Browsing by Author "Carapeto, Rafaela Alexandra da Silva"
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- O potencial da literatura para a infância na educação em ciências: um estudo com crianças em idade pré-escolarPublication . Carapeto, Rafaela Alexandra da Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralO presente estudo intitulado “o potencial da literatura para a infância na educação em ciências: um estudo com crianças em idade pré-escolar”, foi realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar, lecionado na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Decorreu no ano letivo 2020/2021, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de jardim de infância da cidade de Faro, com um grupo de catorze crianças de quatro anos. Uma vez que o reconto de histórias estava bastante presente no quotidiano do grupo de crianças participante neste estudo, teve-se como principal propósito averiguar a possibilidade de explorar diversos temas da Educação em Ciências através da literatura para a infância. Com esse intuito, foram planificadas várias situações de aprendizagem sobre determinados temas de Ciências que pudessem ser explorados com a articulação da literatura para a infância. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, tendo como principal método de recolha de dados a observação participante. De realçar que este estudo ocorreu no decurso da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que obrigou ao encerramento das instituições, passando o ensino a ser realizado à distância o que, consequentemente, levou à não conclusão do estudo empírico, tal como estava estipulado inicialmente. Contudo, foi delineado um plano alternativo a esse estudo, que consta de uma brochura direcionada para todos os profissionais e estudantes da área da educação, contendo competências a desenvolver nas crianças e algumas possibilidades de exploração de cada história. Apesar de não ter sido concluído como estava estipulado inicialmente, ficou percetível a importância que a Educadora Cooperante atribuiu à exploração de atividades no âmbito da Educação em Ciências, bem como que as crianças apresentaram algumas conceções no que toca a alguns conteúdos da Educação em Ciências.