Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-16"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Paleoenvironmental and paleoceanographic changes recorded in the marine and nearshore sediments in the Lower Cretaceous Arrifes sequence, Albufeira, Algarve Basin, PortugalPublication . Descamps, Gabrielle Sofia; Fernandes, Paulo; Gilda, LopesThis project focuses on the Late Hauterivian to Late Barremian sedimentary succession that outcrops at Arrifes, southwest of Albufeira (southern Portugal). The aim is to study the forcing mechanisms (sedimentological, climaBc, oceanographic and biological) that are recorded in the straBgraphic succession of Arrifes. A detailed straBgraphic log of the sequence was established to interpret the different sedimentary facies, their relaBons and evoluBon. This task was necessary to guide the sampling used for geochemical and palynological studies, including the study of palynofacies, and the biostraBgraphic studies of dinoflagellate cysts. The laGer study allowed daBng of the Arrifes succession of Late Hauterivian to Late Barremian age. The deposiBonal age constrained also the paleoenvironmental, paleoceanographic (including eustasy) and paleoclimaBc changes observed in the Arrifes sequence. Geochemical analysis of whole-rock and carbon stable isotopes was also used to characterise paleoenvironmental and paleoclimaBc condiBons. During Lower Cretaceous Bmes, the Arrifes succession experienced shiMs between wet climates in the Late Hauterivian, increasing aridity in the Early Barremian and again wet climates during the Late Barremian. MulBple sea-level fluctuaBons occurred during this Bme interval, but overall the deposiBonal environments were of Bde dominated nearshore carbonate environments. During the peak of transgressive phases, deep water offshore facies were also established. The δ13Corg curve indicates the presence of several moderate negaBve excursions during Barremian Bmes. These excursions are tentaBvely related to the deposiBon of marine organic-rich sediments, mainly induced by oceanographic condiBons of sea-level rises or induced by climaBc consequences such as density straBficaBon or increased conBnental flows to the ocean, rather than deposiBon influenced by an Oceanic Anoxia Event (OAE), since no such event has been idenBfied for Barremian age. However, the Late Hauterivian shows a strong negaBve values of δ13Corg, at the base of the straBgraphic succession, it could be tentaBvely related to the Faraoni OAE (F-OAE). Moreover, the sedimentology, age and geochemical features of the Arrifes succession are similar to the Salema and the Barrancão formaBons located in the western Algarve Basin, and can therefore be correlated which each other.
- Cuidados dermatológicos no idosoPublication . Candeias, Inês Filipa Clemente; Espírito Santo, Margarida de Fátima Neto; Nascimento, TâniaCom o aumento da esperança média de vida torna-se cada vez mais urgente promover a qualidade de vida nos idosos. O envelhecimento cutâneo faz parte do processo fisiológico normal do ser humano, ocorrendo alterações estruturais e funcionais devido a fatores extrínsecos e intrínsecos, o que consequentemente conduz ao aumento da prevalência de múltiplas patologias da pele. Sendo a pele um órgão tão importante do nosso corpo é fundamental promover a integridade deste. Assim sendo, é necessário apostar em estratégias que permitam manter a pele limpa e hidratada, assim como controlar ou tratar as patologias associadas à pele que possam existir. A presente dissertação tem como objetivo a elaboração de um manual de cuidados dermatológicos no idoso, “Cuidar da pele com mais idade”, que possa ser utilizado pelos idosos e/ou respetivos cuidadores informais, visando contribuir para uma melhoria dos cuidados prestados ao nível da pele nesta fase avançada da vida. Para tal, foi necessário proceder à recolha de informação bibliográfica, posterior redação do suporte teórico da monografia e por fim redação do manual. Existe pouca informação acessível aos consumidores mais idosos que lhes permita realizar os cuidados de limpeza, hidratação e/ou específicos de forma adequada, embora a literatura científica disponível seja extensa. Assim, foi possível a realização de um manual dirigido especialmente a esta faixa etária e aos cuidadores informais que permite melhorar o conhecimento sobre os produtos disponível e auxiliar na escolha dos produtos necessários a cada situação.
- Douro Collection - Projeto empresarial de um agroturismo de conceito laidback luxuryPublication . Silva, João Francisco Mouta da; Salsa, Maria Leonor Cruz dos Reis; Melo, António Manuel da Silva eO presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios para um projeto empresarial de um agroturismo de conceito laidback luxury no Douro, denominado, de forma fictícia e não vinculativa, de Douro Collection com previsão de abertura em 2024. Em hotelaria, no ambiente de agroturismo, graças à forte interação humana e com a natureza, os clientes atribuem um elevado valor à forma como são recebidos, tratados e integrados no meio envolvente. A experiência é avaliada como um todo e todos os detalhes contam. Assim, pensamos ser importante criar um conceito integrado na região e que promova o melhor do Vale do Douro, mas com um carácter inovador e a posicionarse como um agroturismo de espírito laidback luxury. Para tal, foi relevante entender o potencial da região do Douro como destino turístico e o perfil dos seus potencias hóspedes. Após a definição do conceito, realizaram-se as projeções de custos e de receita tendo por base a análise da concorrência e os dados pesquisados e analisados em diversas fontes, permitindo assim ser feito um estudo de viabilidade do projeto. Pode concluir-se que o projeto é viável e que, associado a uma correta e bem definida estratégia de comunicação e vendas, o Douro Collection poderá posicionar-se como um agroturismo diferenciador e de referência na região.
- Contributo para a implementação de um projeto de turismo criativo no concelho de SerpaPublication . Sebastião, Idália Luzia Cavaco; Antunes, Carla RoloEste trabalho pretendeu desenvolver uma abordagem para a aplicação do conceito de Turismo Criativo no concelho de Serpa. Para tal, foram analisadas as várias valências do concelho e construída uma metodologia como contributo ao desenvolvimento de atividades de Turismo Criativo assentes em três elementos base - a história/património; a ruralidade; e a paisagem/biodiversidade - para cada um foi criado um tema. Para a definição do conteúdos para cada tema utilizaram-se elementos considerados importantes para os visitantes, como ver, cheirar, provar, ouvir ou ter perceção, a interação com atividades criativas, o "storytelling", a experimentação ou a integração nas comunidades locais.
- Antecedentes e consequências da motivação dos colaboradores no setor hoteleiroPublication . Canão, Patrícia Vagos Dias; Semedo, Ana Suzete DiasOs recursos humanos (RH) são o grande fator diferenciador e essencial das empresas de serviços. As políticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) deverão regular os comportamentos individuais, proporcionando a manutenção de bons níveis de Motivação que, por seu turno têm impacto comprovadamente relevante nos resultados operacionais das organizações. Torna-se indispensável o estudo da Motivação, dos factores que a condicionam, bem como das suas implicações nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. Neste sentido, o propósito deste estudo foi entender os antecedentes e as consequências da Motivação dos colaboradores no setor hoteleiro. Mais especificamente, analisar alguns dos principais factores que se relacionam com os níveis de Motivação, nomeadamente o Sistema de Recompensas, as Percepções de Justiça Organizacional, o Engagement, as Intenções de Turnover e os Comportamentos Contraprodutivos. A investigação empírica, de carácter quantitativo, contou com a participação através de inquérito por questionário de uma amostra de 313 colaboradores hoteleiros Portugueses. Com base nestes dados foram feitos testes à correlação e regressão entre as variáveis em estudo. Relativamente aos antecedentes, os principais resultados sugerem que existem relações positivas e significativas entre o Sistema de Recompensas e a Motivação, bem como entre as dimensões Distributiva e Interpessoal das Percepções de Justiça Organizacional e a Motivação dos colaboradores. Os resultados mostraram ainda que a Motivação dos colaboradores apresenta implicações positivas no Engagement e, negativas, nas Intenções de Turnover e nos Comportamentos Contraprodutivos. Apesar das limitações do estudo, a evidência empírica alcançada preconiza que políticas e práticas exequíveis e adaptadas de GRH nas organizações hoteleiras têm um grande impacto na Motivação dos seus colaboradores e, por conseguinte, em menores níveis de intenções de abandono e de comportamentos desviantes na organização. Os principais contributos desta investigação têm implicações ao nível da percepção da importância da Motivação na evolução empresarial e, a nível prático, na GRH repercutindo se, consequentemente, a nível social e económico.
- Implicações da satisfação dos clientes no aumento das receitas em empresas hoteleiras. O caso prático do Golden Beach GuesthousePublication . Martins, Dário Filipe Horta; Serra, FranciscoO setor turístico representa mudança. Mudanças no mundo normalmente trazem mudanças ao setor turístico, e ao setor hoteleiro. O alojamento local tem, nos últimos anos tido um enorme impacto na realidade turística no país, que teve os seus anos dourados na última década, entre 2010 e 2019, registando aumentos médios anuais na ordem dos 7,2% nas dormidas, e de 10,3% de variação média nas receitas geradas, passando de 7,6 mil milhões euros para 18,4 mil milhões em 2019 (Turismo de Portugal, 2021). Porém, com o surgimento da pandemia originada pelo Covid-19, em 2020, Portugal teve o seu pior ano desde que há registo. As dificuldades não se cingiram unicamente a fatores económicos ou financeiros, mas também sociais e operacionais, entre muitas outras adaptações que foram sendo decretadas pelos governos nacionais, originando uma crise mundial sem precedentes, fechando fronteiras, empresas e retendo pessoas/turistas. O presente projeto foi também, em certa medida, afetado pela pandemia. A satisfação dos hóspedes é o core do sucesso para qualquer empreendimento ou alojamento turístico, pelo que se torna indispensável o seu estudo e rastreio pelas empresas hoteleiras. A satisfação engloba diferentes dimensões, e as pessoas reagem de formas diferentes a cenários diferentes, pelo que o presente estudo procura abranger as dimensões que se tornam mais pertinentes para a retenção, fidelização e satisfação dos clientes. Este trabalho de projeto tem o objetivo de enaltecer e estabelecer ligações entre algumas dimensões que contribuem para o aumento das receitas. Embora a satisfação de clientes seja um tema crescente entre a comunidade científica, ainda carece de alguma investigação no setor das viagens e turismo, fortemente marcada pela interação humana, sendo frequentemente descrita como um negócio de pessoas para pessoas, trazendo complexidade acrescida ao seu estudo. Nesse sentido, o início do estudo é uma revisão de literatura, onde foram investigados os temas definidos como fundamentais para o aumento das receitas, tendo a sua origem na satisfação dos clientes, e verificar se existe ligação entre ambas, e se a satisfação dos clientes representa um critério fundamental para o aumento das receitas, independentemente de a unidade hoteleira adotar estratégias de Yield ou Revenue Management, ou de Costumer Relationship Management, por exemplo. No último capítulo do projeto é efetuado um estudo de caso, no Golden Beach Guesthouse, onde foram implementadas algumas das medidas dos estudos da revisão de literatura e onde se avaliaram os resultados dos mesmos.
- Pneumonia adquirida na comunidade: abordagem terapêutica na idade pediátricaPublication . Lourenço, Telma Maria Frazão; Silva, Isabel Júlio daA pneumonia é uma infeção do trato respiratório inferior que pode ser provocada por agentes patogénicos como fungos, vírus ou bactérias. Atinge, anualmente, milhões de pessoas no mundo e apresenta maior predominância e taxa de mortalidade em regiões subdesenvolvidas, nomeadamente, a África Subsariana e o Sudeste Asiático. A pneumonia adquirida na comunidade é um dos tipos mais comuns de pneumonia. Desenvolve-se na comunidade ou até 48 horas após a admissão em meio hospitalar, considerando o doente que não habita em lares ou outras instituições equivalentes. Esta patologia é considerada uma das principais causas de morbilidade e mortalidade pediátrica, no entanto, tem-se registado uma melhoria considerável, ao longo dos anos, deste quadro clínico. Dependendo da decisão médica, o tratamento pode ser realizado tanto em regime ambulatorial como em regime de internamento hospitalar. Na pneumonia adquirida na comunidade destaca-se a pneumonia viral, bacteriana e atípica e, dependendo do agente etiológico, existem diversas opções terapêuticas. Em caso de suspeita de pneumonia viral podem ser instituídos antivirais. Se existir suspeita de etiologia bacteriana, é iniciada a antibioterapia empírica, tendo como primeira linha a amoxicilina. Se, depois de verificada a idade e analisados outros fatores, existir suspeita de que se trata de um agente etiológico atípico, são prescritos macrólidos como primeira linha de tratamento. Quase todas as mortes associadas a esta infeção, principalmente até aos 5 anos de idade, podem ser evitadas através da implementação de várias estratégias de prevenção. É fundamental a redução de fatores de risco de modo que ocorra uma diminuição da morbilidade e mortalidade associadas a esta doença. Neste contexto, este trabalho de dissertação teve como objetivo a abordagem da terapêutica atualmente implementada na pneumonia adquirida na comunidade na idade pediátrica, relevando o papel fundamental do farmacêutico na prevenção e tratamento, bem como, na educação para a saúde, alertando os progenitores para as eventuais consequências da evolução deste tipo de pneumonia.
- Real e imaginário: uma história de simbiose um estudo com crianças de 4 e 5 anosPublication . Dias, Sofia Alexandra da Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Dionísio; Fonseca, Olga Maria Costa daO presente relatório emerge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta foi realizada em contexto de jardim de infância, nomeadamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), em Faro, com um grupo de crianças da faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo surge a partir da interdisciplinaridade entre a literatura para a infância e a educação científica. Neste sentido, teve como principal objetivo compreender se crianças de 4 e 5 anos possuem a capacidade de distinguir aquilo que é real e observável no nosso mundo, daquilo que é fruto da imaginação e observável nos livros para a infância. Para além disso, também foi objetivo entender se as mesmas crianças são capazes de criar uma história imaginária, partindo de fotografias reais e de realidades observáveis no nosso mundo. De forma a desenvolver esta investigação, foram realizadas três fases divididas em diversas etapas. Na primeira fase, foi feita a leitura mediada do livro O Sr. Tigre tornou-se selvagem, de Peter Brown, seguida da realização do jogo ‘O real e o imaginário’, terminando com a visualização de um trecho do documentário “Tigres” do BBC Vida Selvagem. Na segunda fase, foi feita a leitura mediada do livro A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec; seguidamente, foi, de novo, realizado o jogo ‘O real e o imaginário’ e, para concluir, visualizou-se um documentário sobre a primeira viagem do Homem à Lua. Para finalizar, na terceira fase, foi realizado o ‘Jogo do Imaginário’. Com estas atividades, recolheram-se várias informações que, posteriormente, foram objeto de análise e interpretação, de forma a obter algumas respostas e conclusões acerca da investigação. No final deste processo, foi possível observar que as crianças adquiriram uma melhor compreensão do significado dos conceitos de ‘real’ e de ‘imaginário’.
- Complexos de metais do grupo VIII na terapêutica antitumoral: passado, presente e futuroPublication . Lopes, Ana Isabel Figueiredo; Lourenço, J. P.O cancro, caracterizado por um crescimento celular desregulado, é atualmente uma das principais causas de morte no mundo. Devido à diversidade, quer de mecanismos de crescimento, quer de locais alvo, o tratamento do cancro continua a ser um desafio para a comunidade científica. Desde a descoberta acidental da cisplatina como agente antitumoral, diversos grupos de investigação têm-se debruçado sobre o desenvolvimento de novos compostos de coordenação com potencial antineoplásico. Os compostos de ferro, um metal essencial em sistemas biológicos, apresentam um mecanismo de ação associado a reações redox envolvendo o par Fe(II)/Fe(III). A perturbação de diversos equilíbrios redox ou a promoção de uma reação redox que por um mecanismo radicalar possa dar origem a danos irreparáveis em diferentes biomoléculas faz deste metal um candidato no desenvolvimento de complexos com ação citotóxica como é já o caso do complexo Fe-bleomicina. Os compostos de ruténio têm demonstrado beneficiar de características que os tornam promissores agentes antitumorais, pela riqueza das suas propriedades químicas, conquistando, atualmente, um papel importante na investigação de terapêuticas contra o cancro. Estes compostos destacam-se pela reduzida toxicidade, boa tolerância in vivo e pelos diferentes mecanismos de ação, contando já com dois complexos usados em ensaios clínicos em humanos, NAMI-A e KP1019/NKP1339. Por fim, estudos recentes mostram que o ósmio apresenta reatividade química e os seus complexos podem ser ajustados pela escolha do seu estado de oxidação, dos ligandos e da geometria de coordenação e estereoquímica, abrindo assim uma ampla gama de novas aplicações biológicas e médicas. A terapêutica antitumoral com recurso a estes complexos pode ter diversos mecanismos de ação e alvos, incluindo interações com o ADN, atividade redox e inibição de proteínas. A presente dissertação centra-se nas potencialidades dos complexos de metais do grupo VIII na terapêutica antitumoral. É efetuada uma revisão bibliográfica aprofundada e crítica dos resultados obtidos em diversos estudos que envolveram ou envolvem complexos dos três metais deste grupo.
- O Recetor Histamínico H3: um novo alvo terapêutico no tratamento de doenças do Sistema Nervoso CentralPublication . Romão, Marcelo Ramos; Serralheiro, Ana Isabel AzevedoA histamina é uma amina endógena sintetizada por várias células do organismo humano tendo, por isso, um papel de extrema importância em vários processos fisiológicos. No organismo, atua como um potente vasodilatador que leva ao aumento da permeabilidade vascular, exibe caraterísticas de mediador inflamatório com capacidades quimiotáxicas, e ainda intervém como estimulante da secreção ácida ao nível do trato gastrointestinal. Mais concretamente no Sistema Nervoso Central, a histamina comporta se como um neurotransmissor, pelo que o sistema histaminérgico pode intervir de igual modo na fisiopatologia de algumas doenças do foro neurológico, como a narcolepsia, doença de Alzheimer, esquizofrenia, perturbação da hiperatividade e défice de atenção, e a obesidade. Contudo, a eficácia limitada da terapêutica atual para os sintomas cognitivos destas patologias, tem direcionado a indústria farmacêutica para a investigação e desenvolvimento de novos compostos anti-histamínicos com futura aplicação na prática clínica. Desta forma, esta monografia apresenta uma revisão bibliográfica acerca da fisio(patologia) da histamina nos diferentes sistemas de órgãos, assim como uma introdução aos recetores histamínicos conhecidos, e os respetivos anti-histamínicos já comercializados. O foco principal incide sobre o estudo dos compostos anti-histamínicos H3 que integraram recentemente os ensaios pré-clínicos e clínicos com indicações terapêuticas para as patologias supramencionadas. No caso da narcolepsia, os dados existentes na literatura não permitem retirar conclusões rigorosas acerca dos compostos estudados. Já na doença de Alzheimer, espera-se que os agentes anti-histamínicos H3, S 38093, SAR-110894, e AZD 5213, GSK-189254, GSK-239512, MK-3134 avancem num futuro próximo para ensaios clínicos de fase 1 e fase 2, respetivamente. Contudo, no caso da esquizofrenia e da perturbação da hiperatividade e défice de atenção, nenhum dos compostos avaliados promoveu benefício terapêutico em ensaios clínicos de fase 1 e fase 2, pelo que estes necessitarão de ser estudados em maior pormenor. Por último, e no que respeita à obesidade, aguarda-se a aplicação da betahistina, do pitolisant e do KSK-19 em ensaios clínicos de fase 1, face à evidência de propriedades anorexígenas em modelos animais. Até ao momento, os resultados obtidos permitem sustentar a possibilidade da exploração do recetor H3 como potencial alvo terapêutico no tratamento de algumas doenças do Sistema Nervoso Central.