Browsing by Author "Cartas, Beatriz Sanches"
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- Relatos de um estágio realizado em marketing de eventos num hotel à beira marPublication . Cartas, Beatriz Sanches; Guerreiro, Manuela; Barreira, Ana Paula; Sousa, LilianaCom o objetivo de concluir o grau de Mestre em Marketing Management pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, realizou-se um estágio no departamento de Eventos do Hotel Tivoli Carvoeiro Algarve Resort. Entre diversas tarefas desempenhadas no âmbito da organização de cerimónias de casamento, uma das mais relevantes para a conclusão o grau, foi a análise dos comentários partilhados pelos clientes na plataforma TripAdvisor. É sobre esta tarefa que incide, de forma especial, este Relatório de Estágio. Este trabalho contribuiu para conhecer, de forma mais sistematizada, o conteúdo gerado e partilhado por clientes que realizam a sua cerimónia de casamento no Hotel Tivoli Carvoeiro Algarve Resort. Para tal, procedeu-se à análise do conteúdo partilhado na plataforma TripAdvisor. Tomando como enquadramento teórico a experiência do consumidor e a atmosfera do local, foi possível compreender as razões da escolha do local para realizar este evento especial e explorar os elementos que influenciam a satisfação, as intenções de regressar e recomendar o hotel para este tipo de cerimónia, assim como a natureza (positiva ou negativa) do word-of-mouth no TripAdvisor (e-WOM). A análise da experiência em torno dos casamentos realizados nesta unidade hoteleira foi feita a partir de duas perspetivas: o segmento de clientes que fazem parte do evento (os atores principais da cerimónia) e os outros hóspedes que, não fazendo parte da lista de convidados que integra a cerimónia, experienciaram-na, de alguma forma, durante a sua estada no hotel (os espectadores que assistiam ao evento). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa dos dados, de carácter dedutivo. Os dados foram recolhidos através do TripAdvisor, uma das mais reconhecidas plataformas reviews online em contexto de turismo e hospitalidade. No TripAdvisor os clientes podem partilhar a sua experiência através de conteúdo textual, pictórico e vídeos. No âmbito deste estudo foram recolhidos 177 comentários no período compreendido entre 2006 a 2020. Para a extração dos comentários utilizou-se o software Scrape Storm, versão 3.5.3. Para analisar e codificar os dados utilizou-se o software NVivo 12 Plus. A análise dos dados permitiu evidenciar duas perspetivas antagónicas entre a experiência de quem faz parte do casamento (os atores principais) e dos hóspedes externos ao evento (os espectadores). Os atores do evento influenciam positivamente a imagem do Tivoli Carvoeiro através de e-WOM, maioritariamente de natureza positiva enquanto, que os espectadores do evento influenciam, na sua maioria, a imagem do hotel de forma não favorável. As conclusões deste estudo podem contribuir para gestão harmoniosa de dois produtos: a organização de cerimónias de casamento e o alojamento de hóspedes externos à cerimónia. A gestão dos palcos e das experiências que neles são vividas deve ser, pois, criteriosamente desenhada de forma a evitar situações de conflito. Este estudo, além de ir ao encontro de uma lacuna identificada na literatura na medida em que se trata de um tema pouco explorado em termos académicos, é também inovador e rico em contributos para a gestão de empreendimentos hoteleiros que, em resposta a uma procura crescente, oferecem este produto.
