Browsing by Author "Duarte, Sara Cristina Ventura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A disponibilidade emocional, as práticas parentais e a síndrome do impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superiorPublication . Duarte, Sara Cristina Ventura; Almeida, Ana SusanaInvestigação prévia evidencia que a Síndrome de Impostor tem um efeito negativo na vida académica e profissional dos indivíduos. A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão acerca da forma como a autoestima e a regulação emocional podem mediar o impacto da disponibilidade emocional parental e das práticas educativas parentais na Síndrome do Impostor. Participaram neste estudo 310 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A recolha de dados realizou-se através de um questionário online composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Escala Clance do Fenómeno do Impostor; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional; (d) a Lum Emotional Availability of Parents; (e) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (f) a Memórias de Infância – EMBU, e (g) a Escala de Produtividade. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental é preditora da síndrome do impostor; (2) as práticas educativas parentais são preditoras da síndrome do impostor; (3) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação da disponibilidade emocional parental percecionada com a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor; (4) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação entre as práticas educativas parentais percecionadas e a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor, e que (5) a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor encontra-se negativamente associada à produtividade académica percecionada.
