Browsing by Author "Bento, Alexandra"
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- Educação e formação de jovens e adultos: um passo para uma maior coesão social e inserção socioprofissionalPublication . Bento, Alexandra; Quintas, HelenaCom a instabilidade económica, o aumento do desemprego e a crescente competitividade no mercado de trabalho, a aposta na Aprendizagem ao Longo da Vida torna-se um conceito-chave, o qual, tendo em conta a sua pertinência, deve ser cada vez mais alvo de estudos e investigações. É neste contexto que o presente projecto de estágio foi desenvolvido no âmbito do 2.º Ciclo do Mestrado em Ciências da Educação - via Profissional com especialização em Educação e Formação de Adultos. O estágio incidiu sobre os cursos de Educação/Formação para Jovens e Adultos, promovidos pela Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa de Estoi e foi realizado durante os meses de Janeiro a Junho de 2010. Com este projecto tivemos como principais objectivos: conhecer todo o processo de Educação e Formação de Jovens e Adultos do Agrupamento Vertical de Escolas de Estoi, nomeadamente da Escola Sede, a Básica de 2º,3º ciclos Poeta Emiliano da Costa; e saber de que modo este estabelecimento escolar contribui para uma maior qualificação e inserção socioprofissional dos formandos que o frequentam. Para tal, foram realizadas diversas actividades: observação livre de todo o processo educativo; apoio no processo burocrático destes cursos; aplicação de inquéritos por questionário; realização de entrevistas; e divulgação da oferta formativa da Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa junto da comunidade residente na zona rural de Faro. Os dados obtidos através da aplicação dos instrumentos de recolha de dados permitiram o conhecimento da opinião dos formandos e ex-formandos acerca dos cursos EFA e cursos CEF; perceber o contributo destes cursos na inserção socioprofissional dos formandos que o frequentaram; conhecer o contributo destes cursos no desenvolvimento pessoal dos ex-formandos e no seu prosseguimento de estudos. Para além disso, os dados permitiram conhecer as funções e o papel desempenhado pelos diferentes profissionais que integram a equipa profissional destes cursos.
- A supervised home-based exercise program to improve functional performance in women with breast cancer (Home-Pac): a randomized controlled trialPublication . Ramos, Pedro G. F.; Júdice, Pedro B.; Valadas, Gabriela; Bento, Alexandra; Nobre, Inês; Rodrigues, Bruno; Carraça, Eliana V.Background:Endocrine therapy's effects may hinder the functional performance and quality of life of women with breast cancer. Physical activity can counteract these effects, but this population does not regularly adopt it. This study aimed to test the impact of a 12-week home-based exercise intervention with a supervised component on the functional performance, quality of life, and physical activity of women with breast cancer undergoing endocrine therapy. Methods:Twenty-one women were initially randomized. Three participants were missing at random before the intervention started, leaving 18 with breast cancer stage I to III diagnosis, aged 18 to 75 years, receiving endocrine therapy, and reporting low to moderate activity levels. The study comprised a weekly online exercise session and, an exercise booklet intervention, and control group. Functional performance, quality of life, and physical activity were assessed. ANOVAs with repeated measures and Bonferroni-adjusted pairwise comparisons were conducted. Results:High adherence to program was observed (80%). Significant group-by-time interactions, favoring the intervention group, were found for functional performance-sit-to-stand (F = 19.64; P < .001; Eta2 = .55), arm curl (F = 13.01; P = .002; Eta2 = .45), and timed-up-go (F = 12.22; P = .003; Eta2 = .43); quality of life-insomnia (F = 6.05; P = 0.026; Eta2 = .27) and global health status (F = 6.81; P = .020; Eta2 = .31); and total physical activity (F = 5.95; P = .027; Eta2 = .27). Conclusion:The findings suggest that home-based exercise programs might be feasible and improve strength and overall mobility. These programs may contribute to increasing physical activity and quality of life of women with breast cancer. Further studies with larger samples are needed to confirm these findings.
