Browsing by Author "Cavaco, Raquel Martins"
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- O conceito de probabilidades estudado em conjunto com a germinação de sementes na educação pré-escolarPublication . Cavaco, Raquel Martins; Coelho, Ana Cristina; Guerreiro, AntónioO relatório de investigação intitulado O conceito de probabilidades estudado em conjunto com a germinação de sementes na educação pré-escolar foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O estudo aconteceu numa instituição da cidade de Faro, abrangendo um grupo de 19 crianças. O trabalho encetado teve como principal objetivo promover o desenvolvimento do pensamento relativo ao conceito de probabilidade, recorrendo-se, para isso, a estratégias didáticas que incluíam a germinação de sementes. O processo investigativo decorreu na sala de atividades do grupo participante na investigação e integrou quatro fases, recorrendo-se em cada fase a diferentes estratégias de intervenção pedagógica. As fases referidas incluíram momentos de sensibilização para o tema, momentos de construção do conceito de probabilidade, promovidos através da participação das crianças em atividades fomentadoras da construção deste conceito, e momentos de avaliação da perceção da noção de probabilidade. As atividades incluíram tarefas de seleção fortuita de feijões, ervilhas e lentilhas, sementes cuja probabilidade de serem selecionadas para germinação estava relacionada com o número de sementes presente no conjunto inicial. O resultado da germinação das sementes escolhidas permitiu a observação visual do resultado do processo de seleção, ajudando as crianças a criar ou a confirmar a noção de probabilidade. No final do processo, as crianças foram convidadas a aplicar o conceito de probabilidade a uma nova situação. Observou-se que todas as crianças foram capazes de realizar as tarefas previstas no processo investigativo e que 11 crianças, em 19, foram capazes de aplicar o conceito de probabilidade a uma nova situação. A associação das tarefas de germinação de sementes ao cálculo das probabilidades dotou de cor, de vida e de realismo a tarefa matemática, mantendo o resultado da aplicação do conceito de probabilidade observável ao longo do tempo. O processo investigativo foi dinâmico, participado e dinamizador do desenvolvimento de múltiplas competências ao nível do conhecimento da ciência, da comunicação, da autonomia e da responsabilidade.