Browsing by Author "Dias, Sofia Alexandra da Silva"
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- Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anosPublication . Dias, Sofia Alexandra da Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Dionísio; Fonseca, Olga Maria Costa daO presente relatório emerge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta foi realizada em contexto de jardim de infância, nomeadamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), em Faro, com um grupo de crianças da faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo surge a partir da interdisciplinaridade entre a literatura para a infância e a educação científica. Neste sentido, teve como principal objetivo compreender se crianças de 4 e 5 anos possuem a capacidade de distinguir aquilo que é real e observável no nosso mundo, daquilo que é fruto da imaginação e observável nos livros para a infância. Para além disso, também foi objetivo entender se as mesmas crianças são capazes de criar uma história imaginária, partindo de fotografias reais e de realidades observáveis no nosso mundo. De forma a desenvolver esta investigação, foram realizadas três fases divididas em diversas etapas. Na primeira fase, foi feita a leitura mediada do livro O Sr. Tigre tornou-se selvagem, de Peter Brown, seguida da realização do jogo ‘O real e o imaginário’, terminando com a visualização de um trecho do documentário “Tigres” do BBC Vida Selvagem. Na segunda fase, foi feita a leitura mediada do livro A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec; seguidamente, foi, de novo, realizado o jogo ‘O real e o imaginário’ e, para concluir, visualizou-se um documentário sobre a primeira viagem do Homem à Lua. Para finalizar, na terceira fase, foi realizado o ‘Jogo do Imaginário’. Com estas atividades, recolheram-se várias informações que, posteriormente, foram objeto de análise e interpretação, de forma a obter algumas respostas e conclusões acerca da investigação. No final deste processo, foi possível observar que as crianças adquiriram uma melhor compreensão do significado dos conceitos de ‘real’ e de ‘imaginário’.
