Browsing by Author "Fagundes, Ana Stella Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência das funções executivas cognitivas e emocionais nos comportamentos adaptativos de crianças com diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)Publication . Fagundes, Ana Stella Sousa; Silva, Dina Lúcia Gomes da; Inácio, Filomena CaféA Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) abrange défices funcionais na eficiência intelectual e nas habilidades adaptativas. Este estudo investigou a relação entre o critério adaptativo da PDI e as funções executivas. A amostra incluiu 40 crianças de 8 a 12 anos com contexto socioeconómico inferior. Foram utilizadas a Bateria de Avaliação de Funções Executivas em Crianças (TI-BAFEC) e a Vineland - Escala de Comportamento Adaptativo para avaliar o desempenho das crianças com PDI e explorar a relação entre as funções executivas e os comportamentos adaptativos. Foram encontradas correlações positivas entre as pontuações totais de ambos os instrumentos, bem como entre os seus domínios. A análise de regressão revelou que as funções executivas cognitivas contribuem significativamente para os domínios de Comunicação e Autonomia, enquanto as funções executivas emocionais têm um papel importante no domínio de Socialização. Esses resultados destacam a importância de avaliar separadamente cada domínio dos comportamentos adaptativos na PDI. Conclui-se que as funções executivas cognitivas e emocionais têm um impacto significativo nos comportamentos adaptativos das crianças com PDI, o que pode orientar o desenvolvimento de intervenções e estratégias de apoio mais eficazes para melhorar o funcionamento adaptativo dessas crianças.