Browsing by Author "Correia, Dulce Maria Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diferenciação pedagógica na sala de aula: conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Correia, Dulce Maria Baptista; Guerreiro, António; Sousa, Helena Cristina Mendonça Coelho deCom a publicação do decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, republicado na Lei 116/2019, de 13 de setembro, o conceito diferenciação pedagógica tem sido objeto de ampla discussão nos últimos anos. Apesar da relevância atribuída recentemente, tem vindo a evoluir nos últimos sessenta anos, acompanhando as políticas e as práticas educativas. Talvez devido a uma herança de modelos educacionais e de propostas para a diferenciação pedagógica, desde a última metade de século passado até ao momento presente, o conceito tem sofrido interpretações subjetivas e consequentemente diferentes operacionalizações. Com base nestes pressupostos esta investigação procura compreender como é que os professores do 1.º ciclo do ensino básico, a lecionar numa escola deste nível de ensino, pertencente a um agrupamento de escolas, do distrito de Faro, concebem e operacionalizam a medida educativa universal a) A diferenciação pedagógica, promovendo o sucesso escolar e as aprendizagens nas respetivas turmas. Trata-se de uma investigação qualitativa. O tipo de estudo é descritivo interpretativo. É um estudo de caso referente a um Agrupamento de Escolas, com recurso a entrevista semiestruturada, à observação não participante e à análise documental. Esta investigação contou com a participação de quatro professores dos primeiros anos de escolaridade, dois do 1.º ano e dois do 2.º ano, e integrou um conjunto significativo de dados provenientes de inquirição dos participantes, de observação das aulas e contextos educativos, da consulta documental e das notas de campo da investigadora. Este estudo vem revelar conceções e apresentar evidências práticas de que, não obstante todos os obstáculos percecionados e experienciados pelos docentes inquiridos, há a vontade expressa de participarem na mudança do paradigma tradicional para um sistema educativo inclusivo mais justo e adaptado às necessidades específicas dos alunos e das famílias, potenciando, através de estratégias pedagógicas diferenciadas, os contextos reais das escolas e da sociedade. Pretende-se que este estudo constitua uma mais-valia para o agrupamento alvo, gerando momentos essenciais de reflexão e partilha entre os intervenientes e outros colegas e também em grupos de formação, envolvendo construtivamente os alunos, as famílias e as comunidades educativas.