Browsing by Author "Cruz, Ana Rita Pereira Marques da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- (N)um lugar ao sol: contributos do turismo para as dinâmicas criativas e para a atração da classe criativa no AlgarvePublication . Cruz, Ana Rita Pereira Marques da; Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da; Marques, João FilipeOs destinos turísticos ficam frequentemente reféns do seu próprio sucesso. Apesar dos efeitos positivos do turismo, produtos turísticos dominantes tornam-se muitas vezes demasiado importantes para as economias regionais e promovem uma especialização excessiva, concentrando recursos financeiros e humanos num número limitado de atividades. Este foi o caso de várias regiões na Europa e é uma situação que caracteriza o Algarve (Portugal). Esta região beneficiou do desenvolvimento do turismo nas últimas décadas, muito para além da mera dimensão económica - em termos de abertura, tolerância e cosmopolitismo - mas não conseguiu evitar uma concentração exagerada em torno do produto “sol e praia”. Partindo da necessidade de diversificar os produtos turísticos, melhorar as economias regionais e gerar emprego qualificado, esta investigação procura perceber em que medida destinos turísticos têm capacidade de atrair e reter a “classe criativa” operando desta forma a necessária transformação das suas economias. O principal corolário do estudo da “classe criativa” é que atualmente a decisão da localização de indivíduos com ocupações científicas, técnicas, culturais e artísticas não se limita à presença de fatores hard, como a existência de oportunidades de trabalho, mas é baseada em fatores soft, como a qualidade do lugar, a sua vitalidade social e a tolerância à diferença. Devido ao facto dos recursos turísticos serem valorizados tanto por turistas como por residentes, esta investigação explora as possibilidades do turismo funcionar como um fator de atração e de retenção para a classe criativa. Partindo da literatura sobre a “classe criativa”, desenvolvimento regional e turismo esta investigação está organizada em quatro estudos que constituem as suas principais contribuições empíricas. Em primeiro lugar, são usados micro-dados oficiais do Emprego para medir a “economia criativa” e a classe criativa em Portugal e nas suas regiões. Também é dada atenção à formulação de políticas neste domínio, em particular no Algarve. Em segundo lugar, para contribuir para a compreensão do estudo de caso do Algarve, exploram-se três casos adicionais de destinos turísticos europeus que desenvolveram um território criativo: Málaga (Espanha), Graz (Áustria) e Cardiff (Reino Unido). Uma terceira componente de investigação centra-se na articulação entre o turismo, atividades científicas e culturais e criativas no Algarve através da utilização da análise estrutural de redes. Os atores identificados como centrais foram entrevistados para esclarecer a sua visão sobre o potencial da economia criativa na região. Finalmente, a investigação concentra-se nos membros da “classe criativa”. Entrevistas em profundidade com enfoque biográfico foram realizadas a membros dos diferentes subgrupos da classe criativa: núcleo criativo, profissionais criativos, profissionais das artes e da cultura, para entender as motivações para viver no Algarve. Nesta região, o turismo é um importante facilitador da atração classe criativa, na medida em que contribui para o desenvolvimento de fatores soft como o maior grau de tolerância e qualidade de vida. Fatores hard, tais como a existência de emprego a nível local, continuam a ser fundamentais para a retenção da “classe criativa”. A “classe criativa” é crucial para instigar uma nova dinâmica regional positiva, para um turismo criativo e para quebrar as dependências de trajetória existentes.