Browsing by Author "Bruscato, Amanda Maraschin"
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- Aprendizagem à distância de anáfora em inglês e espanhol como línguas estrangeirasPublication . Bruscato, Amanda Maraschin; Baptista, JorgeA presente tese de doutoramento investiga a aprendizagem à distância de anáfora em inglês e espanhol como línguas estrangeiras. Analisa-se como falantes nativos de português, aprendizes de inglês ou espanhol, compreendem e produzem anáforas com antecedentes nominais em textos escritos e como diferentes modalidades de ensino à distância podem contribuir para a aprendizagem deste mecanismo discursivo. Ao todo, foram escritos 11 artigos, distribuídos em 4 seções. A primeira seção tem como foco a investigação da resolução de ambiguidade com base em um questionário online distribuído a aprendizes e falantes nativos de português, inglês e espanhol. Enquanto o primeiro texto foi um estudo-piloto realizado em Portugal, o segundo incluiu dados do Brasil, e o terceiro foi escrito após a coleta ser concluída. Nos questionários, foi possível controlar diversas variáveis para analisar como os falantes resolviam a ambiguidade anafórica. A segunda seção destina-se à revisão da literatura sobre o ensino-aprendizagem da anáfora, as teorias e métodos voltados ao ensino de línguas, e as diferentes modalidades de ensino. Estes estudos permitiram a elaboração conceitual do experimento realizado posteriormente. Finalmente, a terceira seção da tese trata do experimento realizado, que consistiu na oferta de um curso sobre anáfora nas modalidades de ensino à distância síncrona e assíncrona, com acompanhamento da aprendizagem ao longo do tempo. O primeiro artigo explica como o curso foi planejado; o segundo apresenta os resultados dos grupos nos testes de compreensão; e o terceiro avalia o curso qualitativamente. A quarta seção apresenta os corpora de aprendizagem compilados, BRANEN e BRANES, e a análise das relações anafóricas produzidas pelos estudantes ao longo de quatro testes (um pré-teste, um teste intermédio, um teste imediatamente final, e um teste de retenção após um mês). A tese conclui-se com uma sinopse dos resultados obtidos, sua discussão e uma conclusão perspectivando linhas de investigação futuras.