Browsing by Author "Carmo, Bruna"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A low-cost classroom-oriented educational robotics systemPublication . Saleiro, Mário; Carmo, Bruna; Rodrigues, J. M. F.; du Buf, J. M. H.Over the past few years, there has been a growing interest in using robots in education. The use of these tangible devices in combination with problem-based learning activities results in more motivated students, higher grades and a growing interest in the STEM areas. However, most educational robotics systems still have some restrictions like high cost, long setup time, need of installing software in children's computers, etc. We present a new, Iow-cost, classroom-oriented educational robotics system that does not require the installation of any software. It can be used with computers, tablets or smartphones. It also supports multiple robots and the system can be setup and is ready to be used in under 5 minutes. The robotics system that will be presented has been successfully used by two classes of 3rd and 4th graders. Besides improving mathematical reasoning, the system can be employed as a motivational tool for any subject.
- Robótica educativa no desenvolvimento do raciocínio matemáticoPublication . Carmo, Bruna; Guerreiro, AntónioO presente relatório apresenta uma reflexão sobre o percurso de formação ao longo do período em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada de uma atitude crítica e reflexiva face ao quotidiano profissional. Integra, também, uma secção de investigação desenvolvida numa das áreas de docência, com recolha de dados, sua análise e interpretação. Tendo como tema A Robótica Educativa no desenvolvimento do Raciocínio Matemático, este estudo apresenta uma prática de sala de aula em que os alunos, a trabalhar em grupo, recorrem à comunicação para expressar raciocínios e ideias matemáticas, através da resolução de tarefas de programação de robôs propositadamente criados para esta investigação. Na sua base está um trabalho orientado para a mudança pedagógica na implementação de práticas interdisciplinares e de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores. Nesta exposição, procede-se à análise dos percursos de desenvolvimento dos alunos, nomeadamente no que diz respeito ao visualizar e descrever posições, direções e movimentos e na aquisição de conhecimentos de Estudo do Meio, sobretudo a posição relativa de algumas serras de Portugal, com incidência no raciocínio matemático. Na exploração do pensamento dos alunos, assume-se que o raciocínio abdutivo é uma suposição razoavelmente bem fundamentada sobre uma conjetura que deve ser testada, posteriormente, por indução, como uma lei geral, que servirá de suporte para o raciocínio dedutivo. Os resultados do estudo destacam que programar um sistema robotizado, controlando-o a partir de um computador com softwares especificados, permite ao aluno assumir um papel ativo na construção dos seus próprios conhecimentos matemáticos, reconhecendo a importância de refletir sobre as decisões tomadas, aprendendo com os erros, tentando evitar repeti-los.
