Browsing by Author "Costa, Elisabete Filipa Lopes"
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- Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na ilha do FaialPublication . Costa, Elisabete Filipa Lopes; Guerreiro, AntónioA presente dissertação surge no âmbito profissional e pessoal, dado que senti necessidade de aprofundar este tema, conhecendo a realidade da minha ilha, para uma melhor intervenção como terapeuta da fala. Com esta investigação, pretende-se conhecer as perceções dos professores e educadores de infância acerca do impacto da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) na vida das crianças, averiguar as dificuldades sentidas pelos professores e educadores de infância de crianças com PEA da ilha do Faial. Foi então estabelecido um objetivo geral para a realização deste estudo, sendo este conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades e funcionamento dentro da sala de aula/atividades. Para atingir este objetivo foram estabelecidos objetivos específicos: (1) analisar a implicação que as crianças com PEA têm na aprendizagem dentro da sala de aula/atividades; (2) analisar as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades; (3) conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância dentro da sala de aula/atividades; (4) conhecer as estratégias utilizadas pelos professores/educadores de infância e como lidam com a criança dentro da sala de aula/atividades; e (5) analisar como é feita a inclusão das crianças com PEA dentro da sala de aula/atividades. Este estudo é de natureza qualitativa em que será feita uma abordagem interpretativa dos dados descritos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e educadores de infância com alunos com PEA na ilha do Faial. Os resultados apontam para uma perceção favorável à inclusão das crianças com PEA numa turma regular, apesar das dificuldades dos professores e dos educadores de infância na planificação das aulas/atividades para estes alunos. Nas interações, os educadores de infância e os professores privilegiam a negociação e o feedback positivo, e os alunos, particularmente no pré-escolar, interagem através do diálogo, numa comunidade de interajuda. Os resultados indicam a necessidade de formações, de um maior conhecimento da comunidade escolar, e de materiais educativos, adequados às crianças com PEA na sala de aula/atividades.