tornando-se o centro das atenções para a pesquisa e gestão do turismo atual. À medida que os estudos acadêmicos continuam a crescer em torno deste novo paradigma da relação entre o sucesso do turismo e as experiências memoráveis, mais contributos vão surgindo no sentido da compreensão das questões essenciais que transformam certas experiencias em experiências fantásticas, espetaculares e, o que é mais importante, memoráveis. Com base numa projeção futura, estima-se que o Gana, até ao ano de 2027, deverá receber cerca de 4, 3 milhões de turistas internacionais, o que significa a obtenção de receitas turísticas no valor de 8, 3 bilhões de dólares por ano. Neste sentido, é importante reflectir sobre o que poderá ajudar o país a attender e satisfazer melhor os seus turistas, garantindo que eles tenham uma experiência memorável e, assim, regressem ao destino turístico. Do ponto de vista dos negócios e do crescimento econômico, há a necessidade de a indústria do turismo de Gana fornecer uma experiência memorável ao cliente. O objetivo geral do presente estudo estudo foi avaliar a experiência de turismo memorável dos turistas no Gana. Para além deste, foram identificados dois objetivos específicos. O primeiro objetivo foi fornecer analisar as dimensões da experiência memorável dos clientes e o processo da criação de valor. O segundo objetivo do estudo foi examinar a influência das dimensões da experiência memorável dos clientes na memória e na lealdade dos turistas ao destino turístico. Para dar início ao trabalho, foi desenvolvida uma revisão detalhada da literatura académica recentemente publicada em jornais científicos. Foram identificados e analisados os conceitos emergentes tais como experiência do cliente, experiência memorável, experiência turística e cocriação de valor. Com base na naturesa exploratória do estudo, foram considerados dois métodos de análise o que consubstancia uma abordagem de pesquisa mista, em virtude da utilização de metodos quantitativos e qualitativos. Uma amostra de 240 respondentes foi selecionada para o propósito deste estudo. Um total de 170 entrevistas foi usado num segundo momento de análise da problemática. No processo de selecção dos respondentes para o estudo, foram utilizadas técnicas de amostragem probabilística e não probabilística. Especificamente, a amostragem aleatória simples, bem como a amostragem intencional e de conveniência foram adotadas. A recolha inicial de dados para o estudo foi feita por meio de um questionário. Os questionários foram elaborados com base nos objetivos do estudo e na revisão da literatura. Os questionários foram enviados via e-mail e plataformas de WhatsApp com o consentimento dos participantes. A análise dos dados foi feita com a utilização do SPSS para os dados quantitativos e a análise de conteudo para as entrevistas. Os resultados das entrevistas enfatizaram e mostraram que as dimensões da experiência memorável dos clientes e da “criação de valor” na indústria do turismo incluíam hedonismo, refrescância, cultura local, significado, conhecimento, envolvimento e novidade. Sobre a influência das dimensões da experiência memorável dos clientes nas suas memórias e lealdade, os resultados evidenciaram que todas as sete dimensões influenciaram os clientes no que diz respeito às suas memórias e lealdade. O estudo mostrou que todos os inquiridos consideram que as sete dimensões podem ser adotadas na conceção de ferramentas promocionais para a indústria do turismo. Por último foram reconhecidas as limitações do estudo e tecidas algumas recomendações sobre o que deve ser feito nesta matéria para benefício do turismo no Gana.