Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-14"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- The moderating effect of health orientation and subjective norms on the relationship between personal values and organic food purchase intentionPublication . Oliveira, Alessandro Silva de; Campos, Rita de Cássia Leal; Quiroga Souki, Gustavo; Boas, Luiz Henrique de Barros VilasUnderstanding how organic food consumers' (OFCs) values influence their organic food purchase intention (OFPI) is paramount. This study examines the impact of OFCs ' values on OFPI and the moderating role of health orientation and subjective norms in this relationship. This study involved 307 OFCs who filled out an online form regarding attributes, consequences, and values (A-C-V), OFPI, health orientation, and subjective norms related to organic food consumption. Using PLS-SEM and the Means-End Chain Theory, results indicate that OFCs' values positively influence OFPI. Health orientation positively moderates the relationship between values and OFPI, while subjective norms negatively moderate it.
- Proposta de desenvolvimento e experiência turística cultural sustentável: estudo de caso do destino turístico OlhãoPublication . Mendonça, Vânia Manuela Machinho; Renda, Ana Isabel; Matos, Nélson deO crescimento da atividade turística, sem precedentes, nas últimas duas décadas provocou um impacto significativo a vários níveis, nomeadamente económico, social, cultural e ambiental. Verificou-se que o aumento da procura de experiências turísticas culturais acompanhou este crescimento generalizado do turismo. Tendo em consideração esta tendência a presente investigação estabeleceu como problemática o desenvolvimento e experiência turística cultural sustentável - estudo de caso do destino turístico Olhão. Para tal, este estudo realiza-se em dois momentos de investigação. Num primeiro momento apresenta-se uma visão geral sobre a temática das experiências turísticas culturais sustentáveis na Europa com base numa revisão sistemática quantitativa de literatura. Os resultados obtidos indicam que o turismo cultural e as experiências culturais estão intimamente relacionados com a sustentabilidade, mas são necessárias mais investigações para demonstrar a sua relação efetiva nos destinos turísticos. Num segundo momento da investigação explora-se o conhecimento sobre a relevância atribuída aos recursos culturais e à oferta cultural dos destinos turísticos para a criação de experiências turísticas culturais sustentáveis. Neste estudo empírico contempla-se a perspetiva dos stakeholders e é discutiva a sua participação no processo de planeamento e implementação do turismo, sendo identificadas estratégias considerando os principais desafios no turismo cultural sustentável. Verifica-se que, em ambos os estudos, o papel dos governos locais na implementação de práticas sustentáveis é reconhecido como muito importante juntamente com a comunicação com os stakeholders e com a comunidade, embora se tenha constatado que estas áreas apresentem grandes fragilidades. Os resultados enfatizam a forma como os stakeholders percecionam os seus recursos culturais e oferta cultural sendo que os conceitos de identidade cultural, autenticidade, preservação cultural, bem-estar, orgulho e empoderamento da comunidade emergem, principalmente através do património cultural imaterial. Observa-se ainda que os stakeholders consideram a população local como o seu recurso cultural mais significativo, estando desta forma, na origem de experiências culturais únicas que podem ser memoráveis e sustentáveis.
- A satisfação profissional numa unidade hospitalar do setor privado: contributos para a melhoria da gestão da qualidade dos serviços e cuidados prestadosPublication . Santos, Andreia Alexandra Silvério dos; Pescada, SusanaA Satisfação no Trabalho tem sido um tema de grande interesse para os investigadores e gestores. Aumentar o conhecimento sobre este tema pode prevenir eventuais problemas e colocar uma organização num patamar de excelência. Esta investigação tem como principal objetivo analisar os determinantes da satisfação no trabalho dos profissionais de uma unidade hospitalar do setor privado, a fim de contribuir para a melhoria da gestão dos serviços e cuidados. Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa do tipo descritivo, tendo sido aplicado um inquérito por questionário, o Job Satisfaction Survey (JSS), a uma amostra de 57 participantes de diferentes categorias profissionais, nomeadamente, Administrativos, Cirurgiões, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Técnicos de Radiologia, Técnicos de Audiologia, Auxiliares de Ação médica, Cardiopneumologista e Gestores. Os resultados do estudo permitiram apurar que os profissionais inquiridos se encontram insatisfeitos, sendo que os Enfermeiros são os que se manifestaram mais insatisfeitos. Foi possível perceber que existem várias facetas que devem ser melhoradas para aumentar os níveis de satisfação no trabalho. Contudo, os profissionais evidenciaram que gostam do seu trabalho.
- O efeito mediador das competências socioemocionais na relação entre suporte dos pais e a exploração de carreiraPublication . Nunes, Carina Alexandra dos Santos; Gamboa, Vítor Manuel PachecoA literatura da carreira tem vindo a sublinhar de forma bastante consistente o papel do suporte, designadamente do suporte dos pais, na promoção da exploração e no desenvolvimento de carreira. Mais escassas são as evidências empíricas do papel das variáveis motivacionais e emocionais na relação entre os mecanismos de suporte e o comportamento vocacional. Neste âmbito, a presente investigação tem como principal objetivo analisar o efeito mediador das competências socioemocionais na relação entre suporte parental, diferenciando o suporte do pai e o suporte da mãe, na exploração de carreira, numa amostra de alunos de 9º ano (N=179), de escolaridade. Com recurso a modelos de regressão, observou-se que o suporte da mãe e as competências socioemocionais emergem como preditores significativos dos comportamentos de exploração de carreira. Quanto aos efeitos de mediação, a Orientação para a Tarefa e a Orientação para Outros surgiram como variáveis mediadoras na relação entre tipos de suporte parental e as variáveis da Exploração. Estes resultados são discutidos e retiradas implicações para o desenho de intervenções vocacionais dirigidas à promoção dos comportamentos de exploração de carreira.
- Suporte dos pares e exploração de carreira: o efeito mediador das competências socioemocionaisPublication . Guerreiro, Ana Rita Martins; Gamboa, Vítor Manuel PachecoEste estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre suporte dos pares e exploração vocacional, considerando o efeito mediador das competências socioemocionais, numa amostra de estudantes do 9º ano de escolaridade (N= 179). Os estudos na área da carreira têm-se debruçado essencialmente no papel dos pais na exploração, sendo por isso de suma importância procurar evidência que sustente o papel dos pares na vida dos alunos, pois estes estão presentes nas diversas etapas da vida, sendo que é na adolescência que se intensifica a procura dos amigos como rede de apoio. Ao analisar o efeito do Suporte dos Pares nas variáveis da Carreira verificou-se relações positivas e significativas na Exploração de si e Exploração Sistemática quando relacionadas à Comunicação dos Pares. Já a Alienação revelou relações negativas não significativas com as variáveis vocacionais em análise. A nível geral, os resultados permitiram identificar preditores significativos positivos nas Competências Socioemocionais (Persistência, Curiosidade e Resistência ao Stress). No que concerne aos efeitos de mediação foram considerados significativos 6 efeitos indiretos, sendo estes mediados pela Orientação para os Outros e pela Orientação para a Tarefa. Os resultados do presente estudo poderão influenciar pesquisas futuras e contribuir em grande parte para a explicação das relações entre as variáveis contextuais e os antecedentes da carreira.
- A disponibilidade emocional parental, a produtividade e a adição e a hiperconectividade à internet: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes universitáriosPublication . Pascoal, Inês Filipa Regueira; Almeida, Ana SusanaA presente investigação tem como principal objetivo examinar a relação entre a disponibilidade emocional parental percecionada e a hiperconectividade e a adição à internet, através da autoestima e da (des)regulação emocional, em estudantes do ensino superior. Adicionalmente explora-se a relação entre a hiperconectividade e a adição à internet e a produtividade percecionada. Participaram no estudo 461 estudantes universitários. A recolha de dados foi realizada online, na plataforma Google Forms, composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Lum Emotional Availability of Parents (c) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (d) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, (e) uma escala desenvolvida para o presente estudo para avaliar a Hiperconectividade à Internet; (f) a Internet Addiction Test; e a (g) Productivity Scale. Os resultados sugerem que: (1) os participantes tendem a percecionar os seus pais como emocionalmente disponíveis; (2) apresentam uma boa autoestima; (3) apresentam dificuldades a nível de estratégias, da não aceitação e dos objetivos. No entanto, não apresentam tantas dificuldades a nível do impulso, da consciência e clareza; (4) não apresentam comportamentos aditivos à internet; (5) percecionam-se como produtivos; (6) os participantes do género feminino revelaram possuir mais dificuldades de regulação emocional, de estratégias, de controlar o impulso e de objetivos do que os participantes do género masculino; (7) os estudantes universitários que percecionam os seus pais como mais disponíveis emocionalmente são também os que apresentam uma melhor regulação emocional; (8) a Disponibilidade Emocional Parental é preditora da Autoestima, da Adição e da Hiperconectividade à Internet e da (Des)regulação emocional; (9) a Adição à internet é preditora da Produtividade; (10) a Autoestima não é preditora da Adição à Internet; (11) a Autoestima medeia a (Des)regulação emocional; (12) a Autoestima e a (Des)regulação Emocional não são preditoras da Hiperconectividade à internet e (13) a Hiperconectividade à internet não é preditora da Produtividade Percecionada.
- A disponibilidade emocional, as práticas parentais e a síndrome do impostor: o papel mediador da autoestima e da regulação emocional em estudantes do ensino superiorPublication . Duarte, Sara Cristina Ventura; Almeida, Ana SusanaInvestigação prévia evidencia que a Síndrome de Impostor tem um efeito negativo na vida académica e profissional dos indivíduos. A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão acerca da forma como a autoestima e a regulação emocional podem mediar o impacto da disponibilidade emocional parental e das práticas educativas parentais na Síndrome do Impostor. Participaram neste estudo 310 alunos do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A recolha de dados realizou-se através de um questionário online composto por: (a) um questionário sociodemográfico; (b) a Escala Clance do Fenómeno do Impostor; (c) a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional; (d) a Lum Emotional Availability of Parents; (e) a Escala de Autoestima de Rosenberg; (f) a Memórias de Infância – EMBU, e (g) a Escala de Produtividade. Os resultados sugerem que: (1) a disponibilidade emocional parental é preditora da síndrome do impostor; (2) as práticas educativas parentais são preditoras da síndrome do impostor; (3) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação da disponibilidade emocional parental percecionada com a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor; (4) a autoestima e a regulação emocional são mediadoras da relação entre as práticas educativas parentais percecionadas e a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor, e que (5) a sintomatologia subjacente à síndrome do impostor encontra-se negativamente associada à produtividade académica percecionada.