Browsing by Issue Date, starting with "2013"
Now showing 1 - 10 of 979
Results Per Page
Sort Options
- Das políticas às práticas de educação de adultos: sentidos e lógicas de acção em torno da apropriação da medida de política pública Iniciativa Novas OportunidadesPublication . Martins, João EduardoEsta comunicação tem como principal objectivo a reflexão sobre a construção da acção pública na sociedade portuguesa a partir do analisador Iniciativa Novas Oportunidades. Mobilizam-se os resultados empíricos de uma investigação de doutoramento em Sociologia levada a cabo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulada “Das políticas às práticas de educação de adultos: Lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos” com a finalidade de compreender sociologicamente os modos como a medida se enraiza localmente nos terrenos da implementação da política pública. O estudo enquadra-se numa lógica de investigação qualitativa que privilegia a descoberta e a análise em profundidade dos fenómenos sociais e tem como instrumento central de recolha de dados a entrevista semi-estruturada. O material empírico foi objecto de tratamento analítico através da análise estrutural de conteúdos. Os principais resultados da investigação permitem-nos constatar que o Estado contemporâneo passa por uma reconfiguração na forma de fazer a acção pública em que as suas finalidades instrumentais/poiéticas se sobrepõem claramente às suas finalidades éticas. Constrangido por cima por actores multinacionais e transnacionais nas suas decisões, acções e recursos, o Estado que deixa de poder pôr em prática as políticas públicas por si só, passa a agir numa lógica procedimental mobilizando para o cumprimento das suas finalidades os múltiplos “parceiros” da sociedade civil. A acção pública assim produzida resulta do trabalho poiético que os múltiplos actores no terreno diferencialmente posicionados são capazes de produzir articulando lógicas de acção múltiplas e até contraditórias.
- Turismo e património arqueológico subaquático do Algarve: um estudo sobre a sua valorização turística no concelho de PortimãoPublication . Roeder, F.; Henriques, CláudiaO presente trabalho reflete sobre a inter-relação entre cultura, turismo e mar, associada ao património arqueológico subaquático. Este tipo de património material (cultura) é perspetivado no contexto da sua valorização turístico-cultural (turismo) em meio subaquático (mar). De notar que esta relação pode contribuir de forma decisiva para o incremento do turismo, quer enquanto complemento ao sol e mar, quer fomentando a procura do turismo cultural e também do turismo náutico. O trabalho circunscreve-se, em termos analíticos, ao património arqueológico subaquático, associado a Portimão, concelho inserido numa região turística por excelência - o Algarve. Tem como objetivo determinar em Portimão, no contexto do Algarve, a existência de ações e projetos que valorizam turisticamente o património arqueológico subaquático. O objetivo referido remete para a consideração de como um recurso cultural/patrimonial pode vir a ser “convertido” em recurso turístico, o que apela a contemplar a própria dinâmica advinda da mencionada inter-relação entre cultura, turismo e mar. Simultaneamente preocupa-se em averiguar a existência de ações e projetos valorizadores do tipo de património em estudo. Além da pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho fundamentou-se num inquérito por questionário dirigido a um conjunto de entidades ligadas respetivamente aos setores da cultura, turismo e mar. Apresentados e discutidos os resultados, evidencia-se em Portimão, na ótica da intervenção política e de esforços de articulação entre entidades público/privadas, uma contribuição ativa na preservação e promoção turística do património arqueológico subaquático, sendo um dinamizador do turismo cultural e do turismo náutico a nível regional e local.
- Programming the metabolic gene expression in zebrafish juveniles (Danio rerio) by supra-physiological glucose level during embryogenesisPublication . Rocha, F.; Dias, J.; Engrola, S.; Gavaia, Paulo J.; Geurden, Inge; Dinis, Maria Teresa; Panserat, S.Using zebrafish as a model organism, assess the effect of high glucose levels during early embryonic stages as a lifelong moderator of metabolic pathways.
- A participação eleitoral em Portugal e na Europa: um puzzle de contradiçõesPublication . Barreira, Ana PaulaNas últimas décadas tem-se observado uma consistente redução na forma mais convencional de participação política por parte dos cidadãos: a votação nas eleições legislativas. Entre 1970 e 2011, a participação média nas eleições legislativas na Europa a 15 desceu 13 pontos percentuais, mas em Portugal o decréscimo foi ainda mais acentuado: 30 pontos percentuais. Se as eleições são um meio por excelência para a escolha dos representantes de um governo numa democracia, estes decréscimos merecem alguma reflexão. Embora a teoria sustente que o comportamento esperado de um eleitor é a abstenção quando considerados os custos versus os benefícios de votar, mesmo assim, nas décadas de 70 e 80 um maior número de cidadãos, encontraram a motivação suficiente para votar. Esse número era superior a 80% do eleitorado, na década de 70, na Europa. Este capítulo identifica, de entre um leque alargado de possíveis razões que explicam a participação eleitoral, as quais encontram evidência empírica contraditória, as razões institucionais que estão na base das diferenças encontradas entre países na Europa. Diferenças no número de partidos suscetíveis de serem eleitos para o Parlamento e na possibilidade de existirem governos em coligação emergem como as principais razões para os diferentes resultados encontrados na participação eleitoral na Europa. A análise encontra uma relação positiva entre o número de partidos com representação parlamentar e a participação eleitoral, bem como com a existência de governos em coligação em que o partido líder detém menos de metade dos lugares do governo no Parlamento. A existência, em Portugal, de um reduzido número de partidos com possibilidades de obtenção de representatividade parlamentar, resultando em governos predominantemente unitários, com alternância de governo em torno de dois grandes partidos, não parece incentivar a participação eleitoral.
- Kalevala - O poema épico finlandêsPublication . Lönnrot, EliasO texto épico da nacionalidade finlandesa surgiu pela primeira vez em 1835, fruto da recolha de cantigas da tradição oral feita por Elias Lönnrot na região da Carélia. O desejo do médico e folclorista era construir e dar a conhecer uma epopeia nacional tão grandiosa quanto eram a Odisseia, o ciclo germânico dos Nibelungos ou Os Lusíadas - no seu esforço, pretendia servir a ideia de uma nação finlandesa, gerida alternadamente por governos suecos e russos. A versão de 1849, considerada definitiva, ainda hoje por todo o mundo serve de base ao estudo da literatura e da cultura finlandesas. Nos 50 Cantos que constituem o poema épico, desenrolam-se histórias de heróis valorosos, cantores exímios, poetas que emocionam até as pedras e guerreiros cujo fervor pelo combate os faz perigar nas guerras do amor.
- A preparação das unidades hoteleiras com classificação de 4 e 5 estrelas para a obtenção do certificado de qualidade: o caso de Portugal continentalPublication . Esgarrancho, Sandra Chevalier; Cândido, CarlosA certificação pela ISO 9000 é um tema que ao longo dos últimos anos tem recebido maior atenção no setor da hotelaria, embora muitas das empresas não retirem benefícios económicos dessa certificação. Baseado numa revisão da literatura, este estudo sugere que a existência de uma pré-preparação para a certificação é um fator-chave para o sucesso da sua implementação e, nesse sentido, propõe-se um modelo que engloba um conjunto de iniciativas que as empresas podem desenvolver antes de iniciarem o processo de certificação ISO 9000. Para responder à questão «de que forma é que os hotéis de 4 e 5 estrelas se preparam para a obtenção da Certificação da Qualidade?», foram desenvolvidas quatro hipóteses de estudo e, como forma de se conseguir verificar ou refutar as mesmas, foram enviados questionários via correio eletrónico aos hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal Continental. Após a recolha dos dados procedeu-se à sua análise com o recurso a métodos estatísticos, utilizando essencialmente técnicas de análise de dados não paramétricas. Foram realizados testes às quatro hipóteses de estudo (testes binominais), foi feito um teste ao enviesamento por não resposta (teste de Mann-Whitney) e um teste à aleatoriedade da amostra (teste de Wald–Wolfowitz). Após a análise dos resultados obtidos constatou-se que apenas uma das quatro hipóteses não foi rejeitada, evidenciado este resultado que a maior parte das empresas da população em estudo não procede a todas as iniciativas contidas no modelo para terem uma adequada pré-preparação antes do início do processo de certificação.
- Effect of antioxidant and optimal antimicrobial mixtures of carvacrol, grape seed extract and chitosan on different spoilage microorganisms and their application as coatings on different food matricesPublication . Rubilar, Javiera F.; Cruz, R. M. S.; Khmelinskii, Igor; Vieira, M. M. C.There is growing interest in the use of natural agents with antimicrobial (AM) and antioxidant (AOX) properties. Optimization of the AM capacity for mixtures containing carvacrol, grape seed extract (GSE) and chitosan, against gram-negative (Pseudomonas aeruginosa), gram-positive bacteria (Staphylococcus aureus, Listeria innocua and Enterococcus faecalis) and yeast (Saccharomyces cerevisiae) at 106 cfu mL−1 was studied. To observe the synergistic or antagonistic effect and find optimal combinations between the three agents, a simplex centroid mixture design was run for each microorganism, combining carvacrol (0-300 ppm, X1)X, GSE (0-2000 ppm, X2) and chitosan (0-2% w/v, X3). Results of the response surface analysis showed several synergistic effects for all microorganisms. Combinations of 60 ppm-400 ppm-1.2% w/v (carvacrol-GSE-chitosan; optimal AM combination 1, OAMC-1); 9.6 ppm-684 ppm-1.25% w/v (OAMC-2); 90 ppm-160 ppm-1.24% w/v (OAMC-3) were found to be the optimal mixtures for all microorganisms. Radical scavenging activity (RSA) of the same agents was then compared with a standard AOX (butylated hydroxytoluene; BHT) at different concentrations (25, 50 and 100 ppm; as well as the optimal AM concentrations) by the 1,1-diphenyl-2- picrylhydrazyl (DPPH) method. RSA increased in the following order: chitosan< carvacrol< BHT< GSE and for the OAMC: OAMC-2< OAMC-1< OAMC-3. The best RSA (OAMC-3) was applied as a coating in two different food matrices (strawberries and salmon). For strawberries, P. aeruginosa was more sensitive to the action of OAMC-3 than S. cerevisiae. For salmon, S. aureus was more resistant to the action of OAMC-3 than E. faecalis and L. innocua.
- The role of internal structure in the anomalous switching dynamics of metal-oxide/polymer resistive random access memoriesPublication . Rocha, Paulo R. F.; Kiazadeh, Asal; De Leeuw, Dago M.; Meskers, S. C. J.; Verbakel, F.; Taylor, D. M.; Gomes, Henrique L.The dynamic response of a non-volatile, bistable resistive memory fabricated in the form of Al2O3/polymer diodes has been probed in both the off- and on-state using triangular and step voltage profiles. The results provide insight into the wide spread in switching times reported in the literature and explain an apparently anomalous behaviour of the on-state, namely the disappearance of the negative differential resistance region at high voltage scan rates which is commonly attributed to a “dead time” phenomenon. The off-state response follows closely the predictions based on a classical, two-layer capacitor description of the device. As voltage scan rates increase, the model predicts that the fraction of the applied voltage, Vox , appearing across the oxide decreases. Device responses to step voltages in both the off- and on-state show that switching events are characterized by a delay time. Coupling such delays to the lower values of Vox attained during fast scan rates, the anomalous observation in the on-state that, device currents decrease with increasing voltage scan rate, is readily explained. Assuming that a critical current is required to turn off a conducting channel in the oxide, a tentative model is suggested to explain the shift in the onset of negative differential resistance to lower voltages as the voltage scan rate increases. The findings also suggest that the fundamental limitations on the speed of operation of a bilayer resistive memory are the time- and voltage-dependences of the switch-on mechanism and not the switch-off process.
- High and distinct range-edge genetic diversity despite local bottlenecksPublication . Assis, J.; Castilho Coelho, N.; Alberto, F.; Valero, Myriam; Raimondi, P. T.; Reed, D. C.; Serrão, EsterThe genetic consequences of living on the edge of distributional ranges have been the subject of a largely unresolved debate. Populations occurring along persistent low latitude ranges (rear-edge) are expected to retain high and unique genetic diversity. In contrast, currently less favourable environmental conditions limiting population size at such range-edges may have caused genetic erosion that prevails over past historical effects, with potential consequences on reducing future adaptive capacity. The present study provides an empirical test of whether population declines towards a peripheral range might be reflected on decreasing diversity and increasing population isolation and differentiation. We compare population genetic differentiation and diversity with trends in abundance along a latitudinal gradient towards the peripheral distribution range of Saccorhiza polyschides, a large brown seaweed that is the main structural species of kelp forests in SW Europe. Signatures of recent bottleneck events were also evaluated to determine whether the recently recorded distributional shifts had a negative influence on effective population size. Our findings show decreasing population density and increasing spatial fragmentation and local extinctions towards the southern edge. Genetic data revealed two well supported groups with a central contact zone. As predicted, higher differentiation and signs of bottlenecks were found at the southern edge region. However, a decrease in genetic diversity associated with this pattern was not verified. Surprisingly, genetic diversity increased towards the edge despite bottlenecks and much lower densities, suggesting that extinctions and recolonizations have not strongly reduced diversity or that diversity might have been even higher there in the past, a process of shifting genetic baselines.
- Desenvolver o sentido de número no pré-escolarPublication . Pires, Adriana; Colaço, Helena; Horta, Maria Helena; Ribeiro, Carlos MiguelO sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido será possível criar as bases para que as crianças aprendam matemática com compreensão. Essas aprendizagens relacionam-se fortemente com o conhecimento do professor, sendo que um amplo, sólido e relacional conhecimento do conteúdo fundamenta abordagens matematicamente potentes, envolvendo diferentes contextos e representações. Neste texto discutimos alguns aspetos do conhecimento do professor relativamente ao sentido de número, bem como apresentamos e discutimos um conjunto de tarefas que têm como objetivo matemático específico desenvolver esta noção nas crianças na educação pré-escolar.