Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A influência das funções executivas cognitivas e emocionais nos comportamentos adaptativos de crianças com diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)Publication . Fagundes, Ana Stella Sousa; Silva, Dina Lúcia Gomes da; Inácio, Filomena CaféA Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) abrange défices funcionais na eficiência intelectual e nas habilidades adaptativas. Este estudo investigou a relação entre o critério adaptativo da PDI e as funções executivas. A amostra incluiu 40 crianças de 8 a 12 anos com contexto socioeconómico inferior. Foram utilizadas a Bateria de Avaliação de Funções Executivas em Crianças (TI-BAFEC) e a Vineland - Escala de Comportamento Adaptativo para avaliar o desempenho das crianças com PDI e explorar a relação entre as funções executivas e os comportamentos adaptativos. Foram encontradas correlações positivas entre as pontuações totais de ambos os instrumentos, bem como entre os seus domínios. A análise de regressão revelou que as funções executivas cognitivas contribuem significativamente para os domínios de Comunicação e Autonomia, enquanto as funções executivas emocionais têm um papel importante no domínio de Socialização. Esses resultados destacam a importância de avaliar separadamente cada domínio dos comportamentos adaptativos na PDI. Conclui-se que as funções executivas cognitivas e emocionais têm um impacto significativo nos comportamentos adaptativos das crianças com PDI, o que pode orientar o desenvolvimento de intervenções e estratégias de apoio mais eficazes para melhorar o funcionamento adaptativo dessas crianças.
- Parentalidade positiva: avaliação da satisfação em pais e profissionais do programa famílias UPPublication . Franchi, Hilda Thereza Callegaro Brisolla; Nunes, CristinaOs programas de educação parental proporcionam aos pais a oportunidade de aprimorar e melhorar suas competências enquanto pais e aumentar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento e a educação dos filhos. O presente projeto teve como objetivo avaliar a satisfação dos pais e profissionais em relação à eficácia da implementação do Programa Famílias UP. O Programa Famílias UP é um projeto psicoeducativo e comunitário que integra ações preventivas e formativas por meio de atividades lúdicas em grupo, baseadas nas metodologias Parent-Child Attachment Play e Playgroups. Seu propósito é promover a estimulação psicomotora, cognitiva, sensorial e linguística nas crianças, incentivar a parentalidade positiva e prevenir a negligência infantil por meio de uma abordagem participativa e experiencial. O programa abrange três tipos de ações, sendo o playgroup a atividade principal, realizada semanalmente com duração de aproximadamente duas horas. Além disso, oferecem atividades individuais quando necessário e encontros comunitários mensais. Esta dissertação inclui três estudos. O primeiro, de natureza quantitativa, avaliou uma amostra de 102 pais residentes no Algarve por meio de pré-teste e pós-teste, revelando uma experiência positiva com a participação no programa. O estudo 2, é um estudo qualitativo, realizado com os pais e contou com a participação de 4 mães, enquanto o estudo 3 envolveu 4 profissionais, sendo 3 mulheres e 1 homem. A análise de conteúdo e métodos de estatística descritiva foi aplicada para analisar os dados obtidos, os quais também tiveram resultados favoráveis tanto nos pais como nos profissionais. São discutidos os benefícios e limitações desta implementação do programa Famílias UP assim como algumas estratégias para melhorar o seu acesso às famílias em risco psicossocial em Portugal.
- Restorative effects of biophilic workplace and nature exposure during working time: A systematic reviewPublication . Gonçalves, Gabriela; Sousa, Cátia; Fernandes, Maria Jacinta; Almeida, Nuno; Oliveira e Sousa, AntónioThe work environment plays a crucial role in the health and performance of employees. The growing interest in workers’ well-being has driven the inclusion of nature in workplaces, despite many employees spending most of their time indoors, away from nature. Studies show that biophilic design in offices can have positive effects and promote workers’ well-being. However, research on the beneficial effects of nature exposure in the workplace is limited and scattered. Thus, the aim of this systematic review was to consolidate current knowledge on the restorative effects of nature exposure on workers during work activities. Different types of exposure, both outdoors and indoors, were considered, with a focus on outcomes related to well-being, motivation, job satisfaction, and work performance. Out of the initially identified 1225 articles, only 16 met the criteria for analysis. Although the analysed studies provided compelling evidence regarding the restorative effects of nature exposure in the workplace, the review also points out gaps and limitations concerning the number of specific studies in this area and the need to adequately assess the sensory dimensions involved in these effects. Conducting more comprehensive and multidimensional investigations into the impacts of nature on the work environment could contribute to guiding more effective design strategies and creating healthier and more productive workplaces for employees.
- A interação oral informal no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lavrado, Lara Maria Tremoço Marquez; Orega, Maria Isabel MendonçaCada vez mais se desenvolvem estudos sobre a didática das línguas estrangeiras e a importância do aprendente de língua estrangeira como “agente social”. A interação oral informal surge opondo-se à rigidez do ensino transmissivo, defendendo o ensino e aprendizagem de forma “natural” à semelhança das salas de aula dos falantes nativos. Com este estudo, pretendeu-se investigar a potencialidade da interação oral informal na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como conhecer de que forma(s) a interação oral informal pode promover a aprendizagem e com estes resultados, desenhar uma proposta de intervenção pedagógica que visasse promover a aprendizagem de inglês. Para atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de paradigma interpretativo, recorrendo-se ao método de estudo de caso, onde se fez uso de várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação participante, notas de campo e inquérito por questionário. Participaram neste estudo vinte e quatro crianças, a professora cooperante, a professora coadjuvante e um membro da direção pedagógica. A proposta de intervenção pedagógica foi compilada em forma de prospeto, constituindo um recurso que procura apoiar docentes a dinamizar metodologias ativas ou que auxilie como ponto de partida para tal, nomeadamente o uso da metodologia de trabalho de projeto, tanto para as aulas curriculares de inglês, como para atividades extracurriculares. Os resultados evidenciaram a importância da interação oral informal na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Concordantemente, foi também apurada a relevância do ambiente educativo envolvente e a exploração da respetiva cultura linguística em contextos reais de comunicação, assim também como a sua operacionalização tanto de modo planeado, como ocasional.